O Complexo Ambiental Mirante do Caldas (CAMC) e a Universidade Regional do Cariri (URCA), anunciam a reabertura do Borboletário do Cariri. O evento ocorrerá na próxima sexta-feira, 12 de julho, às 9h, no Centro de Interpretação Histórica e Ambiental da Chapada do Araripe, localizado no Mirante do Caldas, em Barbalha. Durante a solenidade, o passeio no teleférico será gratuito, proporcionando uma experiência completa aos visitantes.
Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:
Facebook | X | Instagram | YouTube | Bluesky | Koo
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
Integrado ao Programa Cientista Chefe do Governo do Ceará, que visa fortalecer a conexão entre a academia e a gestão pública, o Borboletário do Cariri desempenha um papel crucial na educação ambiental, formação de profissionais e na geração de conhecimento para a conservação da biodiversidade.
O projeto do Borboletário teve início em 2021 e foi concluído em 2023. Nesse período, foram criados 3.793 espécimes de 19 espécies diferentes, e o espaço recebeu 48.014 visitantes de todos os estados do Brasil e de 26 países. Além disso, o Borboletário promoveu cursos de destaque, como “Criando Borboletas” e “Animais Perigosos”, ministrados por professores da URCA.
Na nova fase do projeto, serão criadas 21 espécies de borboletas, com foco em estudos sobre polinização e o ciclo de vida de duas espécies endêmicas da Chapada do Araripe. A disseminação do conhecimento através da educação ambiental é uma das principais metas do Borboletário, que busca democratizar a ciência para um público diversificado.
As visitas ao Borboletário são organizadas em grupos de dez pessoas, com duração de cinco minutos por grupo, sempre acompanhados por um monitor especializado. A proposta é proporcionar uma experiência educativa e enriquecedora, despertando o interesse pela conservação da natureza.
Serviço:
O quê: Reabertura do Borboletário do Cariri
Quando: 12 de julho (sexta-feira)
Hora: 9h
Onde: Centro de Interpretação Histórica e Ambiental da Chapada do Araripe, Mirante do Caldas, Barbalha, CE
Passeio no teleférico gratuito durante a solenidade
Por Aline Dantas