A Região do Cariri concentra quatro das dez cidades com maiores taxas de Reprodução Efetiva (RT) de Covid-19 no Ceará. Altaneira, a 484 km de Fortaleza, é a cidade com o maior fator, registrando infecção de 2,87. O índice é quase três vezes maior do que o da Capital cearense, atual epicentro da doença no Estado. Por lá, o índice de reprodução é de 0,88. As informações foram calculadas a partir da atualização mais recente do IntegraSUS, publicada às 8h57 desta terça-feira (7).
Considerado importante para a execução do Plano de Retomada Responsável das Atividades Econômicas e Comportamentais, o índice de Reprodução Efetiva de Casos (RT) calcula para quantas pessoas saudáveis um infectado pode transmitir a doença. Ele é considerado baixo se o indicador estiver entre 0 e 0,5; médio quando está entre 0,5 e 1 e alto se a doença registra transmissão acima de 1.
Outros três municípios da região caririense estão entre as dez maiores taxas de transmissão. Aparecem no ranking o município de Granjeiro (2,69), com a segunda maior reprodução do Estado, seguido de Tarrafas (2,59), no terceiro lugar. Penaforte ocupa o sétimo lugar, com índice de 2,35.
Dos 184 municípios do Ceará, apenas quatro são consideradas com baixa transmissão de Covid-19. Nos municípios de Baturité, Choró, Guaiúba e São Luís do Curu o índice de Reprodução Efetiva de Casos (RT) é próximo de zero. Porém, no restante dos municípios do Estado, o coeficiente está acima dos 0,5.
Casos no estado
Mesmo com o avanço da doença no interior do Estado, o Ceará está perto de comemorar um mês de redução na taxa RT. Atualmente, o índice é de 0,68, considerado médio. A taxa cearense não fica acima de 1 desde o dia 13 de junho, quando foi registrado transmissão estatal de 0,99.
De acordo com a Secretaria da Saúde (Sesa), o ápice da transmissão da doença no Estado ocorreu em março, quando o RT ultrapassou o índice 2. Fortaleza, atual epicentro da doença no Ceará, é o quinto município com menor coeficiente do Ceará.
Na capital cearense a taxa de transmissão é de 0,88, considerada média. A cidade é a única da Região Metropolitana a registrar o fator: com exceção de Guaiúba, com índice baixo, os outros 17 municípios que compõem a região apontam transmissão acima de 1, o que é avaliado como alto.
Por Cindy Damasceno
Fonte: G1 CE