Quase 70% do território cearense pode ser banhado, nas próximas horas, por chuvas de até 50 milímetros. Conforme alerta emitido, nesta segunda-feira (23), pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), 123 das 184 cidades do Estado estão nesta classificação de risco. Além das precipitações, esses municípios podem receber rajadas de ventos de até 60km/h.
Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:
• Facebook
• Twitter
• YouTube
• Koo
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
O alerta, de nível um de severidade, é válido até às 10 horas de amanhã (24), mas, a depender das condições climáticas, pode ser renovado. Nos últimos 6 dias consecutivos o Inmet emitiu alertas para o Ceará. Em todos eles a previsão se confirmou. Há pelo menos 9 dias o Ceará tem registros de chuvas em mais de 50 cidades.
Os volumes são positivos e a média histórica para janeiro está perto de ser superada, restando apenas 10 mm. A normal climatológica para o período é de 98,7 mm
Os avisos do Inmet são divididos em três níveis de severidade, sendo o primeiro deles o de grau 1 ou ‘perigo potencial’; o segundo, de grau 2, também chamado de ‘perigo’; e, por fim, o grau 3 ou ‘grande potencial’.
Para o risco de grau 1, ao qual se refere o atual alerta, o Inmet aponta que é baixo o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
• Perigo Potencial: Cuidado na prática de atividades sujeitas a riscos de caráter meteorológico. Mantenha-se informado sobre as condições meteorológicas previstas e não corra risco desnecessário.
• Perigo: Mantenha-se muito vigilante e informe-se regularmente sobre as condições meteorológicas previstas. Inteire-se sobre os riscos que possam ser inevitáveis. Siga os conselhos das autoridades.
• Grande Perigo: Estão previstos fenômenos meteorológicos de intensidade excepcional. Grande probabilidade de ocorrência de grandes danos e acidentes, com riscos para a integridade física ou mesmo à vida humana.
Boas chuvas
Caso o alerta se confirme na prática, o Ceará entrará para o décimo dia consecutivo com bons índices pluviométricos. Nesta segunda-feira, a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) registrou chuvas em mais de 90 cidades.
O destaque foi para a cidade de Aurora, no Sul do Estado, com precipitações de 101 milímetros. Em seguida, aparecem Granjeiro, também no Cariri cearense, com 48 mm; e Tabuleiro do Norte, na região Jaguaribana, com acumulado de 42,8 mm. Em Fortaelza, choveu 5 milímetros.
A Funceme também projeta boas chuvas para os próximos dias no Ceará. Conforme o órgão cearense, o prognóstico para amanhã (24) é “céu variando de parcialmente nublado a poucas nuvens em todas as macrorregiões, com chuva no Cariri e Sertão Central e Inhamuns, e alta possibilidade de chuva nas demais macrorregiões”.
Na quarta-feira, dia 25, a Funceme prevê “alta possibilidade de chuva no Litoral Norte, Ibiapaba e Sertão Central e Inhamuns, e baixa possibilidade de chuva nas demais macrorregiões”.
Cidades inclusas no alerta:
Abaiara
Acopiara
Aiuaba
Alcântaras
Altaneira
Alto Santo
Antonina do Norte
Ararendá
Araripe
Arneiroz
Assaré
Aurora
Baixio
Banabuiú
Barbalha
Barro
Barroquinha
Boa Viagem
Brejo Santo
Camocim
Campos Sales
Canindé
Cariré
Caririaçu
Cariús
Carnaubal
Catarina
Catunda
Cedro
Chaval
Choró
Coreaú
Crateús
Crato
Croatá
Deputado Irapuan Pinheiro
Ererê
Farias Brito
Forquilha
Frecheirinha
Graça
Granja
Granjeiro
Groaíras
Guaraciaba do Norte
Hidrolândia
Ibaretama
Ibiapina
Ibicuitinga
Icó
Iguatu
Independência
Ipaporanga
Ipaumirim
Ipu
Ipueiras
Iracema
Irauçuba
Itapiúna
Itatira
Jaguaretama
Jaguaribara
Jaguaribe
Jardim
Jati
Juazeiro do Norte
Jucás
Lavras da Mangabeira
Limoeiro do Norte
Madalena
Martinópole
Massapê
Mauriti
Meruoca
Milagres
Missão Velha
Mombaça
Monsenhor Tabosa
Morada Nova
Moraújo
Mucambo
Nova Olinda
Nova Russas
Novo Oriente
Orós
Pacujá
Parambu
Paramoti
Pedra Branca
Penaforte
Pereiro
Piquet Carneiro
Pires Ferreira
Poranga
Porteiras
Potengi
Potiretama
Quiterianópolis
Quixadá
Quixelô
Quixeramobim
Reriutaba
Saboeiro
Salitre
Santana do Acaraú
Santana do Cariri
Santa Quitéria
São Benedito
São João do Jaguaribe
Senador Pompeu
Senador Sá
Sobral
Solonópole
Tabuleiro do Norte
Tamboril
Tarrafas
Tauá
Tianguá
Ubajara
Umari
Uruoca
Varjota
Várzea Alegre
Por André Costa
Fonte: Diário do Nordeste










