Anúncio
Hospedagem de sites ilimitada superdomínios
Revista Cariri
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato

Sem Resultado
Ver resultados
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato
Sem Resultado
Ver resultados
Revista Cariri
Sem Resultado
Ver resultados
PUBLICIDADE

Feirantes apostam em medidas sanitárias para reaquecer vendas

Após queda de 30% nas vendas, comerciantes de Juazeiro e Iguatu, maiores cidades do Cariri e Centro-Sul, respectivamente, investiram na ampla oferta de álcool e uso de máscara como estratégias para atrair novamente os clientes

15 de janeiro de 2021
Feirantes apostam em medidas sanitárias para reaquecer vendas

Feirantes ofertam álcool em gel a 70%, utilizam máscaras faciais e, em sua maioria, mantêm o distanciamento entre as barracas (Foto: Antonio Rodrigues)

PUBLICIDADE

Muitas cidades interioranas ainda têm nas feiras livres o principal ambiente para comercialização de hortifrútis. Com preços mais atrativos e produtos geralmente frescos e livres de agrotóxicos, esses espaços costumam atrair grande público. No entanto, com a chegada da pandemia do novo coronavírus, a realidade mudou. O fluxo de clientes regrediu e os prejuízos se acumularam.

Feirantes de Iguatu e Juazeiro do Norte, no Sul do Estado, apontam queda de 30% nas vendas no primeiro semestre de 2020. Contudo, na tentativa de atrair novamente o público, feirantes adotaram, por conta própria e de forma mais rigorosa, diversas medidas sanitárias que possam conferir segurança ao cliente e, assim, chamá-lo de volta.

“Não recebemos nenhum tipo de instrução, seja da Vigilância Sanitária ou da Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos do Município (Semasp), mas sabemos que, garantindo segurança ao cliente, ele tende a voltar. Além disso, é bom até pra gente, pois todos têm medo da doença e com uso de máscara e gel ficamos mais seguros”, detalhou a vendedora Luiza Baptista, que tem uma banca na feira do bairro São Miguel, em Juazeiro do Norte.

Em nota, a Semasp questionou a informação e garantiu que “vem realizando fiscalizações nas feiras e mercados públicos da cidade com orientações sobre os protocolos de segurança sanitária”.

Vendedor de verduras e legumes, o juazeirense Arnaldo Barbosa, 42, conta que alterou sua rotina e, agora, começa a perceber o reaquecimento das vendas. Rigoroso, ele explica que a cada atendimento, lava as mãos e faz uso do álcool em gel. “O cuidado que a gente tem em casa tem que ter na rua. Ainda mais porque os nossos clientes são idosos”.

Em Juazeiro, a ampla maioria utiliza máscaras faciais e oferta álcool em suas barracas. A disposição dos locais também mudou. As barracas agora ficam mais afastadas uma das outras, reduzindo o contato entre clientes e feirantes. O mesmo acontece na feira livre de Iguatu.

O casal Valdécio de Araújo e Cicélia Pereira trabalha na feira há 11 anos. Após superado o período de proibição das feiras – em atendimento aos primeiros decretos do Governo do Estado – a rotina deles também foi alterada. Álcool 70%, uso regular da máscara e distanciamento para com os clientes se tornou o novo hábito dos feirantes. Essas medidas, segundo Cicélia, estão “sendo bem aprovadas pelos clientes”.

O aposentado José Pereira, 61, conta que passou “alguns meses” sem fazer compras na feira, como era habitual. Nas últimas semanas, adotou o horário matinal, “com fluxo menor de pessoas” e retornou às compras ao ar livre. Embora ainda receoso e respeitando todos os protocolos sanitários, José Pereira revela que agora se sente um pouco mais seguro. “Todo mundo de máscara passa mais proteção. Mesmo assim, eu faço minhas compras rapidinho e logo volto pra casa”, confessou.

Estratégia
Para o consultor de negócios Fabrício Freitas, a estratégia adotada pelos feirantes gera resultados, mas precisa ir além. “Com o fim do auxílio emergencial, a classe de menor poder aquisitivo que vai à feira com regularidade, vai reduzir o poder de compra, ampliando o impacto. Então, além de adotar todos os cuidados para evitar contaminação, os feirantes têm que buscar estratégias para redução do preço, que já é mais em conta em comparação aos grandes mercados”. O também consultor João Alverne Albuquerque, ressalta, porém, que o papel de atrair novamente os clientes deve ser compartilhado com as gestões municipais. “São elas que têm que organizar as feiras a partir de distanciamento, com maior espaço de circulação e fiscalização para cumprimento das medidas tanto de feirantes como clientes”, afirma.

Esses cuidados, aliás, são destacados como essenciais pelo infectologista Ivo Castelo Branco. Ele reconhece a importância econômica das feiras para esses comerciantes, mas adverte que “onde há pessoas próximas aumenta o risco de disseminação do novo coronavírus e, por isso, há extrema necessidade de todos usarem máscaras, além de garantir o distanciamento”.

Por Antonio Rodrigues/Honório Barbosa

Fonte: Diário do Nordeste

Revista Cariri Recomenda

Nova estátua da Menina Benigna é concluída em Santana do Cariri e tem data de inauguração prevista
Cariri

Complexo Religioso da Beata Benigna Cardoso será inaugurado em Santana do Cariri; saiba data

5 de fevereiro de 2026
Elmano de Freitas anuncia pacote de R$ 309 milhões para fortalecer a agricultura familiar
Regionais

Governo do Ceará e municípios assinam adesão ao Garantia Safra 2025/2026 e beneficiam mais de 195 mil agricultores

4 de fevereiro de 2026
Aeroporto de Juazeiro do Norte é o único do Brasil dentro de um Geoparque da Unesco
Cariri

Aeroporto de Juazeiro do Norte registra mais de 500 mil passageiros em 2025 e reforça crescimento do turismo no Cariri

31 de janeiro de 2026
Domingo de Páscoa tem ‘perigo’ de chuvas intensas em todo o Ceará, mostra aviso do Inmet
Regionais

Chuvas atingem 20 municípios do Cariri e Jardim registra maior volume do dia

30 de janeiro de 2026
Próximos
Período de inscrição no Prouni 2021 termina hoje

Período de inscrição no Prouni 2021 termina hoje

Bolsonaro monta roteiro para entregar obras de Lula e Dilma

'Fizemos nossa parte', diz Bolsonaro sobre colapso na saúde no Amazonas

Camilo visita Centro de Distribuição da Sesa e garante logística para distribuição de vacinas contra Covid-19

Camilo visita Centro de Distribuição da Sesa e garante logística para distribuição de vacinas contra Covid-19

Mais Lidas

  • Delete já: vírus que rouba contas bancárias foi encontrado em 10 apps; veja lista

    Trava Zap: o que são as mensagens que travam o WhatsApp

  • Governo Elmano de Freitas é aprovado por 56% dos eleitores, aponta Real Time Big Data

  • Renovação automática da CNH para ‘bons condutores’ de forma automática e gratuita começa a valer

  • Homem suspeito de estupro é morto a tiros no bairro Portelinha, em Nova Olinda

  • Maioria dos pacientes com câncer desconhece direitos garantidos por lei, revela pesquisa

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Sem Resultado
Ver resultados

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Controle sua privacidade
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
WhatsApp chat