A Diocese de Crato preparou uma programação virtual para celebração do dia de Corpus Christi. O ato foi aberto na manhã desta quinta-feira (11), com uma missa na Sé Catedral de Nossa Senhora da Penha, em Crato, retransmitida pela internet por todas as igrejas. Em seguida, começou a adoração ao santíssimo.
Neste dia santo para os católicos, as atividades litúrgicas, por conta da pandemia da Covid-19, estão sendo transmitidas pela TV e redes sociais das paróquias que compõem a Diocese de Crato. Até o meio dia, acontece a adoração ao santíssimo sacramento. Às 15h, cada pároco presidirá a celebração eucarística.
Já às 16h, tem início a procissão do santíssimo Corpo de Jesus. “De sua casa, adorá-lo, bem dizê-lo, adorá-lo, preencher esse vazio de tanto tempo que não recebe a eucaristia, mas ao menos terá oportunidade de receber bênção do senhor e contemplar seu sagrado corpo”, enfatiza o bispo Dom Gilberto Pastana. A procissão não contará com cortejo. Os fieis devem acompanhar pela internet ou pela janela das residências.
Às 18h, nas paróquias e também na Catedral de Nossa Senhora da Penha acontece a bênção do Santíssimo Sacramento.
Juazeiro do Norte
Em Juazeiro do Norte, a Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores, apresenta uma programação que será transmitida na TV Web Mãe das Dores. Até às 15h30 acontece adoração ao Santíssimo Sacramento. Logo em seguida, às 16h, tem início a Solenidade de Corpus Christi. Depois, começa a carreata pelas principais ruas do Centro da cidade, saindo da Igreja Matriz até a Colina do Horto. “Obedecendo as orientações do nosso bispo, somos convidados para nesse dia participarmos em comunhão com toda igreja”, enfatiza o padre Cícero José da Silva.
“Para nossa Diocese, todas as paróquias terão um momento especial. Estamos em época de pandemia, em enfrentamento ao coronavírus. Já são quase 120 dias celebrando sem a presença do nosso povo”, pontua o pároco, titular da Basílica de Nossa Senhora das Dores.
Durante a procissão, padre Cícero José orienta que as famílias preparem um altar e acompanhem a passagem da imagem na sua porta ou janela, obedecendo as autoridades sanitárias. “Evitem aglomerações. Queremos elevar nossos louvores, nossos pedidos a Deus, que nos livre do coronavírus, dê saúde aos que estão doentes, que dê perseverança a nossa comunidade”, pontua.
A programação de Juazeiro do Norte será encerrada na Colina do Horto, onde acontece a bênção do santíssimo, em homenagem aos moradores da cidade e aos romeiros. “Vamos evitar aglomeração e, ao mesmo tempo, receber de Deus essa bênção para salvar vidas. Vida plena para todos deve ser nossa missão”, finaliza o sacerdote.
Por Antonio Rodrigues
Fonte: Diário do Nordeste