A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) deu início ao projeto do Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (Cetras) no Cariri, cuja construção foi oficializada nesta quinta-feira (31) durante cerimônia na sede regional da Semace no Crato, no Bairro Parque Grangeiro. Com um investimento de R$ 11 milhões do Governo do Ceará, a obra deverá ser finalizada até o final de 2026.
Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:
Facebook | X | Instagram | YouTube | Bluesky
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
“Este é o primeiro projeto de reabilitação de fauna silvestre do Estado com recursos próprios da Semace. Nossa meta é atender a grande demanda da região Sul, que enfrenta altos índices de apreensões e tráfico de animais”, explicou Carlos Alberto, superintendente da Semace. Segundo ele, o espaço incluirá recintos específicos para diversas espécies, que facilitarão o processo de reabilitação e a reintegração dos animais ao meio ambiente.
O novo centro será erguido em um terreno de 50 mil metros quadrados, localizado no Bairro Batateira, ao longo da CE-292. Com uma área de 3 mil metros quadrados, o complexo contará com laboratório, clínica veterinária e escritório regional da Semace, oferecendo suporte para as ações de fiscalização ambiental e atividades educativas.
Na mesma ocasião, Semace firmou um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com a ONG BiodiverSe, de Crato, visando fomentar a pesquisa e a preservação da biodiversidade do semiárido. O centro, além de um importante ponto de reabilitação, será uma referência para a proteção ambiental no interior do Ceará.
Por Aline Dantas