O Supremo Tribunal Federal (STF) condenou nesta sexta-feira (22), por maioria, a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) a 5 anos e 3 meses de prisão pelos crimes de porte ilegal de arma de fogo e constrangimento ilegal com emprego de arma.
Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:
Facebook | X | Instagram | YouTube | Bluesky
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
O julgamento foi realizado no plenário virtual da Corte, em que não há debates entre os ministros. O placar foi de 9 votos a 2, com divergências apenas de André Mendonça e Nunes Marques. O prazo oficial para encerramento da votação vai até 23h59 desta sexta-feira.
Segundo o relator Gilmar Mendes, a parlamentar cometeu crime ao perseguir, armada, um homem apoiador do então candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em um bairro nobre de São Paulo, durante as eleições de outubro de 2022.
Divergências no julgamento
O ministro Nunes Marques votou pela absolvição total da deputada. Já André Mendonça defendeu condenação apenas por constrangimento ilegal, reduzindo a pena a oito meses de detenção em regime aberto.
A decisão ainda cabe recurso, o que significa que Zambelli não começará a cumprir a nova pena de forma imediata.
Segunda condenação no STF
Esta é a segunda condenação da deputada no Supremo. Em maio, ela foi sentenciada a 10 anos de prisão por invasão aos sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e inserção de documentos falsos.
Com a nova decisão, o tempo de prisão será somado, ampliando o total de anos de pena a serem cumpridos.
Situação atual de Zambelli
Após a primeira condenação e antes do trânsito em julgado, Zambelli fugiu do Brasil. Ela está atualmente presa na Itália, aguardando processo de extradição.
Seu nome chegou a ser incluído na lista de difusão vermelha da Interpol.
A defesa da parlamentar alega perseguição política e classificou o julgamento como um dos mais rápidos da história da Corte.
Por Pedro Villela, de Brasília









