Anúncio
Hospedagem de sites ilimitada superdomínios
Revista Cariri
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato

Sem Resultado
Ver resultados
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato
Sem Resultado
Ver resultados
Revista Cariri
Sem Resultado
Ver resultados
PUBLICIDADE

Teleférico de Barbalha será entregue em outubro

O equipamento começou a ser idealizado há sete anos, mas somente em 2016 a obra saiu do papel

2 de agosto de 2019
O teleférico deve começar a fase de operação assistida em outubro deste ano (Foto: Antonio Rodrigues)

O teleférico deve começar a fase de operação assistida em outubro deste ano (Foto: Antonio Rodrigues)

PUBLICIDADE

Depois de ter o prazo de conclusão adiado duas vezes – setembro de 2017 e maio de 2018 -, o teleférico de Barbalha ganhou nova previsão para inauguração. Com 85% de avanço físico da obra, a Superintendência de Obras Públicas (SOP) prevê que a parte estrutural seja entregue em outubro deste ano, quando começará a fase de operação assistida. O equipamento interligará a Vila do Caldas até o Mirante do Cruzeiro, onde é possível contemplar o vale do Cariri, as cidades de Juazeiro do Norte, Crato, e Barbalha, além de propiciar vista privilegiada para a Chapada do Araripe. O investimento do Governo do Estado é de R$ 14 milhões.

Projetado para impulsionar o turismo no Cariri, o teleférico terá capacidade para transportar até 660 pessoas por hora, percorrendo uma distância de 550 metros, a aproximadamente 150 metros de altura, em velocidade normal de 1,4 m/s. De acordo com a SOP, todos os equipamentos – como as cadeirinhas e os cabos – já estão no canteiro de obras, em processo de montagem, aguardando apenas a ligação de energia elétrica.

A obra também inclui uma praça, borboletário e bicicletário. Os testes operacionais do teleférico devem começar no fim deste mês.

Concessão
A Secretaria do Meio Ambiente (Sema) realizou um estudo de viabilidade socioeconômica, que servirá de base para a licitação afim de que o teleférico seja administrado por uma empresa privada, através de concessão.

Além do próprio teleférico, a administradora poderá explorar o prédio do antigo Hotel do Caldas, vizinho à estação inferior, que foi restaurado e ganhou piso com ladrilhos hidráulicos feito na oficina do renomado construtor barbalhense Jaime Rodrigues. O espaço poderá ter restaurante, museu e lojas.

Projeção
Enquanto aguardam a inauguração, os moradores do distrito de Caldas já projetam um grande aumento no número de turistas, já que a localidade conta com o famoso Balneário do Caldas e também com o Hotel das Fontes, pontos de visita, além de ficar a poucos quilômetros do Arajara Park, empreendimentos que ficam na encosta da Chapada do Araripe. “Vai melhorar ainda mais, principalmente, na venda de lanches. A gente aguarda há um tempo”, conta Aparecida Lacerda, que tem uma padaria e cafeteria em frente à estação inferior.

Nascido e criado no distrito, o também comerciante Gilvan dos Santos Pereira resolveu empreender há um ano, montando uma lanchonete vizinha a uma das estações, justamente na expectativa da entrega deste equipamento, que se soma à requalificação que o Caldas vem tendo nos últimos anos. “Estamos esperando há mais de dois anos. Espero que saia este ano ainda. O pessoal daqui já está pensando em modificar os restaurantes, modernizar. A gente acredita que vai melhorar muito o espaço. A cada fim de semana vem muita gente”, completa.

Não são apenas os comerciantes que enxergam com bons olhos a chegada do teleférico. O guia de turismo cratense Jocyneyson Jorge do Nascimento acredita que o equipamento está dentro de um contexto de crescimento de toda região do Cariri. “Terá um impacto muito grande, seja social, econômico e até ambiental, tendo em vista que os visitantes não irão só para o teleférico, mas se hospedarão próximos a ele, agregando valor junto aos balneários, hotéis e pousadas”, acredita.

O guia acredita também que isso pode impulsionar a procura por profissionais qualificados para conduzir o turista pelo Cariri. Os próprios moradores e empresários do Caldas estão recebendo assessoria e profissionalização pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) para melhor recepcionar o visitante. “As pessoas já conhecem aquela área como a palma da mão. Será um impacto positivo”, complementa Jocyneyson.

Impacto ambiental
O projeto do teleférico preocupou, principalmente, os ambientalistas da região do Cariri, já que o equipamento está dentro da Floresta Nacional do Araripe (Flona). Contudo, o geógrafo Josier Ferreira, professor da Universidade Regional do Cariri (Urca), observa que a execução contrariou as perspectivas negativas, pois, “houve poucas mudanças na cobertura vegetal”, já que as torres estão acima da copa das árvores.

“Houve mais uma artificialização da paisagem, mas não houve impacto significante na estrutura geológica ou que acelerasse o processo erosivo”, acrescenta.

Porém, Josier atenta que, em seu funcionamento, deve haver um controle, para que não haja uma pressão demográfica na encosta da Chapada do Araripe. “Cuidar para que não ocorra uma dispersão em outras áreas que não são efetivamente destinadas para o lazer”, pondera o geógrafo.

Além disso, o professor vê o teleférico do Caldas como uma oportunidade para fortalecer a educação e cultura. Ele propõe utilizar o equipamento para ensinar acerca dos relevos, formação dos núcleos urbanos, além de temáticas como turismo e natureza.

Por Antonio Rodrigues

Fonte: Diário do Nordeste

Revista Cariri Recomenda

Estátua da Menina Benigna em Santana do Cariri (Foto: Ypsilon Félix/Divulgação)
Cariri

Complexo Religioso da Beata Benigna Cardoso será inaugurado em Santana do Cariri; saiba data

5 de fevereiro de 2026
(Foto: Tiago Stille/Governo do Ceará)
Regionais

Governo do Ceará e municípios assinam adesão ao Garantia Safra 2025/2026 e beneficiam mais de 195 mil agricultores

4 de fevereiro de 2026
Aeroporto de Juazeiro do Norte, Orlando Bezerra de Menezes (Foto: Divulgação/Aena)
Cariri

Aeroporto de Juazeiro do Norte registra mais de 500 mil passageiros em 2025 e reforça crescimento do turismo no Cariri

31 de janeiro de 2026
Os dados foram divulgados pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) (Foto: Samuel Pinheiro/Revista Cariri)
Regionais

Chuvas atingem 20 municípios do Cariri e Jardim registra maior volume do dia

30 de janeiro de 2026
Próximos
Deltan no aeroporto de Brasília após participar de reunião com a procuradora-geral, Raquel Dodge, sobre o vazamento de mensagens da Lava Jato (Foto: Pedro Ladeira/Folhapress)

Deltan incentivou cerco da Lava Jato a Dias Toffoli, mostram mensagens

Entra em vigor lei do nome social para transexuais e travestis no CE

Cidade inteligente é muito mais que sinal de internet "gratuito" em ambientes públicos - Por Yrineu Rodrigues

Mais Lidas

  • (Foto: Freepik)

    Trava Zap: o que são as mensagens que travam o WhatsApp

  • Anvisa registra seis mortes suspeitas e casos de pancreatite associados ao uso de canetas emagrecedoras no Brasil

  • MP intima Flávio Bolsonaro para prestar depoimento sobre o caso Queiroz

  • Elmano anuncia pagamento da 4ª parcela do Fundef para cerca de 50 mil professores; saiba quem tem direito

  • Ancelotti convoca seleção brasileira para últimos amistosos de 2025; Luciano Juba é novidade

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Arquivos

  • fevereiro 2026
  • janeiro 2026
  • dezembro 2025
  • novembro 2025
  • outubro 2025
  • setembro 2025
  • agosto 2025
  • julho 2025
  • junho 2025
  • maio 2025
  • abril 2025
  • março 2025
  • fevereiro 2025
  • janeiro 2025
  • dezembro 2024
  • novembro 2024
  • outubro 2024
  • setembro 2024
  • agosto 2024
  • julho 2024
  • junho 2024
  • maio 2024
  • abril 2024
  • março 2024
  • fevereiro 2024
  • janeiro 2024
  • dezembro 2023
  • novembro 2023
  • outubro 2023
  • setembro 2023
  • agosto 2023
  • julho 2023
  • junho 2023
  • maio 2023
  • abril 2023
  • março 2023
  • fevereiro 2023
  • janeiro 2023
  • dezembro 2022
  • novembro 2022
  • outubro 2022
  • setembro 2022
  • agosto 2022
  • julho 2022
  • junho 2022
  • maio 2022
  • abril 2022
  • março 2022
  • fevereiro 2022
  • janeiro 2022
  • dezembro 2021
  • novembro 2021
  • outubro 2021
  • setembro 2021
  • agosto 2021
  • julho 2021
  • junho 2021
  • maio 2021
  • abril 2021
  • março 2021
  • fevereiro 2021
  • janeiro 2021
  • dezembro 2020
  • novembro 2020
  • outubro 2020
  • setembro 2020
  • agosto 2020
  • julho 2020
  • junho 2020
  • maio 2020
  • abril 2020
  • março 2020
  • fevereiro 2020
  • janeiro 2020
  • dezembro 2019
  • novembro 2019
  • outubro 2019
  • setembro 2019
  • agosto 2019
  • julho 2019
  • junho 2019

Categorias

  • Análises
  • Avisos e Editais
  • Barbalha
  • Brasil
  • Cariri
  • Carreira & Oportunidades
  • Ceará
  • Colunistas
  • Conteúdo Patrocinado
  • Copa do Mundo 2022
  • Coronavírus
  • Cotidiano
  • CPI da Covid
  • Crato
  • Cultura
  • Curiosidades
  • Desmentindo boatos
  • Economia & Negócios
  • Educação
  • Eleições 2020
  • Eleições 2022
  • Eleições 2024
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Famosos
  • Geral
  • Juazeiro do Norte
  • Meio Ambiente
  • Morte do Papa Francisco
  • Mundo
  • Novelas
  • Opinião
  • Política
  • Posse de Lula
  • Regionais
  • Saúde
  • Segurança
  • Tecnologia


Canetas emagrecedoras têm alerta para pancreatite na bula (Foto: Samuel Pinheiro/Revista Cariri)
Saúde

Anvisa registra seis mortes suspeitas e casos de pancreatite associados ao uso de canetas emagrecedoras no Brasil

7 de fevereiro de 2026

Seis mortes suspeitas e 225 casos de pancreatite associados ao uso de canetas emagrecedoras foram notificados à Agência Nacional de...

Leia Mais
Imóvel disponível pelos Correios na cidade de Catarina (Foto: Correios/VIP Leilões)

Correios colocam à venda seis imóveis no Ceará em leilões digitais; veja valores e como participar

7 de fevereiro de 2026
Baliza deixa de ser exigida no exame prático a partir de segunda (9) no Ceará (Imagem gerada por IA)

Detran-CE deixa de aplicar prova de baliza em exames práticos a partir de segunda-feira (9)

7 de fevereiro de 2026
Aniversário do PT reúne Lula, Camilo, Elmano, Evandro e Chagas na Bahia (Foto: Reprodução/Instagram)

Lula, Camilo, Elmano, Evandro e Chagas se reúnem para celebrar aniversário do PT na Bahia

7 de fevereiro de 2026
A pressão alta afeta o coração e pode comprometer vários órgãos (Imagem gerada por IA)

Hipertensão compromete outros órgãos; confira 10 fatores de risco

7 de fevereiro de 2026
Canetas emagrecedoras têm alerta para pancreatite na bula (Foto: Samuel Pinheiro/Revista Cariri)
Saúde

Anvisa registra seis mortes suspeitas e casos de pancreatite associados ao uso de canetas emagrecedoras no Brasil

7 de fevereiro de 2026

Seis mortes suspeitas e 225 casos de pancreatite associados ao uso de canetas emagrecedoras foram notificados à Agência Nacional de...

Leia Mais
Imóvel disponível pelos Correios na cidade de Catarina (Foto: Correios/VIP Leilões)

Correios colocam à venda seis imóveis no Ceará em leilões digitais; veja valores e como participar

7 de fevereiro de 2026
Baliza deixa de ser exigida no exame prático a partir de segunda (9) no Ceará (Imagem gerada por IA)

Detran-CE deixa de aplicar prova de baliza em exames práticos a partir de segunda-feira (9)

7 de fevereiro de 2026
Aniversário do PT reúne Lula, Camilo, Elmano, Evandro e Chagas na Bahia (Foto: Reprodução/Instagram)

Lula, Camilo, Elmano, Evandro e Chagas se reúnem para celebrar aniversário do PT na Bahia

7 de fevereiro de 2026
A pressão alta afeta o coração e pode comprometer vários órgãos (Imagem gerada por IA)

Hipertensão compromete outros órgãos; confira 10 fatores de risco

7 de fevereiro de 2026
  • Anuncie
Sem Resultado
Ver resultados

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.