Anúncio
Hospedagem de sites ilimitada superdomínios
Revista Cariri
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato

Sem Resultado
Ver resultados
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato
Sem Resultado
Ver resultados
Revista Cariri
Sem Resultado
Ver resultados
PUBLICIDADE

Chegada de fóssil de dinossauro traduz evolução do Museu no Cariri

O Museu Plácido Cidade Nuvens, em Santana do Cariri, recebeu seu primeiro espécime de dinossauro no último domingo. A conquista revela o crescimento do equipamento como referência para cientistas da paleontologia

7 de dezembro de 2020
Chegada de fóssil de dinossauro traduz evolução do Museu no Cariri

A princípio, o fóssil ficará na reserva técnica do Museu para estudo, dentro de uma sessão reservada para os holótipos, e disponível para pesquisa

PUBLICIDADE

O mais antigo espécime de dinossauro já encontrado na Bacia do Araripe, no Cariri, retornou à região no último fim de semana, após passar uma década nos estados do Pernambuco e Rio de Janeiro, período em que foi estudado por especialistas da UFPE e UFRJ. A chegada do Aratasaurus museunacionali ao Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens, em Santana do Cariri, revela um cenário positivo da evolução que o equipamento apresentou desde sua abertura, há 35 anos.

No entanto, a realidade ainda é desafiadora. Pesquisadores do Cariri seguem lutando para que peças descobertas no Ceará, mas que saem para ser estudadas fora, retornem à região como forma de combater o destino ilegal de fósseis e fortalecer esse nicho científico. “A gente tem uma luta constante para deixar o material aqui. Dos cinco dinossauros da Bacia do Araripe, este é o primeiro que volta. Dois estão no Rio de Janeiro e de lá não saem, porque são holótipos, e outros dois na Europa. Esse é o topo da cadeia. São poucos indivíduos, então é muito raro”, exalta o paleontólogo Álamo Feitosa, da Universidade Regional do Cariri (Urca), unidade de ensino ligada ao Museu de Paleontologia de Santana do Cariri.

O fóssil foi descoberto em 2008 e, felizmente, fez o caminho legal. Encontrado na Bacia do Araripe, 2 anos depois foi entregue à pesquisadora Juliana Sayão, da Universidade Federal de Pernambuco, especialista em Archosauria, para, em 2017, ser enviado ao Museu Nacional/URFJ, onde foi preparado e descrito. Após esse ciclo, retornou ao Cariri.

Importância
A expectativa de Álamo é que a chegada do fóssil estimule o turismo científico no Cariri, aumentando o fluxo de pesquisadores. Hoje, o Museu Plácido Cidade Nuvens – que conta com 21 holótipos, entre plantas, invertebrados e vertebrados – tem capacidade de abrigar em alojamentos até 12 estudiosos.

“A gente sempre diz: a Bacia está aberta às pesquisas. Queremos receber pesquisadores internacionais e nacionais, mas é justo que os fósseis fiquem no Araripe, já que não só tem um projeto de desenvolvimento sustentável, mas um local adequado para receber peças importantes”. Mas, nem sempre foi assim. Inaugurado em 1985, o museu surgiu para tentar “parar a sangria”, como Plácido, o fundador já falecido, definia a saída clandestina de fósseis da Bacia.

Evolução
Para alcançar o status atual, a Urca começou, em 2005, um processo de qualificação de seus profissionais, em mestrado e doutorado. Além disso, foi criado um núcleo de pesquisa, escavações paleontológicas e divulgação deste trabalho. São cinco pesquisadores vinculados ao Museu de Paleontologia e mais de 30 colaboradores. O prédio também conta com uma biblioteca temática com mais de 5 mil títulos e laboratório moderno de preparação e descrição das peças. “Até o fim dos anos 1990, não tínhamos condições de albergar um material importante. Hoje temos. Desde quadro técnico à estrutura física”, acredita Álamo.

O diretor do Museu de Paleontologia, Allysson Pinheiro, reforça que o equipamento tem condições adequadas para abrigar este material, e avaliou que o espaço ganha importância com a presença de holótipos. “Isso é emblemático. Mostra o reconhecimento da comunidade científica pelos seus pesquisadores. Esse material vem reforçar isso”, detalha.

Por Antonio Rodrigues

Fonte: Diário do Nordeste

Revista Cariri Recomenda

☔ Alerta de chuvas intensas no Ceará é ampliado para 108 cidades, segundo Inmet
Cariri

Cariri enfrenta fim de semana de calor intenso e baixa umidade, com possibilidade de chuvas isoladas

5 de dezembro de 2025
Hospital Polo Regional do Centro-Sul inicia obras em Iguatu com investimento superior a R$ 312 milhões
Regionais

Hospital Polo Regional do Centro-Sul inicia obras em Iguatu com investimento superior a R$ 312 milhões

4 de dezembro de 2025
Elmano de Freitas autoriza início das obras do Hospital Regional do Maciço de Baturité
Regionais

Elmano de Freitas autoriza início das obras do Hospital Regional do Maciço de Baturité

29 de novembro de 2025
Compra de caixas em Várzea Alegre vira alvo de investigação por suspeita de superfaturamento
Cariri

Compra de caixas em Várzea Alegre vira alvo de investigação por suspeita de superfaturamento

29 de novembro de 2025
Próximos
Covid-19: Bolsonaro diz que toda a população terá vacina “gratuita e não obrigatória”

Covid-19: Bolsonaro diz que toda a população terá vacina "gratuita e não obrigatória"

Governador Camilo Santana anuncia antecipação do pagamento de piso salarial a 26 mil professores da rede pública do Ceará

Governador Camilo Santana anuncia antecipação do pagamento de piso salarial a 26 mil professores da rede pública do Ceará

Saiba qual o caminho da vacina contra a Covid-19 até chegar ao Ceará

Saiba qual o caminho da vacina contra a Covid-19 até chegar ao Ceará

Mais Lidas

  • Carro desgovernado atropela duas mulheres e invade casas em Várzea Alegre

    Carro desgovernado atropela duas mulheres e invade casas em Várzea Alegre

  • Criminosos usam dados de contribuintes para aplicar golpes em nome da Receita; saiba como se proteger

  • Ceará recebe 29 mil doses da vacina contra vírus sincicial respiratório (VSR)

  • Acréscimo de 25% pode aumentar aposentadoria do INSS; saiba como solicitar

  • Os perigos silenciosos de uma noite mal dormida – Por Mirta Lourenço

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Sem Resultado
Ver resultados

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Controle sua privacidade
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
WhatsApp chat