O Complexo Ambiental Caminhos do Horto, em Juazeiro do Norte, realiza ao longo do mês de outubro o “Caminhos da OcupAção”, em que promove como ação de desenvolvimento socioeconômico a presença das feiras de economia solidária da região do Cariri cearense nas estações Monsenhor Murilo de Sá Barreto (estação inferior) ou Beata Maria de Araújo (estação superior).
Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:
Facebook | X | Instagram | YouTube | Bluesky
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
As feiras tem o objetivo de potencializar a economia local, sustentável e colaborativa, de forma que priorize o trabalho feito com dedicação e respeito ao meio ambiente. Na ocasião, são reunidos expositores da região que apresentam em suas criações experiências que vão além do consumo. Dessa forma, o Complexo Ambiental atua apoiando pequenos empreendedores, contribuindo diretamente para o crescimento de uma economia solidária que fortalece a colaboração entre produtores e comunidade.
As atividades iniciam com a Feira de Marias, que ficará disponível no sábado (12) e domingo (13), na Estação Monsenhor Murilo, das 9h às 17h. Criada por mulheres e para mulheres, essa é a maior feira de economia criativa feminina do Cariri. Além disso, é uma iniciativa independente que busca fortalecer a cena cultural, gerar renda, formalizar e abrir espaços dedicados às mulheres empreendedoras da região, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social. Entre os produtos expostos estão roupas, acessórios, artigos pets, bem como produtos gastronômicos, esotéricos e artesanais.
O Caminhos da OcupAção também irá dispor da Feira de Artesanato da Associação dos Artesãos (FEART), Feira Cariri Criativo, Coletivo Ipê e o Projeto Mulheres do Campo, que compõem a programação da próxima edição do Caminhos Culturais. O evento irá acontecer na sexta-feira (18), com o tema “Verso, Poesia e Canção”, celebrando a herança literária e musical nordestina. Toda programação acontecerá na Praça de Eventos (área externa) da Estação Monsenhor Murilo, a partir das 17h.
No dia 30, a FEART retorna à Estação Monsenhor Murilo e segue até o dia 03/11, onde ficará exposta das 9h às 17h. A FEART surgiu em dezembro de 2000, em Juazeiro do Norte, e dispõe de expositores que confeccionam artigos religiosos, crochês, biscuit, pirogravura, cerâmica, arte em gesso, madeira, dentre outros. Além da promoção do artesanato, a FEART fortalece o consumo consciente, a valorização do trabalho manual e a escolha por produtos que respeitam a cultura e o meio ambiente.
No mesmo período, de 30/10 a 03/11, a Estação Beata Maria de Araújo recebe a Feira Mirarte, onde das 9h às 17h as pessoas interessadas poderão acompanhar essa iniciativa surgida em parceria com o Complexo Ambiental Mirante do Caldas. A Mirarte apresenta uma variedade de produtos nos segmentos da moda, arte e gastronomia feitos artesanalmente e com um toque que reflete a identidade da região.
Programação
• 12/10 e 13/10: Feira de Marias
Local: Estação Monsenhor Murilo (estação inferior)
Horário: 9h às 17h
• 18/10: Feira de Artesanato da Associação dos Artesãos (FEART), Feira Cariri Criativo, Coletivo Ipê e Projeto Mulheres do Campo
Local: Área externa da Estação Monsenhor Murilo (estação inferior), durante o Caminhos Culturais
Horário: 9h às 17h
• 30/10 a 03/11: FEART
Local: Estação Monsenhor Murilo (estação inferior)
Horário: 9h às 17h
• 30/10 03/11: Feira Mirarte
Local: Estação Monsenhor Murilo (estação inferior)
Horário: 9h às 17h