Anúncio
Hospedagem de sites ilimitada superdomínios
Revista Cariri
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato

Sem Resultado
Ver resultados
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato
Sem Resultado
Ver resultados
Revista Cariri
Sem Resultado
Ver resultados
PUBLICIDADE

Municípios que tiveram vacinas retidas se manifestam sobre decisão do TRF-5

Segundo a Secretaria da Saúde do Ceará, 37 cidades do estado não iriam receber mais imunizantes até que alcançassem 85% de imunizados com a 1º dose, conforme decisão do Tribunal Regional Federal

3 de abril de 2021
Ceará recebe mais 33,2 mil doses de CoronaVac

(Foto: Divulgação/Governo do Ceará)

PUBLICIDADE

Prefeituras de cidades cearenses que não receberiam novas doses de vacinas contra a Covid-19 por não atingirem a meta de 85% de vacinação na primeira fase se manifestaram sobre a medida. A retenção das doses, que seriam enviadas já nesta sexta-feira (2) aos 37 municípios que estão na lista, se deu após uma determinação do Tribunal Regional Federal (TRF-5), publicada no dia 21 de março. A decisão foi divulgada pela Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa).

As vacinas retidas são as direcionadas para primeira dose. As de segunda dose continuaram sendo enviadas pelo governo do estado.

Nesta quinta-feira (1º), o Ceará recebeu mais de 370 mil doses de vacinas, o maior lote desde o início da distribuição dos imunizantes. Conforme a Sesa, à medida que os municípios fossem alcançando a meta estabelecida pelo TRF-5, receberiam as doses retidas por decisão da Justiça. Algumas cidades, no entanto, justificam afirmando que houve uma falha na atualização do Vacinômetro, onde consta o número de vacinados de cada cidade. Por isso a meta de 85% dos vacinados não teria sido alcançada.

O Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará (Cosems) afirmou em nota que a decisão judicial desconsiderou fatores como estrutura técnica e região geográfica, problemas enfrentados por diversas cidades do Ceará.

“A suspensão do recebimento das doses de última hora, sem dialogar com os municípios sobre seus indicadores de doses aplicadas, não colabora com nosso esforço coletivo de vacinação em massa para sairmos da situação em que nos encontramos”, disse o conselho.

A Sesa, por sua vez, alegou que estabeleceu canais de comunicação com os 184 municípios cearenses, exclusivos para fins de vacinação contra a Covid-19, onde são tratados, desde janeiro de 2021, detalhes de logística de entrega e do monitoramento das aplicações. Todos os dados detalhados por municípios são atualizados diariamente no Vacinômetro do site da Sesa.

Veja as respostas de algumas das prefeituras:

Jijoca de Jericoacoara
Em nota, a Prefeitura de Jijoca de Jericoacoara afirmou que nos últimos dias realizou diversas ações de vacinação contra a Covid-19 na sede e em todas as localidades do município. A prefeitura também alega já ter iniciado a segunda fase do plano de vacinação com idosos acima de 65 anos.

“O fato é que a cada vacina, o sistema tem que ser alimentado com as informações, que infelizmente, por oscilação do sistema, só foi possível encaminhar todos os registros nesta quinta-feira (1º), ocasionando assim a retenção das vacinas que seriam recebidas neste dia 1º de abril”, disse a prefeitura, em nota.

Amontada
A Prefeitura de Amontada, através da Secretaria Municipal de Saúde, também esclareceu sobre a distribuição de doses. A cidade afirma estar realizando ações de vacinação contra a Covid-19 na sede e nas localidades, e que também já iniciou a segunda fase de vacinação.

“É importante orientar que o sistema de registros das vacinas aplicadas contabilizam os dados até às 12h. A equipe dos postos de vacinação das localidades chegaram ontem, 1º de abril, a sede após o horário limite do sistema, não podendo mais registrar para a data. Diante disso, os dados de Amontada foram contabilizados em 2 de abril, atingindo a meta”, disse a prefeitura.

A cidade também alega, em nota, ter sido informada que receberá 1.600 doses de vacinas neste sábado (3).

Coreaú
A cidade de Coreaú, por sua vez, afirmou que a meta estabelecida para vacinação “está sendo estabelecida com êxito e que em nenhum momento o município será prejudicado com falta de vacinas, pois profissionais de saúde trabalham diuturnamente de forma a garantir a eficácia do processo”.

Barro
O Governo Municipal de Barro, através da Secretaria de Saúde, esclareceu que tem realizado diversas ações para vacinação no município, como o drive-thru, “que acelerou consideravelmente esse processo”. A cidade afirma que na última terça-feira, vacinou 552 idosos em um único dia.

“Esclarecemos que após a vacinação, todos os dados são submetidos a uma nova checagem. São consolidados e só então lançados nos sistemas oficiais do estado e do Ministério da Saúde”.

Santana do Acaraú
A cidade de Santana do Acaraú também se manifestou sobre o caso. Em nota, a Prefeitura afirmou que, em tempo recorde, atualizou seus dados referentes à primeira dose, atingindo, assim, a meta para continuar as ações de imunização da população.

De acordo com o secretário da Saúde, Albert Claudino Araújo, a cobertura vacinal do município atende todos os requisitos legais para continuar recebendo novos lotes da vacina para a Covid-19.

Juazeiro do Norte
A Prefeitura de Juazeiro do Norte afirmou em nota que já atingiu a meta de vacinação da primeira fase e que o impedimento ocorreu devido a um atraso na atualização do Vacinômetro. O município afirma ter recebido 10.640 novas doses da vacina contra a Covid-19 nesta sexta-feira (2).

Araripe
A Secretaria da Saúde do município garante que já atingiu a meta de vacinação de idosos com mais de 75 anos. “Estamos com a meta atendida de 141%, até mais do que a meta de 85%”, disse a secretária Clara Saionara.

Maracanaú
A Prefeitura de Maracanaú confirmou a retenção de 500 doses da vacina destinadas à faixa etária de 65 a 69 anos, mas que a cidade iniciou nesta sexta a vacinação para esse público, com 307 doses aplicadas. A estimativa é que a cidade alcance somente neste domingo (4) a aplicação de todas as 2.310 doses enviadas pela Sesa para esta faixa etária, com mais 796 imunizações já programadas.

Caucaia
Também em nota, o município de Caucaia, na Grande Fortaleza, afirmou que vinha se mantendo dentro da meta, porém, com a chegada de novas doses, foi necessário “um recálculo de nossas metas, o que impactou em nossa proficiência. Vale ressaltar que a decisão diz respeito somente às faixas etárias as quais a meta não foi cumprida, ou seja, 600 doses”.

Conforme a prefeitura, o resultado geral pode ter sido comprometido ainda por erros de cálculo no envio das doses.

Massapê, Catunda e Uruoca
Em comunicado assinado pela superintendente regional de Saúde de Sobral, Mônica Sousa Lima, é afirmado que as cidades de Massapê, Catunda, Uruoca e Santana do Acaraú aparecem na lista porque o preenchimento do formulário no dia 1º de abril, indicando as doses aplicadas nas cidades, foi “realizada após o período preconizado”.

Fonte: G1 CE

Revista Cariri Recomenda

URCA firma cooperação com TJCE e Sedih para ampliar cultura de paz no Cariri
Regionais

URCA firma cooperação com TJCE e Sedih para ampliar cultura de paz no Cariri

8 de dezembro de 2025
☔ Alerta de chuvas intensas no Ceará é ampliado para 108 cidades, segundo Inmet
Cariri

Cariri enfrenta fim de semana de calor intenso e baixa umidade, com possibilidade de chuvas isoladas

5 de dezembro de 2025
Hospital Polo Regional do Centro-Sul inicia obras em Iguatu com investimento superior a R$ 312 milhões
Regionais

Hospital Polo Regional do Centro-Sul inicia obras em Iguatu com investimento superior a R$ 312 milhões

4 de dezembro de 2025
Elmano de Freitas autoriza início das obras do Hospital Regional do Maciço de Baturité
Regionais

Elmano de Freitas autoriza início das obras do Hospital Regional do Maciço de Baturité

29 de novembro de 2025
Próximos
Com pandemia da Covid-19, Ceará tem 15 mil mortes a mais em 2020 e supera 45% do esperado para o ano

Ceará registra quase 550 mil casos confirmados de Covid-19; 14.359 pessoas morreram pela doença

Professores da Urca e USP publicam artigo em jornal francês, e evidenciam desigualdade diante da Covid-19

Universidades do Ceará lançam nota em defesa da ciência e ofertam estrutura para vacinação

Fósseis do Ceará são contrabandeados para o exterior em esquema milionário

Fósseis do Ceará são contrabandeados para o exterior em esquema milionário

Mais Lidas

  • Dívidas no programa Desenrola podem ser negociadas nos Correios

    Governo confirma salário mínimo para 2026; saiba valor

  • Redução de penas que beneficia Bolsonaro e condenados pelo 8 de janeiro é aprovada na Câmara

  • Investimento bilionário impulsiona infraestrutura elétrica no Ceará; cidades do Cariri serão contempladas

  • União Brasil expulsa Celso Sabino após impasse sobre permanência no Ministério do Turismo

  • Austrália passa a exigir idade mínima de 16 anos para uso de redes sociais

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Sem Resultado
Ver resultados

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Controle sua privacidade
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
WhatsApp chat