Neste período de chuvas mais frequentes na região Sul do Estado, é comum que aumente o número de acidentes com animais peçonhentos, como serpentes, aranhas e escorpiões. Isso ocorre porque estes bichos, muitas vezes, saem do seu habitat em busca de lugares mais quentes, devido à queda da temperatura. Portanto, é preciso que a população esteja atenta, porque, em alguns casos de acidentes, é necessário buscar assistência em uma unidade de saúde.
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O Hospital Regional do Cariri (HRC), equipamento da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), é uma das unidades na região que recebem pacientes que sofreram picadas ou mordidas dos bichos.
Em janeiro deste ano, foram atendidos, pelo menos, 18 casos de acidentes com serpentes, quatro a mais que o registrado no mesmo período do ano passado. Em fevereiro de 2021, foram 15 ocorrências com serpentes e duas com escorpiões, o que acende o alerta para o mês atual.
É importante ressaltar que nem sempre é necessária a utilização de soro no paciente picado ou mordido por um animal peçonhento. No HRC, é possível encontrar a substância para diversos tipos de acidentes.
Segundo a farmacêutica Rosângela Teles, a dosagem varia conforme o quadro clínico de cada paciente e, para cada tipo de situação, há um soro específico. “Temos soros para acidentes com serpentes, como a jararaca, as cobras coral e cascavel. Também temos os soros antiaracnídico e antiescorpiônico”, afirma.
De acordo com a profissional, as ocorrências são classificadas em leves, moderadas e graves. “Há alguns casos em que é preciso apenas observar e tratar sintomas clínicos do paciente. Em outros, é necessário a administração do soro, e isso é definido a partir da gravidade dos sintomas e do resultado dos exames”, detalha.
Soro exclusivo
Teles destaca, no entanto, que a substância antibotrópica, aplicada em vítimas de acidentes com jararacas, é encontrada na região somente no HRC. “O estoque fica concentrado aqui no hospital regional e atendemos a todos os municípios caririenses. Este soro fica concentrado no HRC por uma questão de segurança, para que o atendimento seja o mais rápido possível, e porque é um insumo com produção limitada. Então, fazemos esse controle também”, diz.
O atendimento na unidade é realizado 24 horas por dia, todos os dias da semana. Se o paciente estiver em outro equipamento de saúde, a transferência para o HRC é realizada via Central de Regulação.