Anúncio
Hospedagem de sites ilimitada superdomínios
Revista Cariri
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato

Sem Resultado
Ver resultados
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato
Sem Resultado
Ver resultados
Revista Cariri
Sem Resultado
Ver resultados
PUBLICIDADE

Decreto proíbe acesso aos locais de banho no entorno do açude Orós

A medida entrou em vigor nesta segunda-feira (25) e foi adotada mediante o crescimento do número de óbitos e de casos de Covid-19 no município

26 de janeiro de 2021
Decreto proíbe acesso aos locais de banho no entorno do açude Orós

A válvula dispersora é um dos pontos mais visitados do açude Orós, devido a grande liberação de água. O acesso ao local está proibido por tempo indeterminado (Foto: Wandenberg Belém)

PUBLICIDADE

O acesso ao açude Orós, à válvula dispersora, a correntezinha e a outros locais de banho no município de Orós está proibido a partir de hoje (25). A decisão foi adotada por meio de decreto municipal mediante o crescimento de casos de Covid-19 e de óbitos pela doença. A interdição segue por tempo indeterminado.

Para manter o cumprimento da medida, a Prefeitura de Orós tem o apoio da Polícia Militar e dos agentes da Guarda Municipal de Orós (GMO), que fazem a fiscalização das áreas proibidas ao acesso de banhistas. Somente trabalhadores e moradores de ilhas e do entorno do açude podem transpor a barreira.

As medidas restritivas de acesso às áreas de lazer foram adotadas após reunião, na última sexta-feira (22), do Comitê Municipal de Combate ao Coronavírus. “Há preocupação com o aumento de óbitos e dos casos de Covid-19 porque também cresceu muito a presença de turistas no açude”, observou a coordenadora da Vigilância Sanitária de Orós, Aurília Aquino.

O açude Orós é o segundo maior do Estado e acumula hoje 20,2% de sua capacidade que é de 1,9 bilhão de metros cúbicos. Desde dezembro passado que o reservatório voltou a atrair visitantes que buscam opções de banho e os restaurantes que oferecem os pratos típicos – baião-de-dois e peixe frito. Nos fins de semana a movimentação é maior.

O açude Orós tem capacidade para armazenar 1,9 bilhão de metros cúbicos e está hoje com 20,2% de água (Foto: Wandenberg Belém)

O decreto municipal que vetou o acesso de banhistas não afeta o funcionamento dos restaurantes que “ficarão abertos, mas devem cumprir os protocolos de prevenção sanitária”, pontuou Aurília Aquino.

Para a secretária de Saúde do município, Zuíla Maciel, “a medida tem por objetivo reduzir e conter o aumento dos casos de Covid-19”.

Impacto
Antônio Feitosa, comerciante, disse que a medida vai afetar os negócios. “Já ficamos mais de quatro meses no ano passado sem funcionar e agora esse decreto vai afastar as pessoas que vêm do Cariri, de Iguatu, de Icó e de outras cidades”, ponderou. “As pessoas não vêm aqui só pela comida, querem tomar banho e acho que agora ninguém vem mais”.

O barqueiro Francisco Custódio, que há 15 anos faz passeio com os visitantes nas águas do Orós, mostrou-se preocupado. “O movimento é maior no fim de semana, e acho que agora não vai ter mais gente e vai derrubar a nossa renda, que já é pouca”, disse. “Acho que é seguro, todo mundo de máscara, não tem perigo, não deviam proibir dessa forma”.

O açude Orós tem registrado maior movimentação desde dezembro. O local é ponto turístico da cidade (Foto: Wandenberg Belém)

O turista Alberto Oliveira foi surpreendido na manhã desta terça-feira (26) ao chegar ao açude Orós. Ele e a família queriam tomar banho na válvula dispersora e na correntezinha, mas o acesso estava interditado. “Hoje aqui está quase vazio e não vejo sentido nessa proibição porque estamos ao ar livre, e podemos manter o distanciamento, o uso de máscara”, reclamou. “As lojas, os bancos, os ônibus estão cheios, mas isso pode, não dá para entender”.

Números da pandemia
A vacinação contra a Covid-19 continua em Orós. Até o momento já foram imunizados 118 profissionais de Saúde e motoristas de ambulâncias que estão na linha de frente da pandemia do novo coronavírus. Na primeira remessa, o município recebeu 150 doses da vacina coronavac.

Hoje deve receber mais 60 doses do imunizante da Oxford/Astrazeneca destinadas aos profissionais de saúde e 220 para os idosos acima de 75 anos. “Vamos fazer o cadastro da população idosa”, explicou a coordenadora de imunização do município, Cybele Vidal. “Não temos indígenas e nem idosos em abrigos”.

O motorista de ambulância Charles de Oliveira, foi vacinado na manhã desta terça-feira (26) e destacou a importância da vacinação. “É necessário que todos sejam vacinados para a gente vencer essa pandemia”, disse. Ele lamentou a falta de conscientização das pessoas e destacou que “do fim do ano passado para cá, com muita gente aglomerada, sem máscara e agora a conta tá chegando com mais gente doente e morrendo”.

O município de Orós acumula desde o início da pandemia 49 óbitos por Covid-19. Somente neste mês de janeiro ocorreram cinco mortes por complicações da doença. No total, são 1439 casos confirmados da doença. Um grupo de 52 pessoas permanece em isolamento domiciliar e 1338 estão recuperados. Os dados são do sistema IntegraSus, da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa).

Por Honório Barbosa e Wandenberg Belém

Fonte: Diário do Nordeste

Revista Cariri Recomenda

Elmano de Freitas anuncia pacote de R$ 309 milhões para fortalecer a agricultura familiar
Regionais

Elmano de Freitas anuncia pacote de R$ 309 milhões para fortalecer a agricultura familiar

13 de dezembro de 2025
Entenda a proposta que retira exigência de autoescola para tirar CNH
Cariri

Instrutores autônomos no Crajubar se credenciam para novo modelo de formação de condutores

11 de dezembro de 2025
URCA firma cooperação com TJCE e Sedih para ampliar cultura de paz no Cariri
Regionais

URCA firma cooperação com TJCE e Sedih para ampliar cultura de paz no Cariri

8 de dezembro de 2025
☔ Alerta de chuvas intensas no Ceará é ampliado para 108 cidades, segundo Inmet
Cariri

Cariri enfrenta fim de semana de calor intenso e baixa umidade, com possibilidade de chuvas isoladas

5 de dezembro de 2025
Próximos
Ceará supera 295 mil casos confirmados de Covid-19 e tem 9.532 óbitos pela doença

Brasil volta a registrar mais de mil mortes por Covid-19 em um dia

Por falta de internet, Granjeiro não consegue informar dados de vacinados contra a Covid-19

Por falta de internet, Granjeiro não consegue informar dados de vacinados contra a Covid-19

Avião com Bolsonaro tem dificuldade para pousar no Nordeste

Impeachment de Bolsonaro é possível? Entenda o que há de concreto

Mais Lidas

  • Fui bloqueado no WhatsApp. Como desbloquear?

    Fui bloqueado no WhatsApp. Como desbloquear?

  • Ceará realiza maior mutirão do SUS da história com mais de 3 mil procedimentos em todo o estado

  • Peter Greene, ator de ‘Pulp Fiction’ e ‘O Máscara’, morre aos 60 anos em Nova York

  • Suspeito de matar pedagoga em Missão Velha já havia ameaçado vítima, aponta polícia

  • Parem de nos matar! – Por Mirta Lourenço

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Sem Resultado
Ver resultados

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Controle sua privacidade
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
WhatsApp chat