Anúncio
Hospedagem de sites ilimitada superdomínios
Revista Cariri
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato

Sem Resultado
Ver resultados
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato
Sem Resultado
Ver resultados
Revista Cariri
Sem Resultado
Ver resultados
PUBLICIDADE

Temendo ser preso pela PF, Ricardo Salles pede demissão do Meio Ambiente

Salles é alvo de inquérito no STF (Supremo Tribunal) por operação da Polícia Federal que mira suposto favorecimento a empresários do setor de madeiras

23 de junho de 2021
Um dia após promessa na Cúpula do Clima, Bolsonaro corta verba para meio ambiente

O presidente Jair Bolsonaro e o então ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, durante Cúpula do Clima (Foto: Marcos Correa/Presidência da República via Reuters)

PUBLICIDADE

Alvo de investigações, o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, pediu hoje demissão do governo de Jair Bolsonaro (sem partido). Logo depois, Salles concedeu entrevista a jornalistas justificando a sua saída. Joaquim Álvaro Pereira Leite, que era da Secretaria da Amazônia e Serviços Ambientais, vai substitui-lo no cargo.

“Na agenda nacional, precisa ter união forte de anseio e esforços, e que isso se faça de forma mais serena possível. Pedi exoneração e serei substituído por Joaquim Álvaro Pereira Leite Ricardo Salles, ex-ministro do Meio Ambiente

Autorizada pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), investigação da PF (Polícia Federal) apura se Salles atuou para afrouxar o controle do Ibama sobre a exportação de madeira. Segundo as investigações, ele reuniu-se em março do ano passado com um grupo de madeireiros no Pará que vinham tendo cargas de madeira retidas em portos no exterior por falta da autorização do Ibama.

A Operação Akuanduba executou buscas e apreensões nos endereços de Salles e de outros 21 investigados, entre servidores do ministério, dirigentes do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) e empresários do ramo madeireiro.

Salles também é alvo de outro inquérito, autorizado pela ministra Cármen Lúcia no início deste mês. Trata-se da Operação Handroanthus, também da PF, que apura a suposta prática de crimes com o objetivo de dificultar a fiscalização ambiental e impedir investigação que envolva organização criminosa, além de suposto crime de advocacia administrativa

Durante a coletiva, Salles também destacou ações feitas pela sua gestão, além do equilíbrio entre desenvolvimento econômico e sustentável.

“Tivemos cuidado com todos os aspectos daquele ministério. Ao mesmo tempo, respeito também o agronegócio, empresários de todos os setores, de mineração, imobiliário. A necessidade de o Brasil de ter suas obras de infraestrutura, ser líder do agro. Esse equilíbrio importante que foi pedido pelo presidente desde o início decorre com o compromisso que temos com o Brasil”, disse Salles.

“Fizemos o maior programa de pagamento do mundo, fizemos também muito importante o início de uma negociação que se concretizara no fim do ano na Cop 16, os países ricos pagarem pelo carbono que usarem. Essa postura firme que tivemos permitiu que essa negociação se iniciasse. Fizemos também no âmbito do ministério uma série de outras medidas, que são justamente alinhadas pelo projeto escolhido para o BR em 2018 com a eleição do presidente Bolsonaro”, concluiu.

Operação contra Salles
Salles foi alvo da Operação Akuanduba, deflagrada pela PF, que apura crimes contra a administração pública praticados por agentes públicos e empresários do ramo madeireiro.

“As investigações foram iniciadas em janeiro deste ano a partir de informações obtidas junto a autoridades estrangeiras noticiando possível desvio de conduta de servidores públicos brasileiros no processo de exportação de madeira”, disse, na época, a PF.

O ministro Alexandre Moraes, do STF, ao autorizar a realização da operação, determinou o afastamento do presidente do Ibama, Eduardo Bim, do cargo, além de outros nove agentes públicos do instituto e do Ministério do Meio Ambiente.

No início de junho, a ministra do STF Cármen Lúcia autorizou a abertura de inquérito contra Salles, referente à Operação Handroanthus. Ela atendeu a um pedido da PGR e deu o prazo de 30 dias para o cumprimento das diligências e finalização das investigações.

Maior desmatamento em dez anos
Conforme o UOL publicou, o desmatamento na Amazônia foi o maior em dez anos pelo terceiro mês consecutivo, de acordo com dados do Imazon (Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia), que faz o monitoramento da região por satélite.

Bolsonaro elogiou Salles ontem
Ontem, durante evento de lançamento do Plano Safra 2021/2022, que prevê crédito ao agronegócio, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) elogiou a atuação de Salles no Ministério do Meio Ambiente e voltou a criticar o Judiciário.

“Parabéns. Não é fácil ocupar o seu ministério”, disse Bolsonaro, olhando para Salles. “Por vezes a herança fica apenas uma penca de processos. A gente lamenta como, por vezes, somos tratados, por alguns poucos, desse outro Poder, que é muito importante para todos nós”, completou, sem citar o STF.

Fonte: UOL

Revista Cariri Recomenda

PGR denuncia Bolsonaro e aliados por tentativa de golpe de Estado
Política

Bolsonaro passará por perícia médica nesta quarta-feira, após determinação do STF

16 de dezembro de 2025
Moraes determina início do processo para extradição de Ramagem, foragido nos EUA
Política

Moraes determina início do processo para extradição de Ramagem, foragido nos EUA

16 de dezembro de 2025
Defesa pede cirurgia urgente e prisão domiciliar para Bolsonaro após piora no quadro de saúde
Política

Defesa pede cirurgia urgente e prisão domiciliar para Bolsonaro após piora no quadro de saúde

15 de dezembro de 2025
Justiça condena Bolsonaro e União a pagar R$ 1 milhão por falas racistas
Política

Defesa afirma que exame confirma duas hérnias inguinais em Bolsonaro e reforça pedido de cirurgia ao STF

15 de dezembro de 2025
Próximos
Sobe para 97,8% o número de cidades do Ceará com risco “alto” ou “altíssimo” para transmissão da Covid-19

Brasil registra quase 2,4 mil mortes pela Covid-19 nesta quarta-feira (23)

Ceará tem maior parte do território com chuvas abaixo da média no trimestre fevereiro a abril

Safra cearense deve ultrapassar a marca de 775 mil toneladas

Sem casos de sarampo há 16 meses, Ceará suspende dose antecipada da vacina contra a doença

Sem casos de sarampo há 16 meses, Ceará suspende dose antecipada da vacina contra a doença

Mais Lidas

  • Fui bloqueado no WhatsApp. Como desbloquear?

    Fui bloqueado no WhatsApp. Como desbloquear?

  • Auxílio Catador terá novo edital em 2026 com mais de 3,6 mil vagas no Ceará

  • Anvisa aprova uso de semaglutida para tratamento de gordura no fígado com inflamação

  • Moraes determina início do processo para extradição de Ramagem, foragido nos EUA

  • Bolsonaro passará por perícia médica nesta quarta-feira, após determinação do STF

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Sem Resultado
Ver resultados

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Controle sua privacidade
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
WhatsApp chat