Um dia histórico para o Ceará e o Brasil, com a realização da cerimônia de beatificação da Mártir Benigna, que acontece na próxima segunda-feira (24), no Parque de Exposição Pedro Felício Cavalcanti. A programação será iniciada às 15h, com o momento de misericórdia e, às 16h, com o musical ‘A Hora do Martírio’. Será um dos eventos religiosos mais esperado do ano e a expectativa é que estejam presentes cerca de 60 mil fiéis e autoridades eclesiásticas do Brasil.
Curta e siga nossas redes sociais:
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
Os católicos vão poder acompanhar presencialmente, pela primeira vez no Ceará, o rito da beatificação. O cardeal Leonardo Ulrich Steiner, arcebispo de Manaus, vai presidir a missa.
História
Se estivesse viva, Benigna estaria completando 94 anos. Ela morreu aos 13, assassinada a golpes por resistir a um estupro. A menina de temperamento manso e muito religiosa conquistou fama local como heroína da castidade, a quem católicos atribuíam e atribuem a intercessão por milagres alcançados.
Aquela devoção cresceu a ponto de se tornar um processo levado por estudiosos e religiosos do Ceará para o Vaticano. A morte de Benigna foi vista como martírio. E a resposta da Santa Sé foi positiva: será a primeira beata cearense.
Por Samuel Pinheiro










