O novo aeroporto de Sobral recebeu, nesta segunda-feira (27), seu primeiro voo comercial, integrante da rota regional da Azul Linhas Aéreas. Com certificação para receber voos comerciais homologada pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), o Aeroporto Regional de Sobral Luciano de Arruda Coelho passa a contar com frequências da companhia aérea três vezes por semana, fazendo ligação com Fortaleza. O Aeroporto Coronel Virgílio Távora permanece aberto ao tráfego aéreo até que seja concluída a transferência dos voos para o novo terminal.
Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:
• Facebook
• Twitter
• YouTube
• Koo
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
“O voo regional da Azul em Sobral é fruto de um esforço nosso para o desenvolvimento dos voos regionais em todo o estado. Temos a convicção de que isso vai ser de grande importância para alavancar a economia do Ceará”, destaca o governador Elmano de Freitas, presente no primeiro desembarque de voo comercial no novo terminal.
Estrutura
Construído pela Secretaria da Infraestrutura (Seinfra) e administrado pela Superintendência de Obras Públicas (SOP), o novo aeroporto está instalado em uma área de 180 hectares e conta com pista de pouso e decolagem com 1,8 km de extensão.
O equipamento também dispõe de pátio de aeronaves, pistas de taxiamento, balizamento noturno e terminal de passageiros, além de de salas de espera, embarque e desembarque, administração, balcões de check-in, controle de voo, além de banheiros, espaço para quiosques, lanchonete, unidade de combate a incêndios e usina fotovoltaica.
Operação dos voos
A partir de acordo firmado entre o Governo do Ceará e a Azul Linhas Aéreas em agosto de 2022, a empresa opera, desde novembro de 2022, voos entre a Capital e quatro aeroportos regionais estaduais: São Benedito, Iguatu, Crateús e Sobral. Além dessas cidades, a companhia tem frequências envolvendo Jericoacoara, Juazeiro do Norte e Aracati.