Anúncio
Hospedagem de sites ilimitada superdomínios
Revista Cariri
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato

Sem Resultado
Ver resultados
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato
Sem Resultado
Ver resultados
Revista Cariri
Sem Resultado
Ver resultados
PUBLICIDADE

Com aumento de casos, três cidades cearenses mantêm o lockdown

Os municípios adotaram restrições ainda mais rígidas, como o fechamento de supermercados

14 de abril de 2021
Com aumento de casos, três cidades cearenses mantêm o lockdown

Antonina do Norte, mesmo sendo a cidade com menor número de casos do Ceará, teve um elevado crescimento de casos nos últimos dias (Foto: Antonio Rodrigues)

PUBLICIDADE

Mesmo com a retomada gradual da economia cearense, iniciada na segunda-feira (12), pelo menos três cidades decidiram manter o lockdown. Em comum, Antonina do Norte, Capistrano e Santana do Cariri viram seus números de casos da Covid-19 aumentarem consideravelmente nas últimas duas semanas, ao contrário da tendência geral do Interior, ligando o sinal de alerta.

A partir de decretos municipais, os prefeitos adotaram maiores restrições, como a proibição da circulação de moradores nas ruas, venda de bebidas e o fechamento de supermercados.

Antonina do Norte
Mesmo sendo a cidade com menor número de casos do Ceará, Antonina do Norte, que possui cerca de 7.300 habitantes, teve um elevado crescimento de casos.

No dia 31 de março, o boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde apontava 138 casos. Desde então, houve um aumento de 57,9%, chegando a 218 infectados na segunda (12).

Nesse período, houve também um crescimento de 50% nas mortes em consequência da Covid-19, saltando de 8 para 12. Ainda há outros dois óbitos sob investigação, que podem ter sido causadas por complicações geradas pela doença.

“Nós observamos o aumento pela demanda provocada nos postos de saúde e pelos boletins. O crescimento já era gradativo, mas se tornou significativo nas duas últimas semanas”, detalha a secretária de Saúde de Antonina do Norte, Paloma Lima.

Atualmente, o Hospital Municipal tem cinco leitos de enfermaria, todos ocupados com pacientes em situação estável, contando com auxílio de oxigênio.

“Se complicou, a gente referencia para o Estado”, conta a gestora. Na Central de Regulação, os pacientes são atendidos em Juazeiro do Norte ou Barbalha. Se lotados, podem ser transferidos para Iguatu.

Aumento de casos
O primeiro bairro a registrar um aumento considerável de casos foi o Planalto. Para lá foi enviada uma equipe para atendimento médico, de enfermagem e coleta de exames. “O morador já saía com prescrição médica e exame”, ressalta a gestora.

Contudo, outros bairros começaram a apresentar mais infectados, quando os gestores da cidade decidiram fechar as atividades não essenciais por um decreto em vigor desde a última sexta-feira (09) e que deve durar até o próximo dia 18.

“Nós estamos totalmente fechados. Só abertas as farmácias, postos de combustíveis e unidades de saúde. Supermercados, só realizam entregas”
Paloma Lima, Secretária de Saúde de Antonina do Norte

Além disso, foram instaladas barreiras sanitárias nas rodovias que dão acesso à cidade. “Só viajantes passam. Caminhoneiros fazendo entrega dentro da cidade, nem entram, nem saem. Ainda há um controle rígido de pessoas”, reforça.

Ainda para conter o avanço, agentes de endemias têm realizado desinfecções nos locais que estão podendo funcionar, como as farmácias. O trabalho acontece duas vezes ao dia, de manhã e à tarde.

A fiscalização conta com apoio dos próprios agentes de endemias, agentes da epidemiologia, Vigilância Sanitária, guardas municipais e a Polícia Militar. Inclusive, nos primeiros dias de decreto, policiais de outros municípios, como Assaré e Aiuaba, deram apoio para manter a medida, já que o efetivo em Antonina é de apenas quatro militares.

Santana do Cariri
Já em Santana do Cariri, que conta com população estimada em 17 mil pessoas, entre os dias 29 de março e 5 de abril houve um aumento de 16 casos de Covid-19, saltando de 420 para 436. Já na semana seguinte, o número de novos casos confirmados quadruplicou, com 64 registros, chegando a 500 infectados. A cidade soma 18 óbitos. Os dados são do boletim mais recente da Secretaria de Saúde do Município, publicado ontem (12).

De acordo com a secretária de Saúde de Santana do Cariri, Janaína Ângelo, a decisão pelo lockdown também se manifesta no crescimento de casos suspeitos: saiu de 75 no último dia 5 deste mês para 139, no último boletim, incluindo um óbito sob investigação.

“Estamos até providenciando a compra direta de swab para ampliar os exames além da conta que o Estado fornece, que é de 50”, reforçou.

O município possui uma Unidade Sentinela, com médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e outros profissionais da saúde trabalhando diariamente. Contudo, a demanda cresceu. “Casos suspeitos e confirmados duplicaram do ano passado para este ano”, diz a gestora.

Durante a vigência do decreto, só estão autorizados a funcionar serviços públicos essenciais, hospitais e demais unidades de saúde, farmácias, clínicas odontológicas e veterinárias, empresas de segurança privada, postos de combustíveis e funerárias. Serviços como supermercados e padarias podem funcionar até as 17h. A medida vigora até o próximo dia 18.

A fiscalização conta com apoio da Polícia Militar, Guarda Municipal e Vigilância Sanitária. “Todos engajados nessa luta”, reforça a secretária.

O município não instalou barreiras sanitárias na entrada da cidade, mas isso será avaliado. “Percebemos que o contágio está entre as pessoas que moram na cidade. Não está havendo trânsito de pessoas de outras cidades para Santana do Cariri”, justifica.

Sem UTIs
Em Antonina do Norte e Santana do Cariri não há Unidades de Terapia Intensiva (UTI). Com isso, os dois municípios dependem da regulação do Estado. A macrorregião de Saúde do Cariri, da qual os dois fazem parte, atingiu 95,68% da capacidade das UTIs. Considerando apenas os leitos para adultos, a ocupação chega a 97,67%.

Capistrano
Em Capistrano, no Maciço do Baturité, cidade que possui cerca de 20 mil habitantes, o lockdown foi prorrogado por decreto municipal publicado ontem (12) e válido até a próxima segunda-feira (19).

Neste período, só poderão funcionar farmácias, postos de gasolina, hospitais, unidades de saúde, funerárias, clínicas veterinárias e órgãos de imprensa e de telecomunicação.

Supermercados, frigoríficos, padarias, restaurantes e demais comércios só funcionarão com serviço de delivery. A venda de bebidas alcoólicas está proibida.

A medida também veda as atividades escolares presenciais e atividades físicas coletivas e individuais.

Nas últimas duas semanas, Capistrano somou 171 novos casos de Covid-19, o que representa quase 15% do total de infectados durante toda a pandemia: 1.152. Além disso, nesse período a cidade somou mais três óbitos — outra morte está sob investigação. Outros sete moradores do município seguem hospitalizados e 110 ainda estão em tratamento domiciliar.

A reportagem tentou contato com a Secretaria de Saúde de Capistrano para comentar a decisão de manter o lockdown e informar as ações de fiscalização realizadas para o cumprimento do decreto, mas não houve retorno até a publicação.

Por Antonio Rodrigues

Fonte: Diário do Nordeste

Revista Cariri Recomenda

Óleo na Avenida Padre Cícero provoca série de quedas de motociclistas no Crato
Cariri

Óleo na Avenida Padre Cícero provoca série de quedas de motociclistas no Crato

17 de dezembro de 2025
Programa VaiVem será ampliado para a Região Metropolitana do Cariri
Regionais

Programa VaiVem será ampliado para a Região Metropolitana do Cariri

16 de dezembro de 2025
Fósseis históricos da Bacia do Araripe retornam ao Brasil após anos em museu da Alemanha
Cariri

Fósseis históricos da Bacia do Araripe retornam ao Brasil após anos em museu da Alemanha

15 de dezembro de 2025
Elmano de Freitas anuncia pacote de R$ 309 milhões para fortalecer a agricultura familiar
Regionais

Elmano de Freitas anuncia pacote de R$ 309 milhões para fortalecer a agricultura familiar

13 de dezembro de 2025
Próximos
Auxílio emergencial: publicado calendário para quem teve pedido reavaliado

Auxílio Emergencial 2021: trabalhador que teve benefício negado ainda pode contestar; veja como

Crato e Juazeiro do Norte já têm circulação da nova variante do coronavírus; veja lista completa

Média móvel de mortes por Covid-19 tem recorde no Brasil, mas cai no Ceará

Defesa de Lula pede para STF trancar 3 ações penais contra ex-presidente

Defesa de Lula pede para STF trancar 3 ações penais contra ex-presidente

Mais Lidas

  • Fui bloqueado no WhatsApp. Como desbloquear?

    Fui bloqueado no WhatsApp. Como desbloquear?

  • Senado aprova PL da Dosimetria que reduz penas para condenados por atos golpistas

  • Trava Zap: o que são as mensagens que travam o WhatsApp

  • Gripe K chega ao Brasil e OMS alerta para aumento de casos; veja sintomas e como se prevenir

  • Prefeitura do Crato abre seleção simplificada para contratação de professores temporários

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Sem Resultado
Ver resultados

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Controle sua privacidade
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
WhatsApp chat