Anúncio
Hospedagem de sites ilimitada superdomínios
Revista Cariri
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato

Sem Resultado
Ver resultados
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato
Sem Resultado
Ver resultados
Revista Cariri
Sem Resultado
Ver resultados
PUBLICIDADE

Apenas 4 cidades cearenses não registraram óbito por Covid-19 em 2021; uma delas no Cariri

Gestores avaliam que uma soma de fatores é responsável pela ausência de mortes neste ano. Dentre os quais, estão ampliação da testagem, fiscalização e engajamento da população

30 de março de 2021
Apenas 4 cidades cearenses não registraram óbito por Covid-19 em 2021; uma delas no Cariri

Granjeiro (foto). São João do Jaguaribe, Senador Sá e Umari são as quatro cidades cearenses que ainda não registraram óbitos por Covid-19 em 2021 no Ceará (Foto: Antonio Rodrigues)

PUBLICIDADE

Apenas quatro das 184 cidades cearenses não registraram óbito por decorrência da Covid-19 neste ano de 2021: São João do Jaguaribe, Senador Sá, Umari e Granjeiro. A informação foi confirmada pelas secretarias de saúde dos municípios. O quantitativo representa somente 2,17% de todos os municípios do Estado.

Granjeiro, inclusive, é a cidade com menor número de mortes registradas durante toda a pandemia: dois. O primeiro registro foi em 4 de setembro do ano passado e, o segundo, no dia 17 daquele mesmo mês. O município, distante 484 KM de Fortaleza, foi o último a ter registro de óbitos em decorrência da infecção por coronavírus em 2020.

Contudo, segundo dados da IntegraSus, da Secretaria da Saúde (Sesa) do Estado, extraídos às 9h13 desta terça-feira (30) a lista de cidades sem óbitos em 2021 é composta por dez cidades. Além das quatro citadas acima, a Sesa inclui Ararendá, Novo Oriente, Quixelô, Saboeiro, Salitre, Ubajara.

No entanto, a reportagem entrou em contato com as Secretarias da Saúde destes municípios e apurou que já houve registro de mortes em 2021 nesses locais. Em Salitre e Novo Oriente, por exemplo, já são quatro mortes neste ano. Em Saboeiro, Quixelô e Ararendá teve ao menos um óbito. Já em Ubajara são pelo menos cinco mortes em 2021 por decorrência do vírus. A Sesa informou que fará uma auditoria nos dados a partir dessa inconformidade e, até a publicação da matéria, não informou o motivo dessa incorreção.

Cidades menos populosas
Mas quais fatores podem explicar esse panorama positivo nas quatro cidades sem registro de mortes? Os gestores reconhecem que o número de habitantes reduzido “ajuda a conter a disseminação” do vírus, mas ressaltam outros pontos tidos como preponderantes para a drástica redução da mortalidade, como o respeito às medidas sanitárias, testagem em massa e vacinação avançando de forma acelerada.

O médico infectologista e professor adjunto de pediatria do curso de medicina da Universidade Federal Ceará (UFC), Robério Leite, explica que o fato das quatro cidades terem menos de dez mil habitantes contribui para o processo de conter o avanço da doença.

“Mais uma vez temos dois prismas. É fato que em uma cidade de menor densidade populacional o vírus circule com menor intensidade e, na teoria, seja mais fácil conter a transmissão. Mas, quando a um infectado grave, geralmente o acesso as unidades hospitalares é mais distante e esse tempo de deslocamento pode ser um fator de risco”.

Robério conclui que, independentemente do porte da cidade, as recomendações sanitárias são universais e devem ser seguidas. “Manter o distanciamento social, usar máscaras e higienizar as mãos. Tudo isso aliado a vacina é o caminho para vencer a pandemia”, conclui.

Para Mila Lopes da Silva, titular da Secretaria da Saúde de São João do Jaguaribe, o principal responsável por essa redução é a população. “Eles [habitantes] entenderam a gravidade do problema e colaboraram. Nossa cidade, ainda que pequena, não tem registro de aglomeração, o comércio tem respeitado todas as medidas sanitárias e estamos, há alguns meses, com relativa tranquilidade em relação ao surgimento de novos casos”, avalia.

A última morte no Município foi em 20 de dezembro do ano passado. Ao todo, a cidade tem quatro óbitos por decorrência do novo coronavírus. A média móvel de novas infecções que chegou a 4,14 no dia 12 de janeiro deste ano – a mais alta desde o início da pandemia – caiu para 0,4 nesta segunda-feira, dia 29. Os dados são do portal IntegraSus.

A forte tendência de queda nos casos conferiu ao Município, no início deste mês, o status de única cidade do Estado com risco normal de transmissão. Para Mila, os números refletem uma parceria exitosa entre população e agentes de saúde.

“Fomos transparentes desde o início da pandemia, passando com fidelidade todos os números. Deste modo, a população compreendeu o cenário e ajudou [a reduzir os indicadores]”, conclui.

Testagem em massa
Em Umari, cidade com pouco mais de 7.700 habitantes, a estratégia foi ampliar a testagem para obtenção de diagnósticos precoce. “Quando identificamos o infectado nos primeiros dias, evitamos que ele transmita esse vírus para outras pessoas”, pondera Josué Barros, enfermeiro-chefe do Município.

Quando um morador apresenta qualquer sintoma, acrescenta Josué, é aplicado o teste e, até que saia o resultado, “ele e seus familiares em contato direto são orientados a permanecerem em casa”. Esse “bloqueio familiar” é monitorado pela equipe da saúde do Município.

“O isolamento tem sido respeitado e esse é um dos principais fatores que levaram à redução de casos e mortes em Umari”, considera Barros.

Além disso, o profissional pondera que a cidade tem investido na fiscalização e conscientização. Com ações desenvolvidas por uma equipe multidisciplinar, composta com enfermeiros, técnicos e agentes de saúde, as aglomerações no Município cessaram.

“Não há mais registro nesse sentido. Claro que a população é a grande responsável por esse sucesso. Nossos moradores abraçaram a causa. Pouco se ver pessoas na rua sem máscara, por exemplo”, reforça Josué.

O reflexo desse engajamento pode ser observado na média móvel de novos casos do Município. Ontem (29) a média era de 0,14. Ao longo de todo este ano, a maior oscilação da média foi de 1,28. Com a tendência de queda, as barreiras sanitárias foram desfeitas.

“Umari foi uma das primeiras cidades do Ceará a montar barreira sanitária na primeira onda. Neste também fizemos, ainda no mês passado. O objetivo era evitar que pessoas de outras cidades entrassem em nosso Município. Quando a situação foi controlada, desfizemos. Não baixamos a guarda, seguimos com todos os cuidados, mas o panorama de hoje é favorável”, conclui Josué.

A reportagem do Diário do Nordeste entrou em contato com as Secretarias da Saúde de Granjeiro e Senador Sá, no entanto, embora ambas tenham confirmado a ausência de óbitos neste ano de 2021, não quiseram conceder entrevista. As cidades têm, respectivamente, dois e seis mortes por decorrência da Covid-19. O último óbito, conforme o IntegraSus, ocorreu em 7 de outubro em Senador Sá.

Vacinação acelerada
Em São João do Jaguaribe, quase 15% da população já foi vacinada. Ao todo, o Município que conta com cerca de 7.900 habitantes, conforme Censo do IBGE, já imunizou 998 pessoas. A cidade recebeu 1.358 doses.

Mila ressalta que a estratégia adotada no Município foi vacinar o grupo prioritário em casa. “Grande parte desse público está em áreas rurais, então a gente optou pela vacinação volante. É mais seguro ao idoso e, na nossa avaliação, foi a estratégia que melhor respondia à nossa realidade. Para idosos acima de 75, já imunizamos mais de 80% e, do grupo de 70 a 74 anos, atingimos a marca dos 70%”, detalha.

Em Umari, das 1.350 recebidas, 1.210 já foram aplicadas, isto é, quase 90%. Deste total, 390 vacinas foram ministradas em profissionais da saúde e 820 em idosos acima de 70 anos. De acordo com a Sesa, 75% dos municípios cearenses possuem mais pessoas vacinadas do que casos positivos de Covid-19. No entanto, o ritmo ainda precisa ser intensificado. Isso porque, com atual acesso e ritmo de vacinação, Ceará levará até outubro para aplicar 1ª dose em prioridades.

Importância da imunização
Embora a vacinação tenha sido citada como um dos pontos que podem explicar a ausência de morte nesses municípios, o médico infectologista Robério Leite, adverte que ainda é cedo para se fazer essa correlação.

Ele considera importante o processo de imunização, mas lembra que para se ter uma resposta em massa, é preciso avançar ainda mais na vacinação do grupo populacional.

“A vacina traz a proteção individual e coletiva. São duas coisas distintas. No coletivo, é preciso avançar para que sejam feitos estudos e se observe os resultados. Na individual é muito provável que alguns idosos vacinados tenham sim, sido salvos por conta do imunizante”, detalha.

Por André Costa

Fonte: Diário do Nordeste

Revista Cariri Recomenda

☔ Alerta de chuvas intensas no Ceará é ampliado para 108 cidades, segundo Inmet
Cariri

Cariri enfrenta fim de semana de calor intenso e baixa umidade, com possibilidade de chuvas isoladas

5 de dezembro de 2025
Hospital Polo Regional do Centro-Sul inicia obras em Iguatu com investimento superior a R$ 312 milhões
Regionais

Hospital Polo Regional do Centro-Sul inicia obras em Iguatu com investimento superior a R$ 312 milhões

4 de dezembro de 2025
Elmano de Freitas autoriza início das obras do Hospital Regional do Maciço de Baturité
Regionais

Elmano de Freitas autoriza início das obras do Hospital Regional do Maciço de Baturité

29 de novembro de 2025
Compra de caixas em Várzea Alegre vira alvo de investigação por suspeita de superfaturamento
Cariri

Compra de caixas em Várzea Alegre vira alvo de investigação por suspeita de superfaturamento

29 de novembro de 2025
Próximos
Governo do Ceará chegará em fevereiro a 703 leitos de UTI exclusivos para pacientes com Covid-19

Ceará tem 11,4 mil casos de Covid a mais entre pacientes de 15 a 39 anos na segunda onda da pandemia

Banco Central autoriza transferências bancárias pelo WhatsApp

Banco Central autoriza transferências bancárias pelo WhatsApp

Ceará vai recomendar medidas mais restritivas a cidades em alerta contra Covid; veja lista de municípios

Ceará registra 143 óbitos por Covid nesta terça-feira; 7 ocorreram nas últimas 24 horas

Mais Lidas

  • Sete anos sem Marielle: a ausência que ainda ecoa – Por Mirta Lourenço

    Dino marca julgamento do caso Marielle na 1ª Turma do STF; veja data

  • Acréscimo de 25% pode aumentar aposentadoria do INSS; saiba como solicitar

  • Brasil conhece adversários na Copa do Mundo de 2026; confira grupos

  • Carro desgovernado atropela duas mulheres e invade casas em Várzea Alegre

  • Alexandre de Moraes integra lista de personalidades mais influentes do mundo, segundo o Financial Times

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Sem Resultado
Ver resultados

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Controle sua privacidade
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
WhatsApp chat