Anúncio
Hospedagem de sites ilimitada superdomínios
Revista Cariri
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato

Sem Resultado
Ver resultados
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato
Sem Resultado
Ver resultados
Revista Cariri
Sem Resultado
Ver resultados
PUBLICIDADE

Obra de reparo da parede da barragem de Jati vai levar até 10 dias, diz Ministério

Duto da barragem que faz parte da Transposição do São Francisco estourou e duas mil famílias do entorno tiveram de ser retiradas

23 de agosto de 2020
Obra de reparo da parede da barragem de Jati vai levar até 10 dias, diz Ministério

Obras de reparo em barragem de Jati (Foto: Edson Freitas)

PUBLICIDADE

A obra de reparo na parede da barragem onde um duto rompeu na sexta-feira (21) em Jati, no Sul do Ceará, pode levar até 10 dias, segundo Tiago Portela, representante do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR). “O período para recompor a parede, o talude da barragem, vai ser de 7 a 10 dias”, disse.

A barragem faz parte do Eixo Norte da Transposição do São Francisco inaugurado pelo presidente Jair Bolsonaro em junho. O rompimento ocorreu um dia após a abertura da comporta de um canal que recebe água da transposição, evento que contou com a presença do ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho. O jato d’água provocado pelo vazamento atingiu a parede da barragem.

O rompimento causou pânico à população da região e duas mil pessoas precisaram deixas as residências em um raio de 2 km.

Segundo Portela, a recuperação da barragem está sendo feita em duas partes. “O primeiro momento é a recomposição do talude, que sofreu decomposição por causa do jato d’água do rompimento do duto. É isso que a gente tá fazendo, que é esse prazo de até 10 dias. O outro momento, a gente já iniciou paralelamente, os estudos com nosso corpo técnico, em uma solução para a retomada do bombeamento”, explicou.

Ainda não há previsão de quando as comportas da barragem vão ser abertas novamente para a distribuição de água da transposição do Rio São Francisco. “Isso é prematuro eu dizer, porque vai ter que fazer a reconstrução do duto e ter outras soluções. O que eu garanto é que o Ministério do Desenvolvimento Regional está trabalhando diuturnamente para que isso retome a normalidade da transposição do Rio São Francisco”, afirma.

Cerca de 200 pessoas trabalham na obra de recomposição, com equipes em turnos da manhã, tarde e noite, segundo o MDR.

Retorno dos moradores
Conforme Portela, um trabalho conjunto entre o Ministério, a Defesa Civil municipal, estadual e nacional, em parceria com a prefeitura de Jati, está trazendo moradores de volta às casas que estão nas áreas fora de risco.

Ele afirma que a retirada das pessoas foi feita de modo preventivo e, devido ao pânico com o rompimento, alguns moradores saíram das casas sem necessidade, pois “em uma possível inundação essas casas não seriam alcançadas”.

“No desespero da população, muitas pessoas acabaram saindo de suas residências sem necessidade. Agora, um trabalho conjunto com a Defesa Civil municipal, estadual e nacional, em parceria com a prefeitura de Jati, estamos retomando a população para as áreas que não foram atingidas. Estamos fazendo a demarcação com a nossa contratada, nossa operadora, e teremos profissionais de assistência social que darão todo o apoio a população”, disse.

Decreto de emergência
Representantes da prefeitura de Jati, do governo do estado e do governo federal se reúnem neste domingo (23) para formular um decreto de situação de emergência. O coordenador municipal da Defesa Civil, Juarez Nogueira Filho, informou que o documento deve ser publicado até segunda-feira (24).

O decreto tem como objetivo tornar oficial a situação de emergência no município e regularizar o destino dos recursos estaduais e federais na assistência e na restauração dos danos causados. Conforme Juarez, “a situação neste momento está praticamente estabilizada, não há mais vazamentos, mas existem regras da legislação e, por ser uma área que ainda há risco, temos que manter a evacuação”, explicou.

Uma fissura foi detectada na parede da base da barragem e analisada pelos engenheiros da Defesa Civil de Brasília. Segundo Juarez, a constatação da análise é de que a falha é superficial e, portanto, “não representa riscos para a segurança”, afirma.

Vazamento
Por volta das 17 horas de sexta-feira (21) um ponto do duto do Eixo Norte que transporta água da barragem de Jati estourou e gerou um imenso jato d’água que danificou a parede da barragem.

O vazamento foi contido horas depois, mas, durante a noite e a madrugada havia dificuldade de avaliação técnica da estrutura pela falta de iluminação.

No sábado (22), o ministro Marinho informou que a barragem estava “íntegra”, mas seriam necessárias 72 horas para estabilizá-la plenamente.

O vazamento ocorreu um dia depois de o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, abrir a comporta que libera água da barragem de Jati para o Cinturão das Águas do Ceará (CAC), um sistema do governo do Ceará que vai levar a água do São Francisco até a Região Metropolitana de Fortaleza.

Após o rompimento, houve queda de energia no local, e as autoridades tiveram que esperar a chegada de um gerador para acionar o controle da comporta, disse o secretário.

Fonte: G1 CE

Revista Cariri Recomenda

Entenda a proposta que retira exigência de autoescola para tirar CNH
Cariri

Instrutores autônomos no Crajubar se credenciam para novo modelo de formação de condutores

11 de dezembro de 2025
URCA firma cooperação com TJCE e Sedih para ampliar cultura de paz no Cariri
Regionais

URCA firma cooperação com TJCE e Sedih para ampliar cultura de paz no Cariri

8 de dezembro de 2025
☔ Alerta de chuvas intensas no Ceará é ampliado para 108 cidades, segundo Inmet
Cariri

Cariri enfrenta fim de semana de calor intenso e baixa umidade, com possibilidade de chuvas isoladas

5 de dezembro de 2025
Hospital Polo Regional do Centro-Sul inicia obras em Iguatu com investimento superior a R$ 312 milhões
Regionais

Hospital Polo Regional do Centro-Sul inicia obras em Iguatu com investimento superior a R$ 312 milhões

4 de dezembro de 2025
Próximos
Casa e depósito de borracharia são atingidos por incêndio em Juazeiro do Norte

Casa e depósito de borracharia são atingidos por incêndio em Juazeiro do Norte

‘Minha vontade é encher tua boca com uma porrada’, diz Bolsonaro a repórter

'Minha vontade é encher tua boca com uma porrada', diz Bolsonaro a repórter

Brasil registra 3,6 milhões de casos de Covid-19 e 114,7 mil mortes

Brasil registra 3,6 milhões de casos de Covid-19 e 114,7 mil mortes

Mais Lidas

  • Investimento bilionário impulsiona infraestrutura elétrica no Ceará; cidades do Cariri serão contempladas

    Investimento bilionário impulsiona infraestrutura elétrica no Ceará; cidades do Cariri serão contempladas

  • IBGE amplia prazo de inscrições e altera cronograma de seleção com 9.590 vagas temporárias

  • Instrutores autônomos no Crajubar se credenciam para novo modelo de formação de condutores

  • Transnordestina tem 100% das obras autorizadas no trecho do Ceará

  • Dupla é presa por receptação e celular furtado é recuperado em Barbalha

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Sem Resultado
Ver resultados

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Controle sua privacidade
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
WhatsApp chat