Anúncio
Hospedagem de sites ilimitada superdomínios
Revista Cariri
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato

Sem Resultado
Ver resultados
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato
Sem Resultado
Ver resultados
Revista Cariri
Sem Resultado
Ver resultados
PUBLICIDADE

Em risco de extinção na caatinga, onça-parda é morta em Tarrafas e exibida em redes sociais

Matar, perseguir, caçar ou apanhar espécimes da fauna silvestre sem permissão, licença ou autorização é crime com pena de seis meses a um ano de detenção e multa

3 de novembro de 2021
Em risco de extinção na caatinga, onça-parda é morta em Tarrafas e exibida em redes sociais

O Batalhão da Polícia Militar Ambiental (BPMA) de Juazeiro do Norte foi acionado para encontrar os autores do crime (Foto: Reprodução)

PUBLICIDADE

Uma onça-parda — Puma concolor — foi morta por caçadores na cidade de Tarrafas, na região Centro-Sul do Ceará. O crime ambiental, ocorrido em uma localidade chamada Serra Verde, foi filmado pelos infratores. Após a morte, fotos do animal foram exibidas nas redes sociais pelos moradores do sítio Ipueiras.

Curta e siga nossas redes sociais:

• Facebook
• Twitter

Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso Whatsapp.

O Batalhão da Polícia Militar Ambiental (BPMA) de Juazeiro do Norte foi acionado para encontrar os autores do crime.

“Temos os nomes e os apelidos, e estamos em diligência para encontrá-los. O pessoal do sítio vizinho confirmou. Estamos agora em busca da identificação completa e de algum objeto em flagrante do local.”
Tenente José Pereira da Silva Filho, Comandante do BPMA de Juazeiro do Norte

Denúncia a ONG
A polícia foi acionada após uma denúncia anônima, na manhã desta quarta-feira (3), de um morador da localidade, também conhecida como Serra do Mundo, que entrou em contato com membros da Organização Não-Governamental Biodiverse, de Crato, que atua em pesquisa e ações de defesa e proteção da fauna e flora silvestre.

Segundo a bióloga Raquel Soares, que recebeu a denúncia, além de matar o felino, os caçadores teriam comido o animal. “A prática da caça, segundo a informação que temos, é que é frequente na Serra Verde. Dessa vez, a ação foi filmada e repassada em grupos de WhatsApp”, reforçou.

A polícia foi acionada após uma denúncia anônima a membros da ONG Biodiverse, de Crato (Foto: Reprodução)

Após receber a denúncia, os integrantes da ONG acionaram a BPMA de Juazeiro do Norte repassando fotos, vídeos e informações. O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) também recebeu a denúncia pela Biodiverse.

Angústia e revolta
“O sentimento que fica é de angústia, de revolta. Enquanto alguns trabalham todos os dias para manter um meio ambiente equilibrado, outros destroem e exibem como troféu. Um troféu desumano que é. Infelizmente, não é um caso isolado e a caça esportiva é uma triste realidade. Agora, temos que reconhecer que somos responsáveis por mudar essa realidade. É não se calar nessas situações”, enfatiza Raquel.

De acordo com o comandante do BPMA de Juazeiro do Norte, uma equipe de policiais se deslocou até o local para averiguar o caso. A reportagem também questionou o Ibama e a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) sobre o caso, mas não tivemos retorno até a publicação desta matéria.

Após receber as imagens, os integrantes da ONG acionaram a BPMA de Juazeiro do Norte repassando fotos, vídeos e informações (Foto: Reprodução)

Crime ambiental
A Lei de Crimes Ambientais (Lei 9605/98), em seu artigo 29, aponta que “matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a obtida”, é crime. A pena varia de seis meses a um ano de detenção e multa.

Conforme a IUCN (sigla em inglês para União Internacional da Conservação da Natureza) esta espécie foi avaliada para o bioma Caatinga como “Em perigo” (EN) de extinção.

“Ela já sofre com toda a derrubada de mata onde ela vive e ainda tem as queimadas que reduzem ainda mais essa área verde, além dos atropelamentos em estradas e os conflitos pela predação de animais domésticos. Se não bastasse tudo isso, ainda tem a caça”, alerta a bióloga.

Segundo maior felino das américas
Conhecida também como onça-vermelha, onça-parda ou suçuarana, essa espécie é o segundo maior felino das Américas, atrás somente da onça-pintada (Panthera onca) e a quarta maior do mundo. “São animais de hábitos solitários e territorialistas, formando pares somente durante o período reprodutivo. Pode medir até 1,1 metros de comprimento e pesar até 80 quilos”, explica o biólogo Charles Sousa.

O felino tem hábito alimentar generalista, tendo uma grande variedade de presas como tatus, porcos-do-mato, quatis, aves, pacas, répteis, dentre outros.

Cada ninhada pode conter de um a seis filhotes e o tempo de vida dessa espécie varia de 8 a 10 anos. “Mas existem relatos na natureza de indivíduos que já chegaram a 13 e 15 anos”, completa Charles.

Com ampla distribuição através das Américas, a onça-parda pode ser encontrada em vários biomas, como a caatinga. “O Ceará possui registros dessa espécie, mas ainda não sabia de ocorrência por aquela região. Na foto, mostra que é um indivíduo macho”, identifica o biólogo.

Por Antonio Rodrigues

Fonte: Diário do Nordeste

Revista Cariri Recomenda

URCA firma cooperação com TJCE e Sedih para ampliar cultura de paz no Cariri
Regionais

URCA firma cooperação com TJCE e Sedih para ampliar cultura de paz no Cariri

8 de dezembro de 2025
☔ Alerta de chuvas intensas no Ceará é ampliado para 108 cidades, segundo Inmet
Cariri

Cariri enfrenta fim de semana de calor intenso e baixa umidade, com possibilidade de chuvas isoladas

5 de dezembro de 2025
Hospital Polo Regional do Centro-Sul inicia obras em Iguatu com investimento superior a R$ 312 milhões
Regionais

Hospital Polo Regional do Centro-Sul inicia obras em Iguatu com investimento superior a R$ 312 milhões

4 de dezembro de 2025
Elmano de Freitas autoriza início das obras do Hospital Regional do Maciço de Baturité
Regionais

Elmano de Freitas autoriza início das obras do Hospital Regional do Maciço de Baturité

29 de novembro de 2025
Próximos
Lula segue na liderança da disputa presidencial, diz pesquisa XP/Ipespe

Lula segue na liderança da disputa presidencial, diz pesquisa XP/Ipespe

Detran-CE conclui 1ª etapa de atendimento a candidatos do programa CNH Popular

Detran-CE conclui 1ª etapa de atendimento a candidatos do programa CNH Popular

Exame de sangue pode detectar câncer anos antes dos primeiros sintomas

Covid-19: Brasil registra 164 mortes e 14.661 novos casos nesta quarta-feira (03)

Mais Lidas

  • Carro desgovernado atropela duas mulheres e invade casas em Várzea Alegre

    Carro desgovernado atropela duas mulheres e invade casas em Várzea Alegre

  • Criminosos usam dados de contribuintes para aplicar golpes em nome da Receita; saiba como se proteger

  • Acréscimo de 25% pode aumentar aposentadoria do INSS; saiba como solicitar

  • Elmano anuncia pagamento da segunda parcela do 13º e antecipação da folha de dezembro

  • Ceará reúne 1.545 candidatos para a prova discursiva do CNU; veja horários, locais e regras

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Sem Resultado
Ver resultados

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Controle sua privacidade
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
WhatsApp chat