Anúncio
Hospedagem de sites ilimitada superdomínios
Revista Cariri
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato

Sem Resultado
Ver resultados
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato
Sem Resultado
Ver resultados
Revista Cariri
Sem Resultado
Ver resultados
PUBLICIDADE

Parede auxiliar do açude Granjeiro rompe em Ubajara

Coordenadoria de Defesa Civil do município acompanha o caso e mostra preocupação

2 de fevereiro de 2020
Parede auxiliar do açude Granjeiro rompe em Ubajara

Água do açude chegou a algumas propriedades que ficam próximas (Foto: Reprodução)

PUBLICIDADE

A parede auxiliar de uma barragem que dá suporte ao açude Granjeiro, em Ubajara, rompeu na madrugada deste sábado (1º) em decorrência de fortes chuvas que banharam a região da Ibiapaba (Serra Grande), em particular no município de Ibiapina, que registrou nos últimos dois dias 69 mm. A água não chegou a atingir residências de moradores, mas invadiu o Balneário do Boi Morto, onde existem alguns estabelecimentos comerciais.

A Coordenadoria de Defesa Civil do Município confirmou a informação do rompimento da parede auxiliar. “É uma obra de contenção para permitir o serviço de reforço da parede principal”, explicou a coordenadora da Comdec, em Ubajara, Dayane França. “Estivemos lá hoje (sábado, 1º) pela manhã. A água escorre para o balneário Boi Morto e por enquanto está tudo tranquilo, nenhuma casa foi atingida”.

Ainda segundo Dayane França, a obra de contenção funcionava como um segundo sangradouro e o açude Granjeiro ainda acumula elevado volume de água, mas não soube precisar a quantidade. “Estamos monitorando a situação e já comunicamos o fato à Defesa Civil do Estado”.

De acordo com a assessoria da prefeitura de Ubajara, o grande volume de água que atingiu o balneário foi devido ao rompimento da ensecadeira, que consiste em uma parede auxiliar utilizada para a contenção da água durante a obra de contenção da parede e que, por risco de enchente devido às chuvas, as populações ribeirinhas fiquem em alerta para em caso de urgência saiam imediatamente das áreas de risco.

Surpresa
A dirigente da Comdec de Ubajara disse que na quarta-feira da semana passada técnicos da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) visitaram a obra de reforço da parede principal do reservatório Granjeiro, que é particular, pertencente à empresa Agrossera.

“Eles nos relataram que a barragem está segura e que a obra é bem-feita”, pontuou. “Quando eu informei hoje pela manhã ao técnico Wilson Maranhão que a parede auxiliar havia se rompido, ele ficou surpreso”, contou.

Dayane França disse que a população está alegre com as chuvas e a chegada de água ao balneário Boi Morto. “O povo está feliz com a oportunidade de lazer, mas a gente fica um pouco preocupada”, pontuou.

O serviço de reforço do açude Granjeiro tem também a supervisão da Agência Nacional de Águas (ANA). Há dez dias, o Diário do Nordeste solicitou à ANA esclarecimentos sobre a obra, mas até hoje a agência não respondeu ao pedido.

Na manhã de hoje, o Diário do Nordeste tentou contato com o técnico Wilson Maranhão, mas ele não atendeu às ligações.

Risco em 2019
Em Ubajara, na Serra da Ibiapaba, o açude Granjeiro, particular, correu sério risco de arrombamento. A Cedec em 2019 colocou 12 mil sacos de areia e abriu 60m do sangradouro, segundo o técnico da Defesa Civil do Estado, Wilson Maranhão.

A Agência Nacional de Águas (ANA) acompanha o problema e chegou a notificar a empresa proprietária, Agrossera.

De acordo com a coordenadora da Comdec, em Ubajara, Dayane França, a ANA havia dado prazo até 31 de dezembro passado para que o reservatório fosse aberto. “Soubemos que a empresa pediu mais prazo e estão trabalhando na obra”, contou. “A gente se preocupa porque é um açude que fica em Ibiapina, mas o sangradouro está em Ubajara, e se romper a água vem para Ubajara, chega aos açudes Boi Morto e Jaburu com risco de ocorrer um problema de maior dimensão”.

Por Honório Barbosa

Fonte: Diário do Nordeste

Revista Cariri Recomenda

Aeroporto de Juazeiro do Norte é o único do Brasil dentro de um Geoparque da Unesco
Cariri

Aeroporto de Juazeiro do Norte registra mais de 500 mil passageiros em 2025 e reforça crescimento do turismo no Cariri

31 de janeiro de 2026
Domingo de Páscoa tem ‘perigo’ de chuvas intensas em todo o Ceará, mostra aviso do Inmet
Regionais

Chuvas atingem 20 municípios do Cariri e Jardim registra maior volume do dia

30 de janeiro de 2026
Ministério Público investiga exercício ilegal de profissões da saúde e educação física em Crato
Cariri

Ministério Público investiga exercício ilegal de profissões da saúde e educação física em Crato

29 de janeiro de 2026
Decon promove mutirão de renegociação de dívidas em Juazeiro do Norte
Regionais

Decon promove mutirão de renegociação de dívidas em Juazeiro do Norte

27 de janeiro de 2026
Próximos
Máscaras ao chão: Deodatos no Templo – Por J. Flávio Vieira

Máscaras ao chão: Deodatos no Templo - Por J. Flávio Vieira

Com 100 milímetros, Limoeiro do Norte tem a maior chuva do Ceará em 24h; veja a lista

Com 100 milímetros, Limoeiro do Norte tem a maior chuva do Ceará em 24h; veja a lista

Brasileiros em Wuhan gravam apelo dramático a Bolsonaro por retirada da China

Brasileiros em Wuhan gravam apelo dramático a Bolsonaro por retirada da China

Mais Lidas

  • Delete já: vírus que rouba contas bancárias foi encontrado em 10 apps; veja lista

    Trava Zap: o que são as mensagens que travam o WhatsApp

  • Elmano autoriza novo concurso para professores da rede estadual do Ceará em 2026

  • Inscrições para concurso da Prefeitura de Assaré terminam nesta segunda-feira (2)

  • Ceará entra em alerta de “perigo potencial” para chuvas e ventos em 95 municípios

  • Novo salário mínimo de R$ 1.621 começa a ser pago aos trabalhadores

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Sem Resultado
Ver resultados

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Controle sua privacidade
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
WhatsApp chat