Um incêndio de grandes proporções atingiu o lixão de Nova Olinda na noite desta sexta-feira (23). Um carro-pipa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) foi deslocado para ajudar no trabalho de controle das chamas, mas acabou destruído devido à intensidade do fogo.
A reportagem solicitou com o Corpo de Bombeiros Militares e a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS) mais informações sobre o caso, mas não obteve resposta até a publicação desta matéria.
Ítalo Brito Alencar, prefeito de Nova Olinda, disse que vai pedir apuração da ocorrência. “Lastimo o acontecido e mesmo licenciado do cargo, tão logo que possível determinarei a abertura de sindicância interna para apurar o acontecido e a devida responsabilização legal dos atos desta noite”, disse.
Antônia Fernandes, secretária do Meio Ambiente de Nova Olinda, informou que os impactos ambientais, financeiros e humanos de forma mais detalhada só poderão ser divulgados após o resfriamento do local. “Ainda estão sendo averiguadas as causas para saber realmente o que aconteceu”, explicou Antônia.
Fumaça
O fogo gerou transtorno para os moradores. “Teve a fumaça que prejudica a população, prejudica a saúde. Lá no lixão, tem algumas casas e na medida que o incêndio acontece, o vento traz a fumaça para casas próximas”, revelou a secretária.
“Por a área do lixão ser uma parte mais alta, isto torna o prejuízo pior, porque praticamente toda a cidade recebe a fumaça”, complementa Antônia.
A titular do Meio Ambiente revelou, inclusive, planos municipais para acabar com a área de lixão. “O município integra um consórcio com outros dez para a construção de um aterro. Nós temos essa política e preocupação para que esse lixão seja extinto”, informa Antônia.
Fonte: G1 CE