Uma parte do forro da capela-mor da Sé Catedral, em Crato, desabou na madrugada desta sexta-feira (28). O revestimento, feito de estuque, material comum em construções até a década de 1960, cedeu, levando a Diocese a fechar o local para manutenção.
Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:
Facebook | X | Instagram | YouTube | Bluesky
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
Neste sábado (29), a Catedral permanece interditada, com um aviso fixado na porta informando sobre a necessidade de reparos na estrutura.
“Informamos que a Paróquia Nossa Senhora da Penha está em manutenção para melhorias em nossa estrutura. Por motivos de segurança, o acesso ao local está temporariamente restrito. Em breve, estaremos novamente de portas abertas para acolhê-los”, diz o comunicado oficial.
Vistoria técnica será realizada
De acordo com o padre Wesley Barros, pároco e cura da Sé Catedral, a área afetada já estava isolada há alguns dias. O teto da capela passará por uma análise técnica no próximo dia 4 de abril, conduzida por engenheiros especializados.
“Por medidas de segurança, uma vistoria completa no prédio foi encomendada, motivo pelo qual a Catedral permanecerá fechada por alguns dias. Tão logo o laudo técnico seja emitido, a Catedral será reaberta, e os trabalhos de restauração terão início”, informou o pároco em nota oficial.
A Diocese ainda não detalhou quando os reparos serão concluídos, mas reforçou que as missas e atividades religiosas seguem suspensas na Catedral até que o espaço seja considerado seguro para reabertura.
Por Heloísa Mendelshon