Anúncio
Hospedagem de sites ilimitada superdomínios
Revista Cariri
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato

Sem Resultado
Ver resultados
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato
Sem Resultado
Ver resultados
Revista Cariri
Sem Resultado
Ver resultados
PUBLICIDADE

Museu de Santana do Cariri abrigará seu primeiro fóssil de dinossauro

A entrega da peça do Aratasaurus museunacionali pelo Museu Nacional demonstra que o equipamento instalado no Sul cearense conta com estrutura para preservar materiais científicos importantes para a história do planeta

11 de julho de 2020
Museu de Santana do Cariri abrigará seu primeiro fóssil de dinossauro

(Foto: Antonio Rodrigues)

PUBLICIDADE

Criado em 1985 pelo então prefeito Plácido Cidade Nuvens, ex-reitor da Universidade Regional do Cariri (URCA), falecido em 2016, o Museu de Paleontologia de Santana do Cariri se tornou uma das maiores coleções do período Cretáceo das Américas. São mais de 10 mil fósseis de vários grupos: troncos petrificados, impressões de samambaias, pinheiros e plantas com frutos; moluscos, artrópodes, peixes, anfíbios e répteis. Porém, só agora receberá seu primeiro fóssil de dinossauro – e o mais antigo da Bacia do Araripe -, o Aratasaurus museunacionali, que foi apresentado ontem por pesquisadores.

“No campo da paleontologia este é, sem dúvida, a mais importante descoberta do Museu Nacional após o incêndio em 2018”, definiu o diretor do Museu Nacional, Alexander Kellner, que também participou da descoberta do Aratasaurus museunacionali, ao lado de paleontólogos da Universidade Federal do Pernambuco (UFPE) e Universidade Regional do Cariri (Urca). Apesar de guardar este material desde 2016, o fóssil será trazido do Rio de Janeiro. “O Museu Plácido Cidade Nuvens, em Santana do Cariri, reúne as condições cuidá-lo”, garantiu Kellner.

A guarda deste fóssil demonstra a evolução que o Museu teve ao longo dos anos, se tornando um importante espaço de preservação, educação e produção científica do Nordeste. Ano passado, foi visitado por 27.156 pessoas. “Temos uma boa reserva técnica, especialistas nas mais diversas áreas, uma produção científica razoável. Publicamos nas principais revistas científicas do mundo. Não somos mais uma coisa pequena, primária”, enfatiza o paleontólogo Álamo Feitosa, da Urca.

O museu surgiu para tentar “parar a sangria”, como Plácido definia a saída clandestina de fósseis da Bacia do Araripe. Em uma pequena casa, com apoio de pesquisadores cariocas e pernambucanos, entregou o museu para a Urca em 1988. De lá para cá, passou por três ampliações em 1997, 2001 e 2009.

A partir de 2005, a Urca qualificou seus profissionais, em mestrado e doutorado, e desde este período criou um núcleo de pesquisa, escavações paleontológicas e divulgação deste trabalho. São cinco pesquisadores vinculados ao Museu de Paleontologia e mais de 30 colaboradores entre técnicos, setor administrativo, segurança, limpeza e os guias. O prédio também conta com uma biblioteca temática com mais de 5 mil títulos e laboratório moderno de preparação e descrição das peças.

Seu atual diretor, o professor Allysson Pinheiro, reforça que além de ter condições de abrigar materiais importantes com segurança, lá, podem ser abrigados pesquisadores de qualquer parte do país e do mundo. “A gente passa por um bom momento em pessoal. Antes, chegou a ficar apenas o Álamo como curador e diretor. Hoje tem várias pessoas capazes, inclusive formadas no Cariri”, explica. Além disso, a instituição conta com três técnicos, um deles dedicado apenas a preparação de fósseis, enquanto os outros dois são responsáveis pela formação e paleoarte.

Neste cenário mais favorável, será entregue o fóssil do Aratasaurus museunacionali, que não deve ficar exposto por questão de segurança, mas será exibido em caráter especial para a população de Santana do Cariri, onde foi extraído. “Mas estará disponível para pesquisas”, reforça Allyson. A ideia é que uma réplica em tamanho natural com a reconstituição da espécie seja exibida.

Tráfico
Com a estrutura atual, o Museu se tornou o principal aliado de pesquisadores locais para manter os fósseis, que costumam ser traficados para fora do país, dentro da região do Cariri. Hoje, a URCA trava uma batalha judicial com a Universidade de São Paulo (USP) para trazer quase 2 mil peças de origem da Bacia do Araripe, que foram apreendidos, em 2014, pela Polícia Federal. Entre o material está um esqueleto completo de pterossauro.

Álamo Feitosa rechaça a ideia que o Cariri não tem condições de preservar este material e, pelo contrário, reforça a importância cultural e econômica dos fósseis para a região. “Estamos fazendo paleontologia como em qualquer centro do Brasil. Somos referência para o Nordeste. Recebemos estagiários de universidades do Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Mato Grosso. Contamos com apoio de pesquisadores da China e Portugal”, enumera.

Por Antonio Rodrigues

Fonte: Diário do Nordeste

Revista Cariri Recomenda

Aeroporto de Juazeiro do Norte é o único do Brasil dentro de um Geoparque da Unesco
Cariri

Aeroporto de Juazeiro do Norte registra mais de 500 mil passageiros em 2025 e reforça crescimento do turismo no Cariri

31 de janeiro de 2026
Domingo de Páscoa tem ‘perigo’ de chuvas intensas em todo o Ceará, mostra aviso do Inmet
Regionais

Chuvas atingem 20 municípios do Cariri e Jardim registra maior volume do dia

30 de janeiro de 2026
Ministério Público investiga exercício ilegal de profissões da saúde e educação física em Crato
Cariri

Ministério Público investiga exercício ilegal de profissões da saúde e educação física em Crato

29 de janeiro de 2026
Decon promove mutirão de renegociação de dívidas em Juazeiro do Norte
Regionais

Decon promove mutirão de renegociação de dívidas em Juazeiro do Norte

27 de janeiro de 2026
Próximos
Cinco cidades cearenses em ‘lockdown’ terão retorno do transporte intermunicipal interrompido

Cinco cidades cearenses em 'lockdown' terão retorno do transporte intermunicipal interrompido

Anvisa diz que ‘não existem estudos conclusivos’ para o uso de Ivermectina contra a Covid-19

Anvisa diz que 'não existem estudos conclusivos' para o uso de Ivermectina contra a Covid-19

Novo ministro da Educação defende castigo físico para crianças

Novo ministro da Educação defende castigo físico para crianças

Mais Lidas

  • Delete já: vírus que rouba contas bancárias foi encontrado em 10 apps; veja lista

    Trava Zap: o que são as mensagens que travam o WhatsApp

  • Reino Unido alerta para casos graves de inflamação no pâncreas associados a Wegovy e Mounjaro

  • Mega-Sena acumula e próximo prêmio pode chegar a R$ 130 milhões

  • Apostas online deixam de ser entretenimento e passam a ser tratadas como crise de saúde pública no Brasil

  • Nova tabela do Imposto de Renda amplia isenção e beneficia 16 milhões de brasileiros

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Sem Resultado
Ver resultados

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Controle sua privacidade
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
WhatsApp chat