O artista plástico Wanderson Petrova decidiu homenagear a cantora Marília Mendonça, que morreu em um acidente de avião nesta sexta-feira (5), com uma pintura em um muro na cidade do Crato. “É uma espécie de tributo de sua memória para que fique, perpetue”, explica.
Curta e siga nossas redes sociais:
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso Whatsapp.
Fã da compositora goiana, Wanderson explica que a arte oferece uma força neste momento de perda. “Seja cantar, ouvir um disco ou pintar. A arte oferece uma relação ritualística. Eu, particularmente, ainda não acredito, porque não é assim que a gente espera que pessoas próximas façam suas passagens”, lamenta o artista.
A morte jovem da cantora também impactou o artista e seus amigos. “Muitos chorando, sensibilizados. A gente não imagina, porque tem a perspectiva da velhice, do cuidado para que o corpo já se sinta nessa responsabilidade de poder descansar. Ela era jovem e tinha tantos projetos”.
Homenagem ao legado
Wanderson Petrova retratou a artista goiana em duas imagens: a primeira, com uma auréola; e a segunda, ao lado do seu filho Léo. O trabalho durou pouco mais de uma hora e está exposto em um muro próximo ao terminal rodoviário de Crato.
“Produzo em meio ao caos. Penso que isso move a potencialidade artística. Uma espécie de engasgamento. Preciso materializar isso. O mural é uma espécie disso”, explica o artista.
“Não falo de uma mulher no âmbito comum, mas na dimensão artística e isso me atravessa de forma triste. O legado, sua produção, ficarão. O corpo padece, mas essa memória fica”, acredita Petrova.
Outros trabalhos
Esta não é a primeira vez que Wanderson retrata artistas da música. A repercussão positiva do seu trabalho começou a partir de pinturas da cantora Madonna, que ocasionou no convite da própria “Rainha do Pop” para pintar painéis no Hospital Pediátrico Mercy James, fundado por ela no Malawi, em 2015.
O artista também já fez um mural em homenagem à atriz Naya Rivera, vítima de um acidente no Lake Piru, nos Estados Unidos, e trabalhos de outras cantoras como Maria Bethânia, Katy Perry, Anitta e Iza. Paralelo a isso, também é monitor de jovens que cumprem medidas socioeducativas em Juazeiro do Norte.
Por Antonio Rodrigues
Fonte: Diário do Nordeste