Em apenas dez dias, Juazeiro do Norte saltou de 571 para 1.127 casos da Covid-19. Agora, a terra do Padre Cícero faz parte do grupo de municípios cearenses acima de mil casos, lista que inclui Fortaleza, Sobral, Caucaia, Maracanaú, Itapipoca, São Gonçalo do Amarante, Quixadá, Maranguape, Eusébio e Acaraú. A preocupação com o crescimento motivou a ampliação de unidades de teste rápido e um rigor maior na fiscalização na maior cidade do interior do Estado.
Ontem (15), o Município confirmou seu 33º óbito, após a morte de mulher de 82 anos, que tinha doença cardiovascular e problema neurológico crônico. Atualmente, dos 1.127 casos confirmados, 30 estão hospitalizados e 568 em isolamento domiciliar. Já 496 pessoas já estão recuperados. Por outro lado, há 40 casos suspeitos.
Ainda na última segunda-feira, começaram a funcionar as quatro unidades de testagem para Covid-19, em diferentes bairros da cidade, ampliando e descentralizando os exames que aconteciam, apenas, na unidade sentinela. Lá, a média era de 200 testes rápidos realizados por dia.
“Isso desafogará a Unidade Sentinela. A quantidade, em média, poderá aumentar um pouco, mas isso de acordo com a demanda e os critérios de realização dos testes”, enfatiza a diretora de Vigilância em Saúde, Evanusia de Lima.
As unidades estão na Rua Vereador Antônio Braz, no bairro Limoeiro; em frente ao CRAS do bairro Frei Damião; na Rua Monsenhor Esmeraldo, próximo à Igreja dos Franciscanos; e na Avenida Leandro Bezerra com Rua Santa Rosa, próximo ao Memorial Padre Cícero. O funcionamento acontece de segunda à sexta-feira, de 8h às 11h e de 14h às 17h.
Para realizar o teste é preciso apresentar RG, CPF, cartão do SUS e comprovante de endereço ou o cartão da família. Se o teste der positivo, o paciente será encaminhado para avaliação médica.
Evanusia destaca que a realização de teste rápido obedece a alguns critérios. O principal deles é que o exame só indicado a partir do oitavo dia do início dos sintomas, como febre, tosse seca e cansaço ou, a partir do oitavo dia de contato intradomiciliar com um caso positivo.
“A ansiedade da população é querer ser testado, mas testar sem critérios, pode ocorrer um problema maior: ter resultados falsos negativos”, explica.
Preocupação
O presidente da Associação dos Municípios do Ceará (Aprece), Nilson Diniz, pondera que apesar da região do Cariri, em números absolutos, ter menos casos que Sobral (4.314), a rapidez com que vem avançando a doença deixa as autoridades a população em alerta. “Não é só a quantidade, mas a dinâmica da transmissão. Em pouco tempo, triplicou”, pontua.
Por isso, foi convocada uma reunião, na última semana, entre os gestores dos municípios e o secretário de Saúde do Estado, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho, o Dr.Cabeto, para discutir ações. “Minha parte é alertar essa preocupação nossa e mostramos. Agora, vamos fazer o acompanhamento durante essa semana, mantendo as restrições e ver se será tomada alguma decisão mais rígida”, antecipa Diniz.
Fiscalização
Para fortalecer as medidas de prevenção contra o novo coronavírus, a Vigilância Sanitária de Juazeiro do Norte, em parceria com a Polícia Militar, tem realizado rondas noturnas em diversas localidades do Município.
“Estamos intensificando as fiscalizações de combate à Covid-19 em nosso município. A fiscalização noturna acontece com o propósito de verificar estabelecimentos que estejam descumprindo o decreto estadual, bem como o decreto municipal”, explica o coordenador da Vigilância Sanitária, David Marrom.
Durante as fiscalizações noturnas, estão sendo fechados bares, lanchonetes e restaurantes que não estejam cumprindo os decretos.
Além disso, são repassadas as orientações e adequações necessárias ao funcionamento desses estabelecimentos na modalidade de delivery ou de drive-thru, como uso de máscara obrigatório por todos os colaboradores, uso do álcool gel para higienização das mãos e das caixas de transporte dos alimentos.
Por Antonio Rodrigues
Fonte: Diário do Nordeste