O circuito de segurança da Organização Não Governamental (ONG) Vira Lata de Raça, em Iguatu, flagrou a ação de um casal abandonando um cachorro em frente ao prédio da instituição. O crime aconteceu na manhã desta quarta-feira (11), no bairro Sítio Tanque. A ONG registrou Boletim de Ocorrência na Delegacia Regional do Município, com denúncia de crime ambiental.
No vídeo é possível observar o momento exato em que os tutores do animal estacionam um veículo de cor cinza em frente a ONG. O carro é estacionado, uma pessoa desce e abandona o cachorro, que chegou a ficar preso em um dos portões da instituição. “Há dois meses estamos tendo bastante abandonos, mesmo com sistema de monitoramento e uma placa informando que é crime”, lamenta Leidiany Alves, integrante do Departamento Jurídico da ONG.
Após o abandono, o animal conseguiu se soltar e percorrer pela avenida. “O cachorro poderia ter morrido atropelado ou ter provocado um acidente com vítima”, informou a denunciante em depoimento colhido na Delegacia de Iguatu. O animal foi localizado nesta quinta-feira e levado para ONG Vira Lata de Raça.
Câmeras de segurança flagram casal abandonando cachorro em avenida de Iguatu https://t.co/QC0x9NLLRf pic.twitter.com/J9pTdLZxKj
— RevistaCariri (@RevistaCariri) March 12, 2020
Denúncia
A Sociedade Protetora Ambiental do Ceará, entidade civil de âmbito estadual com fins filantrópicos, ressalta que apenas a “indignação e o compartilhamento de fatos nas redes sociais não ajudará a resolver o problema”.
Denúncia podem ser feitas através da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops), pelo telefone 190, ou através dos telefones (85) 3101.3545 – 98732-202 do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA). O crime também pode ser denunciado através do email da Sociedade Protetora Ambiental (SPA): www.spa-ceara.org ou spa-ceara@hotmail.com.
Fonte: Diário do Nordeste