O governador do Ceará, Elmano de Freitas, assinou nesta terça-feira (9) a Mensagem ao Legislativo que autoriza a doação do terreno destinado à construção do futuro Hospital Universitário (HU) da Universidade Federal do Cariri (UFCA), em Juazeiro do Norte.
Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:
Facebook | X | Instagram | YouTube | Bluesky
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
Segundo o chefe do Executivo estadual, a medida marca um avanço importante no processo de interiorização da saúde.
“Se o povo de Fortaleza tem um hospital de qualidade, o povo do Cariri também terá o seu”, afirmou Elmano, destacando que o HU reforçará o atendimento da rede do Sistema Único de Saúde (SUS) na região.
Estrutura e investimento
O novo equipamento será de média e alta complexidade e terá investimento de R$ 260 milhões do governo federal, por meio do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC).
🔹 Serão 200 leitos, sendo 40 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI);
🔹 A área construída terá 20 mil m²;
🔹 Além do atendimento à população, o hospital contribuirá para a produção de dados epidemiológicos e criação de indicadores para políticas públicas de saúde.
Formação de profissionais e localização
O terreno doado pelo Governo do Ceará à UFCA está localizado na Rua Paizinho Sabiá, Cidade Universitária, em Juazeiro do Norte.
O ministro da Educação, Camilo Santana, ressaltou o impacto do investimento, reforçando a integração entre saúde e educação.
“Um país só se transforma, só constrói justiça social quando o povo se liberta — e se liberta através da educação”, declarou Santana, destacando também o papel do novo hospital na formação de profissionais da saúde.
Parceria entre Estado e União
Elmano de Freitas destacou que a iniciativa será um marco para o Cariri, tanto no atendimento hospitalar quanto na formação acadêmica.
“Ao lado do ministro da Educação, Camilo Santana, vamos levar para o Cariri mais um hospital público que vai reforçar a saúde da região e ainda formar novos profissionais. Conto com o apoio dos deputados e deputadas para aprovação dessa importante medida”, concluiu o governador.
Por Bruno Rakowsky










