Um emocionante reencontro marcou a vida de uma família cearense após três décadas de saudade. João Batista, de 66 anos, que estava desaparecido há mais de 30 anos, finalmente encontrou seus familiares em Juazeiro do Norte.
Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:
Facebook | X | Instagram | YouTube | Bluesky
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
João Batista deixou o Cariri em meados da década de 1980 rumo a Brasília, em busca de melhores oportunidades de vida. No entanto, devido às dificuldades da época e a problemas de saúde, ele perdeu contato com sua família no Ceará.
Em fevereiro deste ano, João foi internado em um hospital de São Paulo com pneumonia grave, desnutrição, sequelas motoras e demência decorrentes de um Acidente Vascular Encefálico Isquêmico (AVEi). Durante o atendimento médico, ele mencionou os nomes de familiares e sua cidade natal, Juazeiro do Norte, o que levou os profissionais de saúde a procurarem uma rádio local para anunciar que ele buscava sua família.
Um sobrinho de João Batista ouviu o anúncio na rádio e informou à avó e à mãe, que foram citadas como parentes. A família entrou em contato com a rádio e descobriu que se tratava do parente desaparecido.
Intervenção da Defensoria
A família procurou a Defensoria Pública do Ceará, que intermediou o transporte aéreo de João Batista de São Paulo para Juazeiro do Norte, devido ao seu estado debilitado. O retorno aconteceu pouco antes do dia de São João, em 24 de junho, uma data simbólica na região.
Além da atuação do defensor público de Juazeiro do Norte, a equipe psicossocial da Defensoria da cidade também auxiliou no processo.
Por Nicolas Uchoa