Anúncio
Hospedagem de sites ilimitada superdomínios
Revista Cariri
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato

Sem Resultado
Ver resultados
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato
Sem Resultado
Ver resultados
Revista Cariri
Sem Resultado
Ver resultados
PUBLICIDADE

Municípios do CE aumentam uso de oxigênio para tratar paciente com Covid, mas negam desabastecimento

Apesar da alta demanda, gestores afirmam que o estoque está sendo controlado para que não ocorra falta do insumo. O Ministério Público do Ceará monitora o cenário e expediu recomendação a 33 cidades para que garantam o abastecimento

8 de março de 2021
Alta demanda põe em risco abastecimento de oxigênio em cidades do Interior cearense (Foto: AFP)

Alta demanda põe em risco abastecimento de oxigênio em cidades do Interior cearense (Foto: AFP)

PUBLICIDADE

A luta diária travada no enfrentamento à pandemia do novo coronavírus ganhou um novo elemento que impõe contornos ainda mais dramáticos nesta batalha pela vida: o risco de falta de oxigênio. Neste fim de semana, a empresa White Martins – principal fornecedora de oxigênio líquido às redes pública e privada do Ceará – afirmou que tem estoque do insumo garantido, mas alertou para o crescente consumo e a falta de preparação adequada por parte de empresas menores, assim com os próprios municípios.

O alerta motivou um encontro na tarde desta segunda-feira (8), entre a Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece), prefeitos, empresas fornecedoras, fabricantes de oxigênio, Procuradoria-Geral de Justiça do Estado e a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). O objetivo é mapear a situação das prefeituras e tratar do risco ao abastecimento de oxigênio hospitalar para os municípios.

Revista CaririRecomenda

Complexo Religioso da Beata Benigna Cardoso será inaugurado em Santana do Cariri; saiba data

Governo do Ceará e municípios assinam adesão ao Garantia Safra 2025/2026 e beneficiam mais de 195 mil agricultores

Aeroporto de Juazeiro do Norte registra mais de 500 mil passageiros em 2025 e reforça crescimento do turismo no Cariri

No entanto, esse risco, por ora, está descartado, conforme apontam gestores de algumas cidades do Interior. A secretária adjunta de saúde de Pacatuba, Dra. Olímpia Azevedo, confirmou que não há desabastecimento no Município.

“Não há falta, o que existe é uma preocupação com o aumento dos casos. Não sabemos até quando vai ficar aumentando e isso causa preocupação, não só pelo oxigênio, mas por todos os outros insumos e vagas nos leitos”, pontou.

Questionada quanto ao estoque atual de Pacatuba, a gestora não soube precisar, mas ressaltou que “o Município tem recebido oxigênio de quatro a cinco vezes por dia”. O número é quatro vezes maior do que o habitual. “O Natural é vir uma vez por dia. Mas esse natural não ocorre desde fevereiro, quando os casos começaram a crescer”. Para garantir o estoque, Olímpia pontuou que “tem mantido contado permanente com a empresa fornecedora”.

• Pacatuba soma 3.171 pessoas infectadas pelo coronavírus, das quais 98 morreram. Números da Sesa apontam ainda que 2.508 pessoas já se recuperaram da doença.

Consumo crescente
Em Pentecoste, a secretária da Saúde, Nerilene da Silva Nery, também afirmou que não há falta do insumo, mas alertou para o consumo que tem tido rápida escalada. “Em nenhum momento tivemos falta de oxigênio. Tivemos um pico de casos na semana passada e consequentemente o fluxo foi maior, mas não houve falta em nenhum momento”, pontuou.

Ela ressalta que os pacientes infectados pela Covid-19 nesta segunda onda da doença têm apresentado quadros mais graves se comparado ao ano passado.

“Temos identificado um perfil diferente dos pacientes nesta segunda onda. Além do aumento nos casos, os pacientes chegam com mais gravidade, necessitando de internação. Na primeira onda, o paciente consumia em média 5 a 6 litros por minuto. Agora, essa média subiu para 10 a 15 litros. Isso faz naturalmente com que a demanda aumente”, detalha Nerilene.

Para contemplar a volumosa demanda, o Município montou um esquema especial de reposição de estoque. Na última quinta-feira, dia 4, foram adquiridos 65 cilindros. “A intensão é ter sempre oxigênio extra para 48 horas”, pontuou Nerilene.

• Pentecoste já tem 42 mortes por decorrência do novo coronavírus. Ao todo, são 1.617 pessoas infectadas, com 980 casos de recuperação. Os números são da Sesa.

Além do material comprado aos fornecedores, Pentecoste dispõe de uma usina com suporte para atender até oito pacientes, “que tem sido nossa média atual”, segundo informou a secretária. “Caso ocorram picos, utilizamos os cilindros. Mas o planejamento é justamente para não faltar”, finalizou.

Em Santa Quitéria, o aumento no consumo também foi expressivo. De acordo com o secretário da Saúde, Adeilton Mendonça Amaro, atualmente “estão sendo gastas de 15 a 20 balas de oxigênio dos grandes”. O volume é quatro vezes maior do que o consumido no início do ano.

Apesar disso, o gestor garante que não há falta de oxigênio. “O Município está abastecido. Todos os dias solicitamos e os cilindros são repostos”, afirmou.

• Santa Quitéria tem atualmente 2.984 infectados pela Covid-19, dentre as quais 26 vieram a óbito. Conforme dados da Sesa, 2.246 pessoas já se recuperaram da doença.

Sinal de alerta
Júnior Menezes, prefeito de Chorozinho e presidente da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece), destaca que, apesar de os municípios alegarem ter estoque de oxigênio, a necessidade frequente de reposição do gás hospitalar a cada um ou dois dias é motivo de preocupação.

Menezes aponta que empresas distribuidoras têm enviado ofícios para as gestões municipais informando sobre a possibilidade de faltar oxigênio medicinal devido à alta demanda.

“Temos sido contactados por alguns colegas relatando essa dificuldade, que empresas que fornecem o oxigênio têm enviado ofícios dizendo para se prepararem, porque estão com dificuldades para atender a demanda”, afirmou.

Segundo Enéas Romero, promotor de Justiça e coordenador do Centro de Apoio Operacional da Cidadania (Caocidadania), a questão é acompanhada pelo órgão desde janeiro, “quando foram requisitadas informações à Sesa, à Secretaria de Saúde de Fortaleza e à White Martins”. As três garantiram que há estoque para consumo.

“Entretanto, nas duas últimas semanas, o MP tomou conhecimento de alguns municípios que não se prepararam e onde começou a haver escassez e risco de falta de oxigênio para os pacientes já internados. Temos recomendado que ampliem sua capacidade”, pontua o promotor.

Além de oxigênio para pacientes que necessitem, o Ministério cobra também o abastecimento contínuo de “outros insumos, relativos à intubação, sedação e algumas drogas de consumo maior durante a pandemia”.

O MPCE expediu recomendação de garantia de abastecimento de oxigênio a 33 municípios cearenses. Confira a lista:

• Ararendá, Banabuiú, Boa Viagem, Camocim, Campos Sales, Caririaçu, Cascavel, Caucaia, Choró, Crato, Croatá, Eusébio, Fortaleza, Frecheirinha, Graça, Granjeiro, Guaraciaba do Norte, Guaramiranga, Ibaretama, Ibicuitinga, Iguatu, Independência, Ipaporanga, Itaitinga, Itapajé, Itapipoca, Itapiúna, Ipueiras, Jardim, Jati, Juazeiro do Norte, Madalena, Maranguape, Mauriti, Orós, Penaforte, Poranga, Porteiras, Quixadá, Quixeramobim, Quiterianópolis, São Benedito, Santana do Acaraú, São Luis do Curu, Sobral, Tamboril e Umirim.

Por André Costa e Theyse Viana

Fonte: Diário do Nordeste

Revista Cariri Recomenda

Estátua da Menina Benigna em Santana do Cariri (Foto: Ypsilon Félix/Divulgação)
Cariri

Complexo Religioso da Beata Benigna Cardoso será inaugurado em Santana do Cariri; saiba data

2026/02/05

O Complexo Religioso da Beata Benigna Cardoso, localizado no município de Santana do Cariri, no Cariri cearense, será oficialmente inaugurado...

Leia Mais
(Foto: Tiago Stille/Governo do Ceará)

Governo do Ceará e municípios assinam adesão ao Garantia Safra 2025/2026 e beneficiam mais de 195 mil agricultores

2026/02/04
Aeroporto de Juazeiro do Norte, Orlando Bezerra de Menezes (Foto: Divulgação/Aena)

Aeroporto de Juazeiro do Norte registra mais de 500 mil passageiros em 2025 e reforça crescimento do turismo no Cariri

2026/01/31
Os dados foram divulgados pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) (Foto: Samuel Pinheiro/Revista Cariri)

Chuvas atingem 20 municípios do Cariri e Jardim registra maior volume do dia

2026/01/30
Carregar Mais
Próximos
(Foto: Ricardo Stuckert)

Lula livre: Ex-presidente tem condenações anuladas por Fachin e é liberado para disputar eleição

(Foto: Pixabay)

Brasil bate recorde de média móvel de óbitos pelo décimo dia consecutivo

Ritmo de vacinação no Ceará deve acelerar no segundo semestre, aponta especialista (Foto: José Leomar)

Grupos prioritários já podem se cadastrar para receber a vacina contra Covid-19 no Ceará

Mais Lidas

  • (Foto: Freepik)

    Trava Zap: o que são as mensagens que travam o WhatsApp

  • Qual o melhor e mais leve navegador em 2024? Veja 10 opções para acessar à internet

  • Cariri bate recorde de novas empresas no primeiro semestre com crescimento de 42%

  • Famosos se manifestam contra fala de Bolsonaro, que chamou o Nordeste de “Paraíba”

  • Anvisa registra seis mortes suspeitas e casos de pancreatite associados ao uso de canetas emagrecedoras no Brasil

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Arquivos

  • fevereiro 2026
  • janeiro 2026
  • dezembro 2025
  • novembro 2025
  • outubro 2025
  • setembro 2025
  • agosto 2025
  • julho 2025
  • junho 2025
  • maio 2025
  • abril 2025
  • março 2025
  • fevereiro 2025
  • janeiro 2025
  • dezembro 2024
  • novembro 2024
  • outubro 2024
  • setembro 2024
  • agosto 2024
  • julho 2024
  • junho 2024
  • maio 2024
  • abril 2024
  • março 2024
  • fevereiro 2024
  • janeiro 2024
  • dezembro 2023
  • novembro 2023
  • outubro 2023
  • setembro 2023
  • agosto 2023
  • julho 2023
  • junho 2023
  • maio 2023
  • abril 2023
  • março 2023
  • fevereiro 2023
  • janeiro 2023
  • dezembro 2022
  • novembro 2022
  • outubro 2022
  • setembro 2022
  • agosto 2022
  • julho 2022
  • junho 2022
  • maio 2022
  • abril 2022
  • março 2022
  • fevereiro 2022
  • janeiro 2022
  • dezembro 2021
  • novembro 2021
  • outubro 2021
  • setembro 2021
  • agosto 2021
  • julho 2021
  • junho 2021
  • maio 2021
  • abril 2021
  • março 2021
  • fevereiro 2021
  • janeiro 2021
  • dezembro 2020
  • novembro 2020
  • outubro 2020
  • setembro 2020
  • agosto 2020
  • julho 2020
  • junho 2020
  • maio 2020
  • abril 2020
  • março 2020
  • fevereiro 2020
  • janeiro 2020
  • dezembro 2019
  • novembro 2019
  • outubro 2019
  • setembro 2019
  • agosto 2019
  • julho 2019
  • junho 2019

Categorias

  • Análises
  • Avisos e Editais
  • Barbalha
  • Brasil
  • Cariri
  • Carreira & Oportunidades
  • Ceará
  • Colunistas
  • Conteúdo Patrocinado
  • Copa do Mundo 2022
  • Coronavírus
  • Cotidiano
  • CPI da Covid
  • Crato
  • Cultura
  • Curiosidades
  • Desmentindo boatos
  • Economia & Negócios
  • Educação
  • Eleições 2020
  • Eleições 2022
  • Eleições 2024
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Famosos
  • Geral
  • Juazeiro do Norte
  • Meio Ambiente
  • Morte do Papa Francisco
  • Mundo
  • Novelas
  • Opinião
  • Política
  • Posse de Lula
  • Regionais
  • Saúde
  • Segurança
  • Tecnologia


Canetas emagrecedoras têm alerta para pancreatite na bula (Foto: Samuel Pinheiro/Revista Cariri)
Saúde

Anvisa registra seis mortes suspeitas e casos de pancreatite associados ao uso de canetas emagrecedoras no Brasil

7 de fevereiro de 2026

Seis mortes suspeitas e 225 casos de pancreatite associados ao uso de canetas emagrecedoras foram notificados à Agência Nacional de...

Leia Mais
Imóvel disponível pelos Correios na cidade de Catarina (Foto: Correios/VIP Leilões)

Correios colocam à venda seis imóveis no Ceará em leilões digitais; veja valores e como participar

7 de fevereiro de 2026
Baliza deixa de ser exigida no exame prático a partir de segunda (9) no Ceará (Imagem gerada por IA)

Detran-CE deixa de aplicar prova de baliza em exames práticos a partir de segunda-feira (9)

7 de fevereiro de 2026
Aniversário do PT reúne Lula, Camilo, Elmano, Evandro e Chagas na Bahia (Foto: Reprodução/Instagram)

Lula, Camilo, Elmano, Evandro e Chagas se reúnem para celebrar aniversário do PT na Bahia

7 de fevereiro de 2026
A pressão alta afeta o coração e pode comprometer vários órgãos (Imagem gerada por IA)

Hipertensão compromete outros órgãos; confira 10 fatores de risco

7 de fevereiro de 2026
Canetas emagrecedoras têm alerta para pancreatite na bula (Foto: Samuel Pinheiro/Revista Cariri)
Saúde

Anvisa registra seis mortes suspeitas e casos de pancreatite associados ao uso de canetas emagrecedoras no Brasil

7 de fevereiro de 2026

Seis mortes suspeitas e 225 casos de pancreatite associados ao uso de canetas emagrecedoras foram notificados à Agência Nacional de...

Leia Mais
Imóvel disponível pelos Correios na cidade de Catarina (Foto: Correios/VIP Leilões)

Correios colocam à venda seis imóveis no Ceará em leilões digitais; veja valores e como participar

7 de fevereiro de 2026
Baliza deixa de ser exigida no exame prático a partir de segunda (9) no Ceará (Imagem gerada por IA)

Detran-CE deixa de aplicar prova de baliza em exames práticos a partir de segunda-feira (9)

7 de fevereiro de 2026
Aniversário do PT reúne Lula, Camilo, Elmano, Evandro e Chagas na Bahia (Foto: Reprodução/Instagram)

Lula, Camilo, Elmano, Evandro e Chagas se reúnem para celebrar aniversário do PT na Bahia

7 de fevereiro de 2026
A pressão alta afeta o coração e pode comprometer vários órgãos (Imagem gerada por IA)

Hipertensão compromete outros órgãos; confira 10 fatores de risco

7 de fevereiro de 2026
  • Anuncie
Sem Resultado
Ver resultados

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.