Anúncio
Hospedagem de sites ilimitada superdomínios
Revista Cariri
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato

Sem Resultado
Ver resultados
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato
Sem Resultado
Ver resultados
Revista Cariri
Sem Resultado
Ver resultados
PUBLICIDADE

Lotes 3 e 4 do Cinturão das Águas são retomados no Cariri

Estas duas etapas do Trecho 1 estavam paralisadas há mais de um ano. Com aporte do MDR, os serviços seguem até 2021

30 de setembro de 2020
Lotes 3 e 4 do Cinturão das Águas são retomados no Cariri

No tempo que ficou paralisado, vegetação começou a tomar conta de maquinário no lote 03 (Foto: Antonio Rodrigues)

PUBLICIDADE

As obras dos lotes 3 e 4, do Trecho 1 do Cinturão das Águas do Ceará (CAC), que passam por Barbalha, Crato e Nova Olinda, foram retomadas neste mês de setembro. Estas duas etapas estão, respectivamente, com 26,59% e 4,26% de avanço físico e ficaram paralisadas por mais de um ano. A expectativa é que os serviços sejam concluídos até dezembro de 2024.

Todo o trecho 1, com extensão de 145,3 quilômetros, soma 64,77% e vai da barragem de Jati, no município homônimo, até o Rio Cariús, em Nova Olinda. É através desta obra que as águas do Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF) chegarão ao Açude do Orós, segundo maior reservatório do Estado.

Dividido em cinco partes, o Trecho 1 está com avanço discriminado da seguinte forma, segundo a Superintendência de Obras Hidráulicas (Sohidra):

• Lote 1 – 96%;
• Lote 2 – 97%;
• Lote 3 – 26,59%;
• Lote 4 – 4,26%;
• Lote 5 (túneis) – 100%

Apesar da ordem de reinício assinada no início do mês, as últimas semanas serviram para aquisição de equipamentos e contratação de pessoal. Segundo o superintendente da Sohidra, Yuri Castro, mais de 120 equipamentos estão funcionando nos lotes 3 e 4 e mais de 300 pessoas já foram contratadas. “Os serviços iniciarão com terraplanagem, máquina puxando e movendo terra para formar a topografia do canal”, detalha.

A paralisação das obras, por exemplo, no lote 3, Yuri acredita que não trará grandes prejuízos.

“O máximo que pode ter ocorrido é alguma erosão de um talude. O que tiver, será corrigido, no lote 3. Já o lote 4, praticamente não tínhamos mexido nada”, detalha.

Em 2020, até agora, foram disponibilizados recursos financeiros pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) de R$ 161.701.833,22. O valor foi suficiente para efetivar os pagamentos correspondentes de todas as dívidas, proporcionando um saldo de caixa para conclusão das obras dos Lotes 01, 02 e reiniciar as obras dos Lotes 03 e 04 do CAC, com previsão de mais recursos para o ano em curso. “Ainda tem garantia de tocar até o próximo ano”, detalha Yuri.

Eixo emergencial
Enquanto isso, o chamado ‘eixo emergencial’, que transportará água do ‘Velho Chico’ até o Açude Castanhão se mantém em fase de testes. Hoje, o recurso hídrico já alcançou 40,15 km do total de 53 km que serão percorridos da barragem de Jati até o Riacho Seco, em Missão Velha.

De lá, a água seguirá o fluxo pelo rio Batateira, que forma o Rio Salgado, principal afluente do rio Jaguaribe. Deste último, por seu fluxo natural, dará aporte ao maior reservatório do Estado e garantindo a segurança hídrica de Fortaleza.

A média da calha d’água no canal, até agora, é de 1,60m, mas em alguns trechos chega a 1,88m. “Até meados de outubro, deverá percorrer todo eixo emergencial”, acredita Yuri. No entanto, a Secretaria de Recursos Hídricos (SRH) realizou um estudo que indica a liberação deste montante hídrico apenas no primeiro semestre do ano que vem, no período chuvoso, onde a eficiência da condução da água é menor.

“Se enviasse agora, teria muita perda por infiltração, evaporação e própria retirada das pessoas”, completa o superintendente.

Por Antonio Rodrigues

Fonte: Diário do Nordeste

Revista Cariri Recomenda

Aeroporto de Juazeiro do Norte é o único do Brasil dentro de um Geoparque da Unesco
Cariri

Aeroporto de Juazeiro do Norte registra mais de 500 mil passageiros em 2025 e reforça crescimento do turismo no Cariri

31 de janeiro de 2026
Domingo de Páscoa tem ‘perigo’ de chuvas intensas em todo o Ceará, mostra aviso do Inmet
Regionais

Chuvas atingem 20 municípios do Cariri e Jardim registra maior volume do dia

30 de janeiro de 2026
Ministério Público investiga exercício ilegal de profissões da saúde e educação física em Crato
Cariri

Ministério Público investiga exercício ilegal de profissões da saúde e educação física em Crato

29 de janeiro de 2026
Decon promove mutirão de renegociação de dívidas em Juazeiro do Norte
Regionais

Decon promove mutirão de renegociação de dívidas em Juazeiro do Norte

27 de janeiro de 2026
Próximos
Pesquisadores do Ceará solicitam patente para uso de vacina veterinária contra a Covid-19 em humanos

Pesquisadores do Ceará solicitam patente para uso de vacina veterinária contra a Covid-19 em humanos

Concludentes denunciam instituição de ensino após não receberem diploma de graduação, em Juazeiro do Norte

Concludentes denunciam instituição de ensino após não receberem diploma de graduação, em Juazeiro do Norte

Professor de Medicina faz comentário sobre estupro em aula virtual e pede demissão em Juazeiro do Norte

Professor de Medicina faz comentário sobre estupro em aula virtual e pede demissão em Juazeiro do Norte

Mais Lidas

  • Delete já: vírus que rouba contas bancárias foi encontrado em 10 apps; veja lista

    Trava Zap: o que são as mensagens que travam o WhatsApp

  • Chuvas atingem 20 municípios do Cariri e Jardim registra maior volume do dia

  • WhatsApp libera modo de segurança avançado contra ataques cibernéticos; saiba como ativar

  • Camilo Santana assina portaria que fixa piso nacional do magistério em R$ 5,1 mil

  • Proprietários de veículos no Ceará têm até esta sexta-feira para pagar IPVA 2026 com até 10% de desconto

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Sem Resultado
Ver resultados

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Controle sua privacidade
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
WhatsApp chat