A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) divulgou, nesta quinta-feira (27), um novo prognóstico climático para o trimestre de março, abril e maio de 2025. A atualização reforça a previsão anterior, feita em janeiro, e aponta uma probabilidade de 45% de chuvas dentro da média histórica, 30% para precipitações abaixo da normal e 25% para chuvas acima da climatologia.
Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:
Facebook | X | Instagram | YouTube | Bluesky
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
O cenário mantém o percentual de 45% para chuvas dentro da normalidade, mas apresenta uma leve mudança nas demais faixas de previsão. No boletim de janeiro, a probabilidade de chuvas abaixo da média era de 35%, enquanto a de precipitações acima do esperado era de 20%. Agora, a projeção ajusta esses números para 30% e 25%, respectivamente.
Distribuição das chuvas no Ceará
A Funceme destaca que, nos próximos meses, o padrão de distribuição das chuvas no Ceará deve seguir a tendência observada em fevereiro. As maiores precipitações devem ocorrer na porção norte do estado, enquanto as regiões do centro-sul tendem a enfrentar condições menos favoráveis.
Entre os fatores que influenciam o novo prognóstico, a fundação ressalta o aquecimento do Atlântico Equatorial e o Atlântico Norte Tropical ainda mais quente que o Atlântico Sul, o que pode impactar diretamente a intensidade e a distribuição das chuvas.
Balanço das chuvas de fevereiro
O presidente da Funceme, Eduardo Sávio Martins, avaliou o comportamento das chuvas ao longo de fevereiro e afirmou que os índices seguiram o esperado.
“Ficou conforme a previsão emitida em janeiro, ou seja, com chuvas em torno da normal ou acima dela na porção mais ao norte, enquanto as regiões do interior e do sul do estado apresentaram chuvas abaixo da média”, explicou Martins.
O órgão ainda aponta que a principal influência sobre o clima no estado segue sendo a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). Além disso, há uma La Niña de intensidade leve e centralizada no Pacífico Equatorial, com indícios de aquecimento na região mais próxima ao continente.
Previsão para os próximos dias
Para esta sexta-feira (28), a Funceme prevê chuvas em todas as macrorregiões do Ceará, com altos acumulados e intensidade variando de moderada a forte em algumas áreas isoladas.
Já no sábado (1º), ainda haverá chances de chuva, mas as precipitações devem perder força ao longo do dia, principalmente no leste do estado, à tarde e à noite.
Por Nágela Cosme










