Um homem que estava sem fôlego devido a um engasgo foi salvo por um amigo durante um evento de confraternização em um restaurante em Juazeiro do Norte, no interior do Ceará, no último domingo (18). Ele foi acudido por um médico socorrista do Samu, amigo dele, que estava no restaurante. O médico usou a manobra de Heimlich para fazer o desengasgo.
Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:
• Facebook
• Twitter
• YouTube
• Koo
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
Câmeras de segurança do restaurante flagraram o homem, que já estava engasgado, tentando falar, mas sem conseguir. Ele sofria falta de ar quando o médico socorrista do Samu Marco Rulim, que estava na confraternização, percebeu a situação e realizou a manobra de Heimlich.
O médico comprimiu o abdômen do homem para tentar desengasgá-lo e conseguiu.
“Foi uma situação em que estávamos nos confraternizando entre amigos e de repente esse colega levantou e começou a passar mal. A princípio a gente não percebeu que ele estava engasgado. É importante que as pessoas que se engasguem façam um sinal com as mãos no pescoço para mostrar que está engasgado”, explicou o médico Marco Rulim.
“Quando eu percebi que ele não conversava, que ele estava numa situação de urgência, prontamente fui por trás dele e iniciei as manobras. Fizemos vários ciclos até ele expelir e conseguir respirar, depois agradecer e ter um final feliz”, pontuou Rulim.
Como funciona a manobra?
A manobra de Heimlich é um procedimento eficaz de primeiros socorros para tratar asfixia por obstrução das vias respiratórias superiores por corpo estranho como, por exemplo, alimentos e pequenos objetos.
Em situações de engasgos, a manobra é uma técnica de primeiros socorros utilizada em casos de emergência por asfixia e que pode ser realizada por qualquer pessoa, é importante seguir corretamente as orientações.
Fonte: g1 CE