A estátua de Padre Cícero localizada próxima à Paróquia de São Pedro, em Caririaçu, sofreu mais um ato de vandalismo na manhã desta segunda-feira (10). Apenas seis dias após ser reimplantada, a imagem teve a cabeça arrancada por um homem, que foi preso em seguida.
Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:
Facebook | X | Instagram | YouTube | Bluesky | Koo
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
O ato de vandalismo foi capturado por uma câmera de segurança, mostrando o momento em que o suspeito utiliza uma pedra para arrancar a cabeça e parte dos braços da estátua. Após o ataque, o homem, de 21 anos, saiu caminhando pela praça, mas foi contido por populares e preso pela Polícia Militar pouco depois.
“Sem motivo aparente, esse rapaz com uma pedra quebrou a imagem do Padre Cícero. Com a ajuda de populares, conseguimos prendê-lo e trazê-lo para fazer os procedimentos. Aparentemente, ele não tem problemas mentais, apenas falou que é usuário de drogas”, relatou o tenente Adriano Almeida.
Primeiro caso
Este é o segundo incidente envolvendo a estátua em menos de um mês. No dia 20 de maio, a imagem teve a cabeça danificada por um homem com problemas mentais, que também utilizou uma pedra para vandalizar o monumento. A ação foi filmada por uma testemunha.
Na ocasião, a Guarda Municipal foi acionada e conseguiu identificar e capturar o suspeito. O homem foi detido e levado para a Delegacia Municipal de Caririaçu, mas foi liberado horas depois. A estátua foi então removida da praça e enviada para Petrolina, em Pernambuco, para reparos, antes de ser reimplantada no Ceará.
Inaugurada em 23 de março deste ano, a estátua fazia parte das celebrações pelos 180 anos de nascimento de Padre Cícero. A comunidade de Caririaçu agora enfrenta o desafio de restaurar novamente o monumento, que é um símbolo de devoção e cultura local.