No mês de novembro, o Complexo Ambiental Mirante do Caldas (CAMC) celebra três anos de atuação com uma programação diversa, centrada na valorização do turismo de base comunitária. A agenda comemorativa traz atividades culturais, esportivas e educativas voltadas à preservação ambiental, bem-estar, cultura e integração da comunidade.
Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:
Facebook | X | Instagram | YouTube | Bluesky
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
As comemorações começam no sábado, 9 de novembro, com a Corrida Solidária – Aniversário do Mirante, às 6h, na Floresta Nacional do Araripe-Apodi. Realizada em parceria com o CORCHA, a corrida terá a largada na Estação Cruzeiro do Caldas, promovendo um evento esportivo em um dos principais cartões-postais naturais da região. Às 7h, terá início o mutirão “Meio Ambiente Limpo, Comunidade Saudável”, unindo voluntários em uma ação de limpeza no distrito do Caldas e na Floresta Nacional de Araripe (FLONA). Em paralelo, o projeto “Comunidade Alegre, Sorriso Saudável” levará, das 9h às 16h, atendimento odontológico itinerante, realizado pelo SESC, à Vila do Caldas.
O teleférico do CAMC estará aberto ao público gratuitamente ao longo do dia, somando-se às diversas atividades. Às 13h, o grupo Kariri Sax, em parceria com a Universidade Federal do Cariri (UFCA), se apresenta no Centro de Interpretação, dando início às celebrações culturais do aniversário. Logo após, às 13h30, uma mesa-redonda reunirá lideranças comunitárias para debater o tema “Turismo e Comunidade – Um Conhecer Sustentável”.
Durante a tarde, das 13h às 17h, o Senac Itinerante oferecerá atendimento à comunidade na Vila do Caldas, com serviços como esmaltação de unhas e corte de cabelo. Às 17h, a Feira Mirarte Caldas apresentará produtos orgânicos e artesanais, promovendo o empreendedorismo e a troca de saberes entre feirantes locais e convidados.
A programação cultural da noite será embalada pelo Palco Forró Mirante, com atrações regionais como Pérolas do Sertão e Vicente Neto, às 17h e 18h30, respectivamente. Leonardo de Luna se apresentará às 20h15, e a festa se encerra às 22h, com o cantor Luís Fidelis e sanfoneiros da comunidade do Caldas, trazendo o autêntico som da sanfona nordestina.
Os visitantes podem contribuir com 1 kg de alimento, que será destinado ao Programa Ceará Sem Fome, do Governo do Estado.
No restante de novembro, o CAMC promove eventos formativos e culturais. No dia 21, o Festival Afrocearensidades abordará o tema “A Promoção da Igualdade Racial e o Estímulo à Educação como Instrumento de Transformação Social”, no CRAS Barro Branco, em Barbalha. Em 22 de novembro, às 13h, o CAMC recebe a palestra “O Caminho das Águas na Chapada do Araripe”, com o coordenador do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), Tiago Cartaxo. Já no dia 29, Júnior Simão, da ACB, tratará do “Estatuto da Terra: Reforma Agrária e Desenvolvimento Agrícola”.
Uma roda de conversa no CRAS Malvinas, em Barbalha, com o tema “Mandacaru: Território, Pertencimento e Ancestralidade”, será realizada no dia 27 às 10h, conduzida por Cristiano Bizaco. Encerrando o mês, o projeto Mirante Itinerante visita, no dia 28, o Museu de Paleontologia, o Santuário da Menina Benigna e o Pontal da Santa Cruz, em Santana do Cariri, destacando o potencial turístico e histórico dessas regiões.
Para quem deseja conhecer mais sobre o CAMC, o complexo oferece visitas guiadas, agendadas via link no perfil oficial nas redes sociais, proporcionando uma oportunidade única de explorar o local e aprender sobre suas práticas sustentáveis.
Por Aline Dantas