O idoso Joaquim Severino da Silva, de 97 anos, recebeu alta do Hospital Regional do Cariri (HRC), em Juazeiro do Norte, nesta sexta-feira (9), onde fazia tratamento contra a Covid-19. Joaquim e a esposa Josefa Pereira da Silva, de 90 anos, emocionaram funcionários do hospital ao se reencontrarem na unidade, no último fim de semana de setembro, onde estavam internados para se recuperar da doença sem um saber da presença do outro.
Sob muitos aplausos, o idoso Joaquim Severino da Silva, 97 anos, se despede da equipe do HRC. Seu Joaquim, enfim, retornará para os braços da amada, Josefa Pereira da Silva, 90 anos.O casal foi separada no dia 18 de setembro quando o aposentado, já diagnosticado com Covid-19, foi transferido do Hospital de Milagres, há 50km de Juazeiro do Norte para o HRC, referência em casos graves da doença. Dois dias depois, sua esposa, também com Covid-19, Dona Josefa, foi transferida do hospital de Milagres para o HRC. O casal separado por uma parede, só se reencontrou após a equipe assistencial identificar que se tratava de marido e mulher."Volto pra casa muito satisfeito. Fui muito bem tratado aqui, hoje tô muito bem. Mas tá na hora de voltar e encontrar minha veia, se Deus quiser", finalizou Joaquim.
Posted by HRC – Hospital Regional do Cariri on Friday, October 9, 2020
Assim como o reencontro do casal, a recuperação de Joaquim Severino também foi celebrada pelos profissionais do hospital, que aplaudiram a saída do idoso nesta sexta, enquanto ele acenava a todos como agradecimento. Um vídeo feito na unidade mostra o momento.
Joaquim Severino foi, mais uma vez, ao encontro da esposa, já em casa após receber alta no último dia 1º de outubro.
“Volto pra casa muito satisfeito. Fui muito bem tratado aqui, hoje tô muito bem. Mas tá na hora de voltar e encontrar minha veia, se Deus quiser”, disse o idoso.
O casal está junto há 70 anos e teve de se separar quando aconteceu a internação de Joaquim Severino, em 18 de setembro. Logo depois, foi a vez de Josefa Pereira, internada em 20 de setembro. Ambos receberam os primeiros atendimentos no Hospital de Milagres, na cidade onde moram, mas nas datas citadas foram transferidos para o HRC.
Sem saber que estavam no mesmo hospital, separados apenas por uma parede, acabaram se reencontrando com ajuda da equipe assistencial que identificou o parentesco. O reencontro também foi registrado em vídeo, e a história contada no último sábado (3).
Amparado por profissionais, Joaquim vai ao leito de Josefa e pergunta, enquanto a mulher está deitada: “Tá vendo o seu velho? Tá vendo o seu velho?”. Em seguida, Josefa levanta, faz carinho no rosto dele e lhe dá um abraço.
Josefa respondeu mais rápido ao tratamento e voltou pra casa logo depois, no dia 1º de outubro. Joaquim Severino permaneceu no hospital até esta sexta.
Fonte: Diário do Nordeste