A obra da reforma do Museu do Memorial Padre Cícero foi entregue nesta terça-feira (03). Essa foi a primeira grande reforma realizada desde a sua fundação no dia 22 de julho de 1988, ou seja, há 31 anos atrás.
O Museu deixou de ter um caráter de antiquário e passa a formar um discurso museológico com ambientes temáticos construídos, como a participação da Beata Maria de Araújo no fenômeno da hóstia, a vida privada e a pública do Padre Cícero, a Sedição de Juazeiro e a Renovação do Sagrado Coração de Jesus.
De acordo com a Presidente da Fundação Memorial Padre Cícero, Cristina Holanda, nesse novo formato, o museu passa a respeitar as normas vigentes de comunicação, conservação e acessibilidade aos acervos públicos, resultado de pesquisas atualizadas nas áreas de história e museologia, desenvolvidas pela equipe da Fundação Memorial Padre Cícero. “A nova exposição busca dialogar com a produção acadêmica mais recente sobre a história do Padre Cícero e de Juazeiro do Norte, destaca Cristina Holanda”.
Objetos que estavam guardados foram incorporadas à exposição e outros que já estavam ganharam mais visibilidade tanto pela iluminação, como pela forma que agora estão dispostos dentro espaço, pensado cuidadosamente com o objetivo de criar um circuito onde os visitantes possam fazer o itinerário, agora com mais espaço.
As indumentárias e objetos ganharam novos nichos completamente vedados, o que impede a entrada de poeira e insetos que possam danificar as peças. Elas estão também dispostas de forma que possam ser apreciadas por deficientes físicos e cadeirantes.
Outro destaque está na utilização de legendas indicativas de cada peça ou obra, elaboradas a partir de orientações de especialistas em acessibilidade para pessoas com baixa visão e deficiência visual total.
Homenagem a Daniel Walker
Durante a solenidade de entrega da reforma do Museu, foi feita uma homenagem ao professor e historiador juazeirense, Daniel Walker, um dos grandes entusiastas e colaborador da Fundação Memorial Padre Cícero, falecido no último dia 11 de julho. Sua esposa, a professora Tereza Neuma, lembrou que o historiador dedicou sua vida a trabalhar pela memória do Município e pelo seu desenvolvimento. “É com uma emoção enorme que eu digo a vocês a importância de Juazeiro e do Padre Cícero para Daniel Walker. Ele sempre foi incansável. Nós, filhos, cunhados, netos, ficamos honrados com essa homenagem ao Daniel Walker”, disse Tereza Neuma. Ela ainda anunciou a doação do acervo histórico do professor para o Memorial.
Acervo variado
O Memorial Padre Cícero conserva ainda um acervo museológico variado, composto por mais de dois mil itens, entre mobílias, indumentárias, louças, fotografias, quadros e outros itens que pertenceram ao Padre Cícero ou que se relacionam com a sua vida.
A coleção existente sob a guarda da instituição surgiu a partiu de um acervo adquirido dos pesquisadores Daniel Walker e Renato Casimiro.
Com o passar do tempo, ela foi se expandindo com várias doações voluntárias da sociedade juazeirense.
Abertura de Exposição
Na ocasião aconteceu ainda a abertura da I Exposição Itinerante – Escolas das Instituições Escolares de Juazeiro do Norte, resultado de uma pesquisa realizada pela pesquisadora Núbia Ferreira, professora da Universidade Regional do Cariri (Urca). Parte do trabalho de pesquisa foi realizado com acervo da professora Generosa Alencar, pertencente ao Memorial Padre Cícero e, também, do acervo da Sala da Memória Amália Xavier.
Nesta quarta-feira, 04, a partir das 9 horas, haverá uma roda de conversas com as pesquisadores envolvidas no projeto sobre a exposição no Hall da FMPC.