A poucos dias da cerimônia do Oscar 2025, a expectativa pelo desempenho de Fernanda Torres, indicada à categoria de Melhor Atriz por “Ainda Estou Aqui”, cresce em todo o Brasil. No Ceará, essa admiração ganhou um espaço especial: um mural em homenagem à atriz foi pintado na fachada do Centro Socioeducativo de Semiliberdade de Juazeiro do Norte, assinado pelo artista cratense Wanderson Petrova.
Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:
Facebook | X | Instagram | YouTube | Bluesky
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
A obra, cheia de cores vibrantes, estampa a imagem de Fernanda Torres cercada por Espadas de São Jorge, plantas conhecidas pela simbologia de proteção contra o mau-olhado. Além disso, traz a frase que viralizou nos últimos dias com a atriz: “A vida presta!”.
Segundo Petrova, o mural representa não apenas um desejo de boa sorte à artista, mas também uma valorização do cinema nacional.
“Vejo a importância dessa homenagem de várias vertentes. A de reconhecer o nosso cinema nacional, as pessoas que o fazem, como são pessoas que nos inspiram, que são próximas, que nos referenciam. Que, por vezes, estão contando as nossas histórias, inclusive”, afirmou.
Cultura acessível por meio da arte
A iniciativa faz parte de um projeto artístico e educativo desenvolvido dentro da unidade de semi-liberdade. Antes da pintura do mural, os jovens da instituição participaram de oficinas, exibições de filmes e atividades culturais voltadas ao cinema nacional.
Petrova, que também atua como arte-educador na Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (SEAS), destaca que o objetivo dessas ações é aproximar a cultura do público jovem e fortalecer a valorização da identidade nacional.
“Foi uma forma também de oportunizar esses jovens a viverem a imersão e a riqueza do nosso cinema nacional, perceber nossa cultura, nossas cores e nossas manifestações religiosas dentro desse cinema”, explicou.
Artista já homenageou grandes nomes e teve reconhecimento de Madonna
Wanderson Petrova é um nome consolidado na arte urbana do Ceará. O grafiteiro já usou os muros de cidades para homenagear personalidades como Marília Mendonça, Glória Maria e Naya Rivera. Seu talento também ganhou projeção internacional, sendo reconhecido até pela cantora americana Madonna.
Para ele, a arte tem um papel essencial no aprendizado e na conexão com temas da sociedade.
“Ela vem rompendo vários padrões e assumindo um espaço público, democrático, que traz vários dividendos. Quando a gente pinta e cria relações coletivas, às vezes não temos noção do impacto que isso pode gerar”, comentou.
A homenagem a Fernanda Torres reflete esse impacto, trazendo visibilidade para o cinema brasileiro e reforçando o sentimento de torcida pela atriz na maior premiação do cinema mundial.
Se a estatueta do Oscar será conquistada no próximo domingo (2), ainda não se sabe. Mas para Wanderson Petrova, o reconhecimento e a inspiração que Fernanda Torres representa já foram eternizados no mural.
“Boa sorte, Fernanda! Você nos inspira, e muito!”, declarou o artista ao divulgar a obra em suas redes sociais.
Por Nicolas Uchoa