A Azul Linhas Aéreas confirmou nesta segunda-feira (20) que encerrará os voos diários entre o Aeroporto de Juazeiro do Norte e os destinos Fortaleza e Recife a partir de 10 de março. A decisão foi comunicada em nota enviada ao Revista Cariri.
Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:
Facebook | X | Instagram | YouTube | Bluesky
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
A empresa justificou a descontinuidade das rotas como parte de um processo de reestruturação interna para ajustar a capacidade à demanda. Em contrapartida, a Azul anunciou o aumento da frequência de voos semanais entre Juazeiro do Norte e o Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), que passará de quatro para sete operações.
“Como parte de um processo normal de ajuste de capacidade à demanda, a partir de 10 de março, os voos saindo de Juazeiro do Norte (CE) passarão a ter como destino o aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), que terá sua frequência aumentada de quatro para sete voos semanais”, informou a nota.
Desde 1950
A rota entre Juazeiro do Norte e Fortaleza, em operação desde 1950, ficará sem cobertura pela primeira vez na história. Em agosto de 2024, a Voepass, que também operava voos na rota, interrompeu suas atividades após um acidente aéreo, deixando a Azul como única opção de ligação aérea entre o interior do Ceará e a capital.
A decisão gerou preocupação entre os 20 funcionários da Azul em Juazeiro do Norte, que até a tarde desta segunda-feira não haviam sido oficialmente informados sobre a medida. Embora rumores sobre possíveis demissões tenham circulado, a companhia não anunciou desligamentos até o momento.
Marcelo Bento, diretor de Relações Institucionais da Aena Brasil, concessionária responsável pelo Aeroporto de Juazeiro do Norte, afirmou que a empresa foi surpreendida pela notícia e buscará dialogar com outras companhias aéreas para tentar reverter o cenário.
“Infelizmente, diante das más notícias, vamos procurar as companhias aéreas para mostrar o benefício econômico que elas poderiam ter assumindo esses ou outros voos”, declarou o executivo ao Revista Cariri.
Assistência aos passageiros
A Azul informou que os clientes afetados pelo encerramento das rotas estão sendo comunicados e receberão toda a assistência necessária, conforme estipulado pela resolução da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
Por Bruno Rakowsky










