Anúncio
Hospedagem de sites ilimitada superdomínios
Revista Cariri
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato

Sem Resultado
Ver resultados
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato
Sem Resultado
Ver resultados
Revista Cariri
Sem Resultado
Ver resultados
PUBLICIDADE

Entidades apontam acesso para aulas remotas no interior entre 60% e 80%

Pais e gestores da Educação não querem volta às aulas ainda neste ano, segundo levantamento feito por escolas

11 de outubro de 2020
Entidades apontam acesso para aulas remotas no interior entre 60% e 80%

Áurea Gabriele, 11 anos, faz o 6º ano do ensino fundamental em uma escola da rede municipal e estuda no alependre de casa, na periferia de Iguatu (Foto: Honório Barbosa)

PUBLICIDADE

Na zona rural de Iguatu, na região Centro-Sul cearense, Raíra Maria de Menezes, 9 anos, estuda em casa, conectada à internet. Na periferia da cidade, a estudante, Áurea Gabriele Bezerra, 11 anos, acompanha as aulas remotas por meio de um celular. As duas são alunas do ensino fundamental de escolas municipais e fazem parte de um grupo local em torno de 80% dos estudantes que conseguem acompanhar o ensino remoto.

A realidade de cada município é variável acerca do acesso às aulas remotas. Para a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) 80% dos alunos de escolas públicas municipais conseguem acesso às aulas à distância.

A Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Ceará (Fetamce) estima para o Ceará uma média entre 60% e 70% dos alunos da rede pública municipal do ensino fundamental estão conectados.

Em relação a rede estadual que oferta o ensino médio regular e profissionalizante cerca de 86% dos alunos utilizam computador, celular ou tablet. Os dados são da Secretaria de Educação (Seduc).

Já para as escolas particulares o alcance é de praticamente 100%, segundo levantamento nas unidades de ensino.

Em meio a pandemia do novo coronavírus que afastou os alunos da sala de aula desde 20 de março passado, há quase sete meses, existe um posicionamento comum à maioria dos pais e professores das redes particular e pública nas esferas estadual e municipal: as aulas presenciais não devem retornar neste ano.

Estudo
Raíra Maria de Menezes, 9 anos, estuda em casa, conectada à internet, no sítio Juazeirinho. A avó, uma professora aposentada, ensina à neta o conteúdo e os exercícios. “No começo foi difícil, mas depois ela foi gostando”, contou. “Eu acho bem melhor na escola, com minhas amigas”, expressou, Raíra Maria.

Em Iguatu, a aposentada, Maria Cleide Lima, avalia como um ano perdido os estudos da neta, Áurea Gabriele Bezerra. “Ela está se esforçando, mas acho que nesse ano se perdeu muita coisa e as aulas não devem voltar mais, já que o ano tá acabando”.

A aluna Áurea Gabriele faz o 6º ano do ensino fundamental em uma escola da rede municipal. “Conheço colegas que não têm a internet e pegam as tarefas na escola”, contou. “As aulas na escola são melhores, têm explicação e queria que voltasse logo”.

Quem reclama das aulas remotas é a aluna Márcia Araújo, no sítio Lagoa Redonda, zona rural de Iguatu. “A gente ver mais tarefa, e tenho dificuldade de entender as matérias”, disse. A mãe, dona de casa, Laura Araújo, lamenta o ano perdido. “O aprendizado foi quase nada”, disse. Mesmo assim, ela é contra o retorno das aulas. “Para esse ano não dá mais”.

Cursando o 1º do ensino fundamental, em uma escola particular, Marina Gomes, 7 anos, tem notebook e o apoio da mãe, Ana Nunes, agente comunitária de Saúde. “No período da tarde, estudo com ela, mas pela manhã uma prima dela acompanha as aulas”, contou. “É um ano importante porque é a alfabetização, mas ela já está lendo algumas palavras e escrevendo”.

Classificação
A secretária de Educação de Milhã, no Sertão Central, Paula Vieira, informou que por meio de grupos de gestores municipais o acesso à internet chega em média a 87% dos alunos. “Houve uma expansão da internet no interior, e a dificuldade é o compartilhamento de um mesmo celular entre os irmãos”, pontuou.

Para as secretarias municipais de Educação, há cinco tipos de alunos em meio à realidade das aulas remotas. Os que têm acesso e participam efetivamente; os que ficam offline, mas depois assistem e dão retorno das atividades; os que não têm conexão e recebem atividades impressas; outro grupo é daqueles que não têm nenhuma participação – sem acesso e sem receber material e, por último, os que têm acesso à tecnologia online, mas não querem participar.

Para Paula Vieira, há situação é complexa. “Ninguém vê possibilidade de retorno mais este ano às salas de aula”, observou. Luíza Amélia, presidente da Undime. “A maioria (70%) já optou por não retornar às aulas presenciais em 2020”. Carmen Santiago, da Fetamce, também segue esse posicionamento. “Não acreditamos mais nessa possibilidade, quando houver autorização do governo”.

A Associação das Escolas Particulares da Região Centro-Sul indicou que pesquisas feitas pelos estabelecimentos de ensino mostram que 83% dos pais disseram não ao retorno das aulas para o ensino fundamental e 62% para o ensino médio.

O presidente da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece), Nilson Diniz, mostrou preocupação com o retorno às aulas presenciais. “Falta estrutura, condições financeiras aos municípios para adequação dos espaços e do transporte escolar”, frisou. “Defendemos que a decisão deve ser de cada município”.

O presidente do Sindicato dos Professores do município de Iguatu, Pablo Campos, também não vê condições para a volta ao velho normal. “Não há essa possibilidade”, disse. “A pandemia não acabou e temos de continuar preservando vidas”.

Por Honório Barbosa

Fonte: Diário do Nordeste

Revista Cariri Recomenda

☔ Alerta de chuvas intensas no Ceará é ampliado para 108 cidades, segundo Inmet
Cariri

Cariri enfrenta fim de semana de calor intenso e baixa umidade, com possibilidade de chuvas isoladas

5 de dezembro de 2025
Hospital Polo Regional do Centro-Sul inicia obras em Iguatu com investimento superior a R$ 312 milhões
Regionais

Hospital Polo Regional do Centro-Sul inicia obras em Iguatu com investimento superior a R$ 312 milhões

4 de dezembro de 2025
Elmano de Freitas autoriza início das obras do Hospital Regional do Maciço de Baturité
Regionais

Elmano de Freitas autoriza início das obras do Hospital Regional do Maciço de Baturité

29 de novembro de 2025
Compra de caixas em Várzea Alegre vira alvo de investigação por suspeita de superfaturamento
Cariri

Compra de caixas em Várzea Alegre vira alvo de investigação por suspeita de superfaturamento

29 de novembro de 2025
Próximos
Brasil registra 150.488 mortes por Covid-19; foram 290 óbitos nas últimas 24h

Brasil registra 150.488 mortes por Covid-19; foram 290 óbitos nas últimas 24h

TSE quer trocar urna eletrônica por voto no celular

TSE quer trocar urna eletrônica por voto no celular

Imóvel, doação e terreno: o destino de milhões em dinheiro vivo dos Bolsonaros

Imóvel, doação e terreno: o destino de milhões em dinheiro vivo dos Bolsonaros

Mais Lidas

  • Sete anos sem Marielle: a ausência que ainda ecoa – Por Mirta Lourenço

    Dino marca julgamento do caso Marielle na 1ª Turma do STF; veja data

  • Acréscimo de 25% pode aumentar aposentadoria do INSS; saiba como solicitar

  • Brasil conhece adversários na Copa do Mundo de 2026; confira grupos

  • Carro desgovernado atropela duas mulheres e invade casas em Várzea Alegre

  • Alexandre de Moraes integra lista de personalidades mais influentes do mundo, segundo o Financial Times

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Sem Resultado
Ver resultados

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Controle sua privacidade
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
WhatsApp chat