Anúncio
Hospedagem de sites ilimitada superdomínios
Revista Cariri
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato

Sem Resultado
Ver resultados
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato
Sem Resultado
Ver resultados
Revista Cariri
Sem Resultado
Ver resultados
PUBLICIDADE

No Dia da Cultura, governador Camilo Santana assina Ordem de Serviço para o Centro Cultural do Cariri

O compromisso é trazer novas potencialidades de investimento ao Crato e cidades vizinhas e impulsionar de forma dinâmica a produção cultural, o turismo e o lazer pelo interior do Ceará

5 de novembro de 2020
(Foto: Nivia Uchoa/Governo do Ceará)

(Foto: Nivia Uchoa/Governo do Ceará)

PUBLICIDADE

O governador do Ceará, Camilo Santana, assinou nesta quinta-feira (5), no Dia da Cultura, a Ordem de Serviço do Centro Cultural do Cariri. Orçada em R$ 53.597.208,13, a obra teve seus primeiros investimentos ainda em 2018, por meio da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), com a compra do imóvel do Hospital Manuel de Abreu no valor de R$ 4 milhões, que será requalificado para abrigar o novo Complexo Cultural da Região. O compromisso é trazer novas potencialidades de investimento ao Crato e cidades vizinhas e impulsionar de forma dinâmica a produção cultural, o turismo e o lazer pelo interior do Ceará.

“Este será um grande equipamento com áreas de exposições, oficinas, teatro, museu, cinema e etc. Ele está localizado numa área enorme adquirida pelo Estado e fica logo na entrada do Crato, com uma arquitetura antiga, um patrimônio da região, cuja parte arquitetônica e histórica será preservada, e tem um projeto belíssimo. Hoje nós estamos aqui dando a ordem de serviço deste que será o maior equipamento cultural do interior do Ceará e, deste modo, vamos interiorizando cada vez mais os equipamentos culturais para outros municípios do estado. Fizemos aqui a Vila da Música, no Crato, equipamento cultural que recebe jovens que querem aprender a tocar os mais variados instrumentos musicais, nesta escola de formação belíssima, e outros dois equipamentos sendo um em Quixadá, e outro que inauguraremos logo mais em Quixeramobim. Este novo equipamento nos traz uma grande valorização da Cultura para a região de Crajubar (Crato, Juazeiro e Barbalha)”, ressaltou o governador Camilo Santana.

“O Centro Cultural do Cariri comporá a Rede de Equipamentos Culturais da Secult-CE e faz parte de uma meta da Lei 16.026/2016 do Plano Estadual de Cultura para implantação de centros culturais no interior do Estado, compromisso do governador Camilo Santana. O Centro Cultural do Cariri é também uma instituição que articula as políticas de acesso à cultura, de fomento à criação e circulação artística, de patrimônio cultural, de formação artístico-cultural e de produção do conhecimento”, explica Fabiano Piúba, secretário da Cultura do Estado do Ceará.

(Foto: Nivia Uchoa/Governo do Ceará)

Restauração
A obra do Centro Cultural do Cariri inclui reforma, restauração e requalificação do prédio do antigo Hospital Manuel de Abreu, para a implantação do Centro Cultural do Cariri no município do Crato. O equipamento será construído em área que no passado pertenceu a edificações de arquitetura marcante, como o Seminário da Sagrada Família, fundado em 1948, e posteriormente, o Hospital Regional Manuel de Abreu, que funcionou de 1973 até 2014, quando foi desativado. As estruturas existentes hoje no local serão parcialmente aproveitadas para receber o Centro Cultural do Cariri, compreendendo uma área construída total de 12 mil metros quadrados (m²).

O local que já abrigou o Seminário da Sagrada Família e o hospital, faz parte do Programa de Descentralização das ações e investimentos de Cultura no Ceará, que inclui entre outras iniciativas a construção de novos equipamentos integrando a rede de equipamentos de Cultura, localizados em diferentes municípios do Estado, como a Vila da Música, no Crato, a Casa Cego Aderaldo, em Quixadá, o Museu Sacro São José de Ribamar, em Aquiraz, e em breve a Casa de Antônio Conselheiro, em Quixeramobim.

Além disso, o Centro Cultural do Cariri integra os novos projetos de equipamentos de Cultura do Estado, juntamente com o Novo Museu da Imagem e do Som do Ceará (MIS-CE) e a Estação das Artes, já planejado dentro de um conceito de um centro cultural-parque, de junção entre cultura e natureza, sendo um espaço catalisador das instituições, manifestações e expressões da região do Cariri em conexão com o Ceará, o Brasil e o mundo em um contexto fértil, em que estamos desenvolvendo a candidatura da Chapada do Araripe como Patrimônio da Humanidade.

Bandas de música
Na ocasião, o governador anunciou ainda a entrega de instrumentos para 60 bandas de música de todo o Estado, ação que irá estimular na formação e desempenho de crianças e jovens do Ceará.

Previsão de entrega
Dezoito meses é o prazo para entrega do prédio ao povo do Cariri, cuja estrutura arquitetônica será preservada. O Centro Cultural do Cariri terá ainda quadra de esportes e um planetário, a exemplo dos que já existem no Centro Dragão do Mar, em Fortaleza, e em Sobral.

“O Centro Cultural do Cariri terá ainda preservada toda a área verde que se integra à obra, garantindo uma boa relação com a flora local, e compondo um dos mais belos equipamentos culturais do interior do Nordeste”, destacou o secretário Fabiano Piúba.

Equipamentos no Cariri
Além do Centro Cultural do Cariri, o Governo do Estado criou a Escola Vila da Música, em 2017, no Crato, e adquiriu o espaço que abriga o Teatro Rachel de Queiroz que integrará a rede de equipamentos culturais do estado.

Revista Cariri Recomenda

Estátua da Menina Benigna em Santana do Cariri (Foto: Ypsilon Félix/Divulgação)
Cariri

Complexo Religioso da Beata Benigna Cardoso será inaugurado em Santana do Cariri; saiba data

5 de fevereiro de 2026
(Foto: Tiago Stille/Governo do Ceará)
Regionais

Governo do Ceará e municípios assinam adesão ao Garantia Safra 2025/2026 e beneficiam mais de 195 mil agricultores

4 de fevereiro de 2026
Aeroporto de Juazeiro do Norte, Orlando Bezerra de Menezes (Foto: Divulgação/Aena)
Cariri

Aeroporto de Juazeiro do Norte registra mais de 500 mil passageiros em 2025 e reforça crescimento do turismo no Cariri

31 de janeiro de 2026
Os dados foram divulgados pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) (Foto: Samuel Pinheiro/Revista Cariri)
Regionais

Chuvas atingem 20 municípios do Cariri e Jardim registra maior volume do dia

30 de janeiro de 2026
Próximos
A área de plantio saltou de 24 hectares para 29, de 2019 para este ano (Foto: Antonio Rodrigues)

Após dois anos, produção de abacaxi volta a crescer em Santana do Cariri com regularidade das chuvas

(Foto: Nivia Uchoa/Governo do Ceará)

Governo do Ceará vai construir Casa da Mulher Cearense e nova Escola Militar em Juazeiro do Norte

Novembro tem a maior média histórica (1.886) de queimadas no Ceará, segundo o Inpe (Foto: Honório Barbosa)

Queimadas em vegetação têm redução de 77% no início de novembro, no Ceará

Mais Lidas

  • (Foto: Freepik)

    Trava Zap: o que são as mensagens que travam o WhatsApp

  • Cariri bate recorde de novas empresas no primeiro semestre com crescimento de 42%

  • Anvisa registra seis mortes suspeitas e casos de pancreatite associados ao uso de canetas emagrecedoras no Brasil

  • Jovem de 23 anos sofre tentativa de homicídio à bala em Mauriti

  • Famosos se manifestam contra fala de Bolsonaro, que chamou o Nordeste de “Paraíba”

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Arquivos

  • fevereiro 2026
  • janeiro 2026
  • dezembro 2025
  • novembro 2025
  • outubro 2025
  • setembro 2025
  • agosto 2025
  • julho 2025
  • junho 2025
  • maio 2025
  • abril 2025
  • março 2025
  • fevereiro 2025
  • janeiro 2025
  • dezembro 2024
  • novembro 2024
  • outubro 2024
  • setembro 2024
  • agosto 2024
  • julho 2024
  • junho 2024
  • maio 2024
  • abril 2024
  • março 2024
  • fevereiro 2024
  • janeiro 2024
  • dezembro 2023
  • novembro 2023
  • outubro 2023
  • setembro 2023
  • agosto 2023
  • julho 2023
  • junho 2023
  • maio 2023
  • abril 2023
  • março 2023
  • fevereiro 2023
  • janeiro 2023
  • dezembro 2022
  • novembro 2022
  • outubro 2022
  • setembro 2022
  • agosto 2022
  • julho 2022
  • junho 2022
  • maio 2022
  • abril 2022
  • março 2022
  • fevereiro 2022
  • janeiro 2022
  • dezembro 2021
  • novembro 2021
  • outubro 2021
  • setembro 2021
  • agosto 2021
  • julho 2021
  • junho 2021
  • maio 2021
  • abril 2021
  • março 2021
  • fevereiro 2021
  • janeiro 2021
  • dezembro 2020
  • novembro 2020
  • outubro 2020
  • setembro 2020
  • agosto 2020
  • julho 2020
  • junho 2020
  • maio 2020
  • abril 2020
  • março 2020
  • fevereiro 2020
  • janeiro 2020
  • dezembro 2019
  • novembro 2019
  • outubro 2019
  • setembro 2019
  • agosto 2019
  • julho 2019
  • junho 2019

Categorias

  • Análises
  • Avisos e Editais
  • Barbalha
  • Brasil
  • Cariri
  • Carreira & Oportunidades
  • Ceará
  • Colunistas
  • Conteúdo Patrocinado
  • Copa do Mundo 2022
  • Coronavírus
  • Cotidiano
  • CPI da Covid
  • Crato
  • Cultura
  • Curiosidades
  • Desmentindo boatos
  • Economia & Negócios
  • Educação
  • Eleições 2020
  • Eleições 2022
  • Eleições 2024
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Famosos
  • Geral
  • Juazeiro do Norte
  • Meio Ambiente
  • Morte do Papa Francisco
  • Mundo
  • Novelas
  • Opinião
  • Política
  • Posse de Lula
  • Regionais
  • Saúde
  • Segurança
  • Tecnologia


Canetas emagrecedoras têm alerta para pancreatite na bula (Foto: Samuel Pinheiro/Revista Cariri)
Saúde

Anvisa registra seis mortes suspeitas e casos de pancreatite associados ao uso de canetas emagrecedoras no Brasil

7 de fevereiro de 2026

Seis mortes suspeitas e 225 casos de pancreatite associados ao uso de canetas emagrecedoras foram notificados à Agência Nacional de...

Leia Mais
Imóvel disponível pelos Correios na cidade de Catarina (Foto: Correios/VIP Leilões)

Correios colocam à venda seis imóveis no Ceará em leilões digitais; veja valores e como participar

7 de fevereiro de 2026
Baliza deixa de ser exigida no exame prático a partir de segunda (9) no Ceará (Imagem gerada por IA)

Detran-CE deixa de aplicar prova de baliza em exames práticos a partir de segunda-feira (9)

7 de fevereiro de 2026
Aniversário do PT reúne Lula, Camilo, Elmano, Evandro e Chagas na Bahia (Foto: Reprodução/Instagram)

Lula, Camilo, Elmano, Evandro e Chagas se reúnem para celebrar aniversário do PT na Bahia

7 de fevereiro de 2026
A pressão alta afeta o coração e pode comprometer vários órgãos (Imagem gerada por IA)

Hipertensão compromete outros órgãos; confira 10 fatores de risco

7 de fevereiro de 2026
Canetas emagrecedoras têm alerta para pancreatite na bula (Foto: Samuel Pinheiro/Revista Cariri)
Saúde

Anvisa registra seis mortes suspeitas e casos de pancreatite associados ao uso de canetas emagrecedoras no Brasil

7 de fevereiro de 2026

Seis mortes suspeitas e 225 casos de pancreatite associados ao uso de canetas emagrecedoras foram notificados à Agência Nacional de...

Leia Mais
Imóvel disponível pelos Correios na cidade de Catarina (Foto: Correios/VIP Leilões)

Correios colocam à venda seis imóveis no Ceará em leilões digitais; veja valores e como participar

7 de fevereiro de 2026
Baliza deixa de ser exigida no exame prático a partir de segunda (9) no Ceará (Imagem gerada por IA)

Detran-CE deixa de aplicar prova de baliza em exames práticos a partir de segunda-feira (9)

7 de fevereiro de 2026
Aniversário do PT reúne Lula, Camilo, Elmano, Evandro e Chagas na Bahia (Foto: Reprodução/Instagram)

Lula, Camilo, Elmano, Evandro e Chagas se reúnem para celebrar aniversário do PT na Bahia

7 de fevereiro de 2026
A pressão alta afeta o coração e pode comprometer vários órgãos (Imagem gerada por IA)

Hipertensão compromete outros órgãos; confira 10 fatores de risco

7 de fevereiro de 2026
  • Anuncie
Sem Resultado
Ver resultados

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.