Anúncio
Hospedagem de sites ilimitada superdomínios
Revista Cariri
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato

Sem Resultado
Ver resultados
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato
Sem Resultado
Ver resultados
Revista Cariri
Sem Resultado
Ver resultados
PUBLICIDADE

Romeu Aldigueri é eleito presidente da Assembleia Legislativa para o biênio 2025-2026

Aldigueri irá suceder Evandro Leitão (PT), que encerra sua gestão na Alece para assumir a Prefeitura de Fortaleza em janeiro, após ser eleito no pleito municipal deste ano

2 de dezembro de 2024
Romeu Aldigueri é eleito presidente da Assembleia Legislativa para o biênio 2025-2026

Romeu Aldigueri (PDT) é o novo presidente da Alece (Foto: Junior Pio/Alece)

PUBLICIDADE

O deputado estadual Romeu Aldigueri (PDT) foi eleito, nesta segunda-feira (2), presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) para o próximo biênio. Aldigueri recebeu 44 votos a favor, com apenas o deputado Pastor Alcides (PL) votando contra. O deputado Carmelo Neto (PL) não participou da votação. A eleição ocorreu com Aldigueri como candidato único, em uma composição que reuniu partidos como PT, MDB, PP e União Brasil.

Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:

Facebook | X | Instagram | YouTube | Bluesky 

Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.

Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.

Aldigueri irá suceder Evandro Leitão (PT), que encerra sua gestão na Alece para assumir a Prefeitura de Fortaleza em janeiro, após ser eleito no pleito municipal deste ano.

A composição será a seguinte:

• Presidência: Romeu Aldigueri (de saída do PDT)
• 1ª Vice-presidência: Danniel Oliveira (MDB)
• 2ª Vice-presidência: Larissa Gaspar (PT)
• 1ª Secretaria: De Assis Diniz (PT)
• 2ª Vice-Secretaria: Jeová Mota (PDT)
• 3ª Vice-Secretaria: Felipe Mota (União Brasil)
• 4ª Vice-Secretaria: João Jaime (PP)
• Vogal: Luana Regia (Cidadania)
• Vogal: Emília Pessoa (PSDB)
• Vogal: David Duran (Republicanos)

Perfil
Romeu Aldigueri, nascido em Fortaleza, é advogado formado pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com especialização em Direito Ambiental e mestrado em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Regional pela Universidade de Barcelona. Pai de cinco filhos, Aldigueri tem uma trajetória política marcada por passagens por cinco partidos e ocupação de cargos importantes, como superintendente do Ibama no Ceará e da Semace.

Em 2012, foi eleito prefeito de Granja com 99,03% dos votos válidos e consolidou sua influência política na região ao eleger sucessores familiares, como sua sobrinha Amanda Aldigueri e sua esposa, Juliana Aldigueri, para o comando do município. Atualmente, sua filha, Lígia Aldigueri, é vice-prefeita de Granja.

No âmbito estadual, Aldigueri foi eleito deputado pela primeira vez em 2018, sendo o sexto mais votado. Em 2022, foi reeleito com 90,3 mil votos e assumiu a liderança do governo na Alece durante a gestão do governador Elmano de Freitas (PT).

Impasses e articulações
A eleição de Aldigueri foi marcada por um acordo político que envolveu o senador Cid Gomes (PSB) e o governador Elmano de Freitas. Inicialmente, o nome cotado para presidir a Alece era o do deputado Fernando Santana (PT), vice-presidente da Casa. No entanto, a indicação causou atritos entre o governador e Cid Gomes, que se opôs à crescente concentração de poder do PT, que, em 2025, comandará a Prefeitura de Fortaleza, o Governo do Estado e a Presidência da República.

Após negociações, Santana retirou sua candidatura em outubro, e Aldigueri foi confirmado como candidato em uma composição que buscou unificar a base aliada e evitar rupturas na coalizão política.

A eleição consolida a influência de Aldigueri no cenário político estadual e marca o início de uma nova gestão à frente da Alece. Ele terá como desafio garantir a harmonia entre as forças políticas que compõem o Legislativo e reforçar a interlocução com o Executivo estadual.

Por Bruno Rakowsky

Revista Cariri Recomenda

TRE-CE mantém cassação de vereadores do MDB em Farias Brito por fraude à cota de gênero
Política

TRE-CE mantém cassação de vereadores do MDB em Farias Brito por fraude à cota de gênero

27 de janeiro de 2026
Lula: reunião com Trump foi ‘ótima’, e tarifa e sanções vão ser negociadas ‘imediatamente’
Política

Lula conversa com Trump sobre Venezuela, ONU e combinam visita a Washington

26 de janeiro de 2026
“Está prevalecendo a lei do mais forte”, diz Lula ao criticar Trump e defender o multilateralismo
Política

“Está prevalecendo a lei do mais forte”, diz Lula ao criticar Trump e defender o multilateralismo

24 de janeiro de 2026
Lula: reunião com Trump foi ‘ótima’, e tarifa e sanções vão ser negociadas ‘imediatamente’
Política

Brasil avalia convite dos EUA e vê Conselho da Paz de Trump como chance para pressionar reforma da ONU

23 de janeiro de 2026
Próximos
Ceará lidera entrada de turistas estrangeiros no Brasil em outubro

Ceará lidera entrada de turistas estrangeiros no Brasil em outubro

“Projeto Patrimônio Para Todos” chega a Juazeiro do Norte para resgatar memórias culturais

"Projeto Patrimônio Para Todos" chega a Juazeiro do Norte para resgatar memórias culturais

Anatel libera tecnologia 5G em todos os municípios brasileiros

Anatel libera tecnologia 5G em todos os municípios brasileiros

Mais Lidas

  • Delete já: vírus que rouba contas bancárias foi encontrado em 10 apps; veja lista

    Trava Zap: o que são as mensagens que travam o WhatsApp

  • Ceará ultrapassa 21 mil raios em janeiro, aponta levantamento

  • WhatsApp libera modo de segurança avançado contra ataques cibernéticos; saiba como ativar

  • Ceará fecha 2025 com segundo maior número de empregos formais na indústria do Norte e Nordeste

  • Vírus Nipah ameaça o Brasil? Veja o que diz o Ministério da Saúde

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Sem Resultado
Ver resultados

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Controle sua privacidade
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
WhatsApp chat