O Crato recebe, nesta quinta-feira (30), às 18h, uma unidade do Centro de Referência em Direitos Humanos (CRDH), iniciativa do Governo do Ceará, por meio da Secretaria dos Direitos Humanos (Sedih). Localizado no Centro da cidade, em frente à Praça da Sé, o novo espaço chega para fortalecer a rede de proteção às vítimas de violações de direitos humanos no Cariri.
Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:
Facebook | X | Instagram | YouTube | Bluesky
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
A solenidade de inauguração contará com a presença do governador Elmano de Freitas, da secretária dos Direitos Humanos do Ceará, Socorro França, além de outras autoridades.
Expansão da rede de proteção no Ceará
Com a instalação do CRDH no Crato, a Sedih amplia sua atuação no interior do estado, levando atendimento especializado às vítimas diretas e indiretas de violência. A unidade do Cariri se soma à já existente em Sobral, inaugurada em dezembro de 2024, fortalecendo a presença do equipamento em diferentes regiões do Ceará.
Criado em dezembro de 2013, o CRDH tem como missão garantir o acesso à justiça, resgatar a cidadania e efetivar os direitos humanos, além de atuar no apoio a políticas públicas que reduzam os impactos da violência na sociedade.
Atendimento especializado
O CRDH oferece apoio psicológico, social e jurídico às vítimas de violações de direitos humanos, além de realizar ações preventivas para enfrentamento da violência. A equipe do Centro também promoverá capacitações para profissionais da rede de atendimento especializado, ampliando a formação de agentes que atuam diretamente na proteção e na promoção dos direitos humanos.