Anúncio
Hospedagem de sites ilimitada superdomínios
Revista Cariri
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato

Sem Resultado
Ver resultados
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato
Sem Resultado
Ver resultados
Revista Cariri
Sem Resultado
Ver resultados
PUBLICIDADE

Senado aprova restrição ao uso de celulares em salas de aula; medida segue para sanção presidencial

Governo espera que medida já entre em vigor no próximo ano letivo. Texto restringe o uso do celular para fins didáticos, de acessibilidade ou para a segurança do próprio aluno

19 de dezembro de 2024
Senado aprova restrição ao uso de celulares em salas de aula; medida segue para sanção presidencial

(Foto: Dragana_Gordic/Freepik)

PUBLICIDADE

O Senado Federal aprovou, na noite desta quarta-feira (18), o Projeto de Lei 104/2015, que restringe o uso de aparelhos eletrônicos portáteis, como celulares, em salas de aula de escolas públicas e privadas de ensino infantil e médio em todo o país. A votação foi simbólica e unânime, e o texto agora segue para sanção presidencial. A expectativa é que a medida entre em vigor a partir do ano letivo de 2025.

Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:

Facebook | X | Instagram | YouTube | Bluesky 

Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.

Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.

A proposta já havia passado pela Câmara dos Deputados na semana anterior, em tramitação terminativa na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). A rápida aprovação também no Senado reflete o apoio recebido do governo federal e de especialistas em educação.

Foco na atenção em sala de aula
O relator do projeto no Senado, Alessandro Vieira (MDB-SE), destacou que a medida não prevê punições, mas busca implementar uma política pública voltada para a melhoria do aprendizado.

“Entre o início e o término da aula, o uso de celular está proibido, salvo em casos de necessidade, como questões de saúde. A orientação é que o aparelho permaneça desligado ou no modo silencioso, guardado na mochila ou em espaços designados pela escola. A ideia é resgatar a atenção do aluno e garantir maior concentração nas atividades educacionais”, explicou o senador durante os debates.

A medida coloca o Brasil em sintonia com países como França, Espanha, Grécia, Dinamarca, Itália e Holanda, que já possuem legislações semelhantes para restringir o uso de celulares em escolas.

Tentativas de emenda
Apesar do consenso entre os senadores, duas emendas foram apresentadas durante a discussão.

• Ensino médio excluído: O senador Rogério Marinho (PL-RN) propôs restringir a aplicação da regra apenas ao ensino infantil e fundamental (1º ao 9º ano), deixando o ensino médio de fora. O parlamentar argumentou que a política deveria ser implementada de forma gradual. A sugestão foi rejeitada.
• Instalação de câmeras: O senador Eduardo Girão (Novo-CE) sugeriu a inclusão da obrigatoriedade de câmeras em salas de aula. Após os debates, Girão retirou a emenda, indicando que reapresentará a ideia como um novo projeto de lei.

Sanção
Com a aprovação no Congresso, o projeto aguarda a sanção do presidente para ser transformado em lei. Caso sancionado, a nova regra será válida para o ano letivo de 2025.

Por Nágela Cosme

Revista Cariri Recomenda

Datafolha aponta vantagem de Lula sobre Flávio Bolsonaro e Tarcísio em cenários para 2026
Política

Datafolha aponta vantagem de Lula sobre Flávio Bolsonaro e Tarcísio em cenários para 2026

6 de dezembro de 2025
Sete anos sem Marielle: a ausência que ainda ecoa – Por Mirta Lourenço
Política

Dino marca julgamento do caso Marielle na 1ª Turma do STF; veja data

5 de dezembro de 2025
Detran-CE lança ferramenta virtual para acompanhamento de processos de habilitação
Política

Congresso amplia exigência de exame toxicológico para obtenção da CNH nas categorias A e B

5 de dezembro de 2025
Congresso aprova LDO de 2026 com calendário obrigatório para pagamento de emendas
Política

Congresso aprova LDO de 2026 com calendário obrigatório para pagamento de emendas

5 de dezembro de 2025
Próximos
Centro de Convenções do Cariri registra crescimento recorde em 2024 e impulsiona turismo de negócios na região

Centro de Convenções do Cariri registra crescimento recorde em 2024 e impulsiona turismo de negócios na região

Governador Elmano de Freitas apresenta projeto do Polo Automotivo do Ceará ao Governo Federal

Governador Elmano de Freitas apresenta projeto do Polo Automotivo do Ceará ao Governo Federal

Câmara revoga novo seguro DPVAT e limita bloqueio de emendas

Câmara revoga novo seguro DPVAT e limita bloqueio de emendas

Mais Lidas

  • Carro desgovernado atropela duas mulheres e invade casas em Várzea Alegre

    Carro desgovernado atropela duas mulheres e invade casas em Várzea Alegre

  • Criminosos usam dados de contribuintes para aplicar golpes em nome da Receita; saiba como se proteger

  • Ceará recebe 29 mil doses da vacina contra vírus sincicial respiratório (VSR)

  • Acréscimo de 25% pode aumentar aposentadoria do INSS; saiba como solicitar

  • Elmano anuncia pagamento da segunda parcela do 13º e antecipação da folha de dezembro

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Sem Resultado
Ver resultados

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Controle sua privacidade
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
WhatsApp chat