Anúncio
Hospedagem de sites ilimitada superdomínios
Revista Cariri
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato

Sem Resultado
Ver resultados
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato
Sem Resultado
Ver resultados
Revista Cariri
Sem Resultado
Ver resultados
PUBLICIDADE

Maior cidade do Cariri, Juazeiro do Norte vive impasse sobre destinação do lixo pela Prefeitura

Mesmo tendo iniciado um "aterro controlado", município busca alternativas após manobra na Câmara ter inviabilizado atuação junto a consórcio

21 de maio de 2022
Maior cidade do Cariri, Juazeiro do Norte vive impasse sobre destinação do lixo pela Prefeitura

Fumaça em lixão de Juazeiro do Norte já foi motivo de reclamação de moradores (Foto: Antônio Rodrigues)

PUBLICIDADE

Uma manobra articulada na Câmara Municipal de Juazeiro do Norte resultou na exclusão de um dos principais centros econômicos do Ceará e cidade mais importante da Região do Cariri das tratativas que prometem resolver o problema histórico dos lixões a céu aberto.

Curta e siga nossas redes sociais:

• Facebook
• Twitter

Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.

Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.

Ao apresentar aos vereadores, ainda em fevereiro, um projeto de lei que teria como objetivo principal regularizar a entrada do Município no consórcio Projeto de Estruturação e Manejo de Resíduos Sólidos (Comares – UC), a gestão de Glêdson Bezerra (Podemos) recebeu de volta o texto aprovado, mas com uma emenda que, em resumo, exclui a previsão de cobrança de taxa na coleta, o que desencadeou uma série de impasses para a adequação da Prefeitura à proposta dos consórcios.

A gestão do lixo, que envolve questões urgentes de infraestrutura e saúde pública, avança nas principais cidades do Estado e requer ações assertivas dos governantes para se adaptarem às normais impostas no País.

Participar do consórcio organizado pelo Governo do Estado significa uma espécie de “união de forças” entre municípios cearenses que, juntos, desenvolvem soluções para coleta e manejo do lixo em aterros, acabando com os lixões a céu aberto.

Entenda o caso
A mudança ao projeto da Prefeitura, eliminando a previsão de cobrança de uma taxa do lixo, proposta pela vereadora Auricélia Bezerra (PTB), no entanto, está em desacordo com o Marco Regulatório do Saneamento aprovado pelo Congresso Nacional em 2020. A alteração trouxe consequências que isolaram Juazeiro do Norte dos municípios vizinhos.

A Prefeitura, através da Autarquia Municipal de Meio Ambiente (Amaju), destaca que o projeto enviado aos parlamentares “não era para criar taxa do lixo, apenas para autorizar uma futura taxação, como estabelece a normal nacional”. No entanto, faltou articulação entre Executivo e Legislativo.

A movimentação no Parlamento, portanto, excluiu a participação do município no consórcio Comares, um projeto pioneiro de iniciativa do Governo do Estado através da Secretaria das Cidades.

Em resumo, a tramitação do projeto de lei que, em outros municípios do grupo, se deu apenas como ação protocolar no Legislativo Municipal, acabou se tornando, após a emenda aprovada pelos vereadores, o motivo da exclusão do município do projeto pelo impasse na legislação.

Fazem parte desse grupo específico, além de Juazeiro do Norte, os municípios da Região Metropolitana do Cariri: Crato, Barbalha, Caririaçu, Farias Brito, Jardim, Missão Velha, Nova Olinda, Santana do Cariri e Altaneira.

Vice-prefeito Giovanni Sampaio e prefeito Glêdson Bezerra (Foto: Edson Freitas)

Alta produção de lixo
“Esse debate (sobre taxação) seria feito em um outro momento, com outro projeto, a Câmara deveria ter se pronunciado pela inconstitucionalidade da lei aprovada, e não houve isso. Vereadores têm a legitimidade de fazer a votação e suas observações, mas isso foi feito em cima de uma questão já regulamentada”, lamenta o superintendente da Amaju, Eraldo Oliveira.

Ele destaca ainda que Juazeiro seria a principal cidade no projeto, uma vez que o lixo produzido corresponde cerca de 50% da soma de todos os municípios no consórcio.

“Isso é um atraso. A gente se frustra um pouco porque a estruturação está sendo feita, mas nós não podemos esperar, na linha temporal, que se resolva o entendimento de ordem política.”
Eraldo Oliveira, superintendente da Amaju

Em contrapartida, o então presidente da Câmara Municipal, vereador William Bazílio (PMN), responsável pela condução da sessão em fevereiro, minimiza o desfecho da aprovação da emenda.

“Eu apenas coloquei em votação e os vereadores aprovaram o texto”, justifica o parlamentar, que atualmente não exerce mais o cargo de presidente, após o retorno de Darlan Lobo (MDB) no último dia 17.

A reportagem entrou em contato com Auricélia Bezerra (PTB), autora da modificação que inviabilizou a Lei. Como a resposta, a parlamentar disse que precisaria “pegar o projeto para resfrescar a memória”, e que não poderia comentar o assunto.

Iniciativa privada
Uma vez excluído do grupo para compartilhamento de soluções e investimentos que poderão acabar com o problema dos lixões a céu aberto, a Prefeitura de Juazeiro busca a iniciativa privada para viabilizar a construção de um aterro sanitário.

“Estamos fazendo uma discussão com alguns investidores. Esse projeto vamos apresentar na próxima semana”, diz ainda o superintendente.

De acordo com a Amaju, a intenção é fazer um projeto no qual cooperativas de coletores de recicláveis sejam organizadas, dando seguimento à organização das pessoas que já trabalham no lixão.

Em julho do ano passado o prefeito informou a mudança do lixão para “aterro controlado” (Foto: Reprodução/YouTube)

Em julho do no passado, uma ação da Prefeitura, de acordo com Glêdson Bezerra, transformou o lixão em um “aterro controlado”. Ainda segundo a gestão, ações para “humanizar” o local foram feitas, como, por exemplo, o soterramento dos resíduos para evitar a produção de fumaça, iluminação e banheiros para catadores que trabalham no local.

A expectativa é de que a Prefeitura de Juazeiro do Norte, através da Procuradoria, acione o Ministério Público Federal (MPCE), no intuito de reaver soluções para adesão do município ao Comares.

Atuação do MPCE em Juazeiro
Em três anos (2019, 2020 e 2021), o MPCE instaurou 119 procedimentos extrajudiciais civis e 149 procedimentos criminais no que diz respeito à gestão de resíduos sólidos no Ceará. O tema é acompanhado pelo Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente (Caomace).

O problema da gestão de resíduos sólidos em Juazeiro é antigo. Em março de 2019, por meio das Promotorias de Justiça do Meio Ambiente e do Patrimônio Público em Juazeiro do Norte, o MPCE ajuizou uma Ação Civil Pública (ACP) requerendo a construção de um aterro sanitário e o fechamento do lixão municipal em até um ano.

Segundo as Promotorias de Justiça, “os cidadãos que vivem próximo ao lixão reclamam constantemente dos danos à saúde causados pelo lixão”.

Além disso, a Infraero encaminhou ofícios ao Ministério Público e à Prefeitura informando que o funcionamento irregular do lixão compromete a segurança operacional da aviação, podendo ocasionar acidentes aéreos e colocando vidas humanas em risco.

Iniciativas no Ceará
No Ceará, onde estão ativos mais de 300 lixões a céu aberto, a gestão correta dos resíduos sólidos é desafio para todos os 184 municípios.

O Brasil tem a meta de extinguir todos os lixões ativos no País até 2024, daqui a dois anos. Isso foi definido no Novo Marco do Saneamento Básico, sancionado em 2020.

Contudo, segundo último levantamento da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), 40% do lixo que produzimos ainda são descartados irregularmente nesses locais, provocando prejuízos ambientais e aos cofres públicos.

Por Felipe Azevedo

Fonte: Diário do Nordeste

Revista Cariri Recomenda

URCA firma cooperação com TJCE e Sedih para ampliar cultura de paz no Cariri
Regionais

URCA firma cooperação com TJCE e Sedih para ampliar cultura de paz no Cariri

8 de dezembro de 2025
☔ Alerta de chuvas intensas no Ceará é ampliado para 108 cidades, segundo Inmet
Cariri

Cariri enfrenta fim de semana de calor intenso e baixa umidade, com possibilidade de chuvas isoladas

5 de dezembro de 2025
Hospital Polo Regional do Centro-Sul inicia obras em Iguatu com investimento superior a R$ 312 milhões
Regionais

Hospital Polo Regional do Centro-Sul inicia obras em Iguatu com investimento superior a R$ 312 milhões

4 de dezembro de 2025
Elmano de Freitas autoriza início das obras do Hospital Regional do Maciço de Baturité
Regionais

Elmano de Freitas autoriza início das obras do Hospital Regional do Maciço de Baturité

29 de novembro de 2025
Próximos
Inscrições para o Enem 2022 terminam neste sábado (21)

Inscrições para o Enem 2022 terminam neste sábado (21)

Padeiro que matou ex-companheira na frente dos filhos em Juazeiro do Norte é condenado a 23 anos de prisão

Padeiro que matou ex-companheira na frente dos filhos em Juazeiro do Norte é condenado a 23 anos de prisão

No Brasil, Musk fala pouco com Bolsonaro e muito com empresários

No Brasil, Musk fala pouco com Bolsonaro e muito com empresários

Mais Lidas

  • Dívidas no programa Desenrola podem ser negociadas nos Correios

    Governo confirma salário mínimo para 2026; saiba valor

  • Redução de penas que beneficia Bolsonaro e condenados pelo 8 de janeiro é aprovada na Câmara

  • União Brasil expulsa Celso Sabino após impasse sobre permanência no Ministério do Turismo

  • Austrália passa a exigir idade mínima de 16 anos para uso de redes sociais

  • Renovação automática e gratuita da CNH será liberada para motoristas considerados “bons condutores”

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Sem Resultado
Ver resultados

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Controle sua privacidade
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
WhatsApp chat