O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por meio da Procuradoria de Justiça dos Crimes Contra a Administração Pública (Procap), deflagrou na manhã desta terça-feira (8) a Operação Overclean, com o objetivo de investigar suposto superfaturamento e inexecução contratual em contratos de limpeza pública da Prefeitura de Farias Brito.
Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:
Facebook | X | Instagram | YouTube | Bluesky
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
A operação contou com o cumprimento de 11 mandados de busca e apreensão nos municípios de Farias Brito, Caririaçu e Juazeiro do Norte. As ordens judiciais foram expedidas pelo Tribunal de Justiça do Ceará e executadas com o apoio de promotores de Justiça e equipes do Departamento Técnico Operacional (DTO) da Polícia Civil do Estado.
🏠 Os alvos dos mandados foram residências de agentes públicos e empresários, além de sedes da Prefeitura de Farias Brito e empresas investigadas.
📂 Durante a ação, foram apreendidos documentos, aparelhos eletrônicos e valores em dinheiro, que agora serão analisados pelo Ministério Público.
📉 Valores e irregularidades
O contrato sob investigação já soma R$ 7.732.054,20 e, segundo o MPCE, há indícios de superfaturamento e inexecução de serviços contratados. A investigação também apura possíveis crimes de:
• Peculato (desvio de dinheiro público por agente);
• Falsidade ideológica;
• Associação criminosa.
⚖️ As investigações tramitam em procedimento investigatório criminal na própria Procap, braço do Ministério Público especializado no combate à corrupção e aos crimes contra a administração pública.
Até o momento, a Prefeitura de Farias Brito não se manisfestou. Caso se pronuncie, a reportagem será atualizada.
Por Nágela Cosme










