Anúncio
Hospedagem de sites ilimitada superdomínios
Revista Cariri
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato

Sem Resultado
Ver resultados
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato
Sem Resultado
Ver resultados
Revista Cariri
Sem Resultado
Ver resultados
PUBLICIDADE

Reforma da Previdência: Por ter votado a favor, Pedro Bezerra e mais dez deputados federais do CE recebem cargos

Interlocutores do Governo Federal sinalizaram a deputados aliados a indicação de nomes para órgãos federais no Estado

17 de julho de 2019
Reforma da Previdência: Por ter votado a favor, Pedro Bezerra e mais dez deputados federais do CE recebem cargos

(Foto: Reprodução)

PUBLICIDADE

Depois da liberação de emendas de autoria de deputados cearenses às vésperas da votação da reforma da Previdência, o Governo Federal abriu as negociações com os 11 parlamentares da bancada que votaram a favor da proposta em primeiro turno para indicação de apadrinhados em órgãos federais no Estado. O Diário do Nordeste confirmou com deputados cearenses alinhados ao Governo que os cargos já foram distribuídos entre eles. Na lista, estão o Dnocs, Ibama e a Companhia Docas.

Distribuir cargos na administração pública e agilizar a liberação de emendas – pedidos de deputados e senadores para destinar verbas do Orçamento a obras nos estados e municípios –, entre aliados, são práticas comuns e estratégicas no Governo Federal para garantir a aprovação de projetos de interesse da gestão no Poder Legislativo.

O presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL) afirma, desde o início do mandato, que não pratica “toma lá, dá cá” com o Congresso. Apesar do discurso, o que se viu na prática, do início do mês de julho até o dia da votação da reforma da Previdência, foi o oposto. O Governo liberou mais de R$ 175 milhões em emendas ao Ceará.

E as indicações para órgãos federais no Estado, que estavam emperradas há mais de quatro meses, em meio às exigências tanto de parlamentares quanto do Palácio do Planalto em torno do apoio à reforma da Previdência, parece que, agora, vão sair do papel.

Negociações
A sinalização foi dada, na última quinta-feira (11), em reunião do ministro da Secretaria de Governo, general Luiz Eduardo Ramos, com os 11 deputados da bancada cearense que votaram a favor da reforma da Previdência. São eles: Antônio José Albuquerque (PP), Aníbal Gomes (DEM), Domingos Neto (PSD), Jaziel Pereira (PL), Genecias Noronha (SD), Heitor Freire (PSL), Júnior Mano (PL), Moses Rodrigues (MDB), Pedro Bezerra (PTB), Roberto Pessoa (PSDB) e Vaidon Oliveira (Pros).

Capitão Wagner (Pros) participou da reunião, mas, como votou contra a reforma, deve ficar de fora das indicações. Na reunião, eles trataram das nomeações para cargos no Ceará. Segundo um deputado presente no encontro, o Governo deixou claro que quem for aliado vai ter espaço na máquina pública; quem não for, não vai ter “nada”.

Na ocasião, os parlamentares negociaram a inclusão de órgãos federais para indicação política na lista que foi entregue, em fevereiro passado, ao coordenador da bancada cearense, Domingos Neto. À época, a relação, que continha 14 repartições federais, foi esnobada pela bancada, justamente, porque os órgãos oferecidos seriam de “pouca relevância”.

Seca
Um dos órgãos que entraram no acordo é o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs). O objetivo do Governo, até então, era indicar um militar para o cargo de diretor-geral da Instituição, hoje ocupado por Ângelo José de Negreiros Guerra. O Planalto, no entanto, se comprometeu, nas palavras de um parlamentar, em “trabalhar” para barrar a nomeação.

O órgão é cobiçado pelos políticos por ser o responsável pela construção de sistemas de abastecimento de água – que incluem poços, adutoras e cisternas – no interior do Estado. Tal trabalho do Dnocs, um dos órgãos federais considerados pelo Tribunal de Contas da União (TCU), em 2018, com maior risco de fraudes e corrupção do Brasil, foi alvo, recentemente, de investigação sobre o uso irregular do dinheiro público em obras de poços no Ceará.

A Companhia Docas do Ceará, hoje presidida por Mayhara Monteiro Pereira Chaves, também está na lista. A promessa é de que o Governo atuará, inclusive, para mudar o comando de órgãos que já tenham tido gestores nomeados em prol da indicação política dos aliados. Segundo parlamentares, alguns órgãos, porém, não terão comando alterado no Estado por consenso da bancada, caso dos Correios e do INSS.

Distribuição
Após o sinal verde do Palácio do Planalto, os 11 cearenses que votaram a favor da reforma se reuniram e distribuíram entre si os órgãos que cada um deve apadrinhar. Ou seja, quem ficará com os cargos de direção e superintendência e, consequentemente, os cargos comissionados.

A chefia do Dnocs por exemplo, foi distribuída a Genecias Noronha. De acordo com o Portal da Transparência do Governo Federal, o órgão possui 380 cargos, entre efetivos e comissionados. Já a diretoria da Companhia Docas do Ceará deve ser indicada por Moses Rodrigues. Uma diretoria do órgão também ficou para Aníbal Gomes.

Já Domingos Neto deve indicar a presidência da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) no Estado, que possui 78 servidores. Jaziel Pereira deve nomear um aliado para a gerência do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) no Ceará. Esse órgão possui, atualmente, 124 servidores ativos.

Outros órgãos
Antônio José Albuquerque, por sua vez, foi “presenteado” com a gerência regional da Geap – Auto Gestão em Saúde, uma das maiores operadoras de planos de saúde dos servidores públicos federais.

Com Vaidon Oliveira, ficou a Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) no Estado. Somente Júnior Mano teria sido agraciado com três órgãos: a Secretaria de Patrimônio da União (SPU), cargos no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e a Superintendência Regional da Receita Federal.

Já Heitor Freire, presidente estadual do partido de Bolsonaro, deve indicar o comando do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e da Fundação Nacional do Índio (Funai) no Ceará. O deputado Pedro Bezerra ficou com a chefia da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) no Estado. Roberto Pessoa deve indicar a Superintendência da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e outros órgãos ligados ao Ministério da Agricultura.

Os parlamentares devem entregar os currículos dos apadrinhados ao longo desta semana e o Governo avaliará se os nomes preenchem critérios técnicos. “Se tiver problema (com ficha suja), não vai ser aceito”, disse um deputado. A lista com os indicados será encaminhada por meio da bancada. O Diário do Nordeste solicitou informações à Secretaria de Governo desde a última sexta-feira (12), mas não teve retorno até o fechamento desta matéria.

Distribuição na bancada

– Genecias Noronha (SD): Dnocs
– Moses Rodrigues (MDB): Companhia Docas do Ceará
– Domingos Neto (PSD): Fundação Nacional de Saúde (Funasa)
– Jaziel Pereira (PL): Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra)
– Antônio José Albuquerque (PP): Geap – Auto Gestão em Saúde
– Vaidon Oliveira (Pros): Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai)
– Júnior Mano (PL): Secretaria de Patrimônio da União (SPU), Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e Superintendência Regional da Receita Federal
– Heitor Freire (PSL): Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e Funai
– Pedro Bezerra (PTB): Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT)
– Roberto Pessoa (PSDB): Superintendência da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab)
– Aníbal Gomes (DEM): uma diretoria da Companhia Docas

Alguns deputados poderão indicar apadrinhados para mais de um órgão federal.

Por Letícia Lima

Fonte: Diário do Nordeste

Revista Cariri Recomenda

Sete anos sem Marielle: a ausência que ainda ecoa – Por Mirta Lourenço
Política

Dino marca julgamento do caso Marielle na 1ª Turma do STF; veja data

5 de dezembro de 2025
Detran-CE lança ferramenta virtual para acompanhamento de processos de habilitação
Política

Congresso amplia exigência de exame toxicológico para obtenção da CNH nas categorias A e B

5 de dezembro de 2025
Congresso aprova LDO de 2026 com calendário obrigatório para pagamento de emendas
Política

Congresso aprova LDO de 2026 com calendário obrigatório para pagamento de emendas

5 de dezembro de 2025
Lei de Impeachment sobre afastamento de ministros do STF “caducou”, afirma Gilmar Mendes
Política

Lei de Impeachment sobre afastamento de ministros do STF “caducou”, afirma Gilmar Mendes

4 de dezembro de 2025
Próximos
Ministério Público convida vítimas e testemunhas de médico para prestarem depoimento

Ministério Público convida vítimas e testemunhas de médico para prestarem depoimento

‘Vaza Jato’: Deltan pediu hotel no Beach Park para dar palestra: ‘As crianças adoraram’

'Vaza Jato': Deltan pediu hotel no Beach Park para dar palestra: ‘As crianças adoraram’

STF determina suspensão de investigação contra Flávio Bolsonaro

STF determina suspensão de investigação contra Flávio Bolsonaro

Mais Lidas

  • Sete anos sem Marielle: a ausência que ainda ecoa – Por Mirta Lourenço

    Dino marca julgamento do caso Marielle na 1ª Turma do STF; veja data

  • Acréscimo de 25% pode aumentar aposentadoria do INSS; saiba como solicitar

  • Cariri enfrenta fim de semana de calor intenso e baixa umidade, com possibilidade de chuvas isoladas

  • Brasil conhece adversários na Copa do Mundo de 2026; confira grupos

  • Ceará encerra 2025 com maior investimento público nominal da história

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Sem Resultado
Ver resultados

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Controle sua privacidade
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
WhatsApp chat