Anúncio
Hospedagem de sites ilimitada superdomínios
Revista Cariri
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato

Sem Resultado
Ver resultados
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato
Sem Resultado
Ver resultados
Revista Cariri
Sem Resultado
Ver resultados
PUBLICIDADE

Recebido com honras de chefe de Estado, reunião de Macron e Lula durou uma hora e teve meio ambiente na pauta

O presidente francês ainda fez questão de mandar uma mensagem forte, ao receber Lula com o mesmo protocolo destinado ao que foi estabelecido para a vice-presidente dos EUA, Kamala Harris

17 de novembro de 2021
Recebido com honras de chefe de Estado, reunião de Macron e Lula durou uma hora e teve meio ambiente na pauta

Lula, o ex-ministros Celso Amorim e Aloizio Mercadante em encontro com o presidente França, Emmanuel Macron (Foto: Divulgação/Instagram Luiz Inácio Lula da Silva)

PUBLICIDADE

Com honras de estado, o presidente da França, Emmanuel Macron, recebeu o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), num duro golpe contra a diplomacia de Jair Bolsonaro (sem partido). No centro da agenda estava um dos temas mais espinhosos para o atual governo: o meio ambiente.

Curta e siga nossas redes sociais:

• Facebook
• Twitter

Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso Whatsapp.

O presidente francês ainda fez questão de mandar uma mensagem forte, ao receber Lula com o mesmo protocolo destinado ao que foi estabelecido para a vice-presidente dos EUA, Kamala Harris.

A conversa durou pouco mais de uma hora, conforme relatou o ex-ministro das Relações Exteriores Celso Amorim, que acompanhou Lula no encontro. Amorim disse que o ex-presidente e Macron não tocaram diretamente em “assuntos internos” do Brasil, como Bolsonaro e as eleições de 2022.

“Falou-se que o mundo precisa evitar uma nova Guerra Fria entre China e Estados Unidos. Sobre o fato de não ficar subordinado a um dos dois polos [China ou EUA]”, contou Amorim, que comandou o Itamaraty nos governos de Itamar Franco (1993-1995) e de Lula (2003-2011). “Macron também comentou sobre questões da União Europeia.”

Além de Amorim e de Lula, o ex-ministro da Educação Aloizio Mercadante participou do encontro.

O ex-chanceler também negou que o ex-presidente pediu para encontrar Macron. “Nós não pedimos [para encontrá-lo]. Ele sabia que viríamos aqui por duas razões principais: a homenagem da revista Politique Internationale dando a ele o prêmio de Coragem Política, e a palestra de dez anos de título de Doutor Honoris Causa no Instituto de Estudos Políticos de Paris”, afirmou.

Para Amorim, Lula é visto na França como representante do “verdadeiro Brasil”. “Há quase 60 anos na vida diplomática eu não me lembro de ter visto um ex-presidente e potencial candidato à Presidência ser recebido como chefe de estado com guarda de honra e com o presidente francês descendo até a escada de entrada para encontrá-lo.”

Em um comunicado, a assessoria de Lula afirmou que, na reunião, o brasileiro e o presidente francês conversaram sobre as relações internacionais da França com o Brasil e a América Latina. “Dialogaram sobre a crise mundial e as transições globais para enfrentar os desafios da preservação ambiental, geração de empregos, redução das desigualdades e proteção ambiental”.

“A questão do financiamento da chamada transição ecológica dos países em desenvolvimento é uma preocupação mútua”, diz também o texto. “Macron expressou um reconhecimento da importância do Brasil no mundo e desejo de relações mais fortes entre o país e a França.”

Crise na relação entre Brasil e França
Em recente entrevista exclusiva ao UOL, o francês pediu maior ambição da parte do Brasil na questão comercial e admitiu que a relação entre os dois países não estava em seus melhores dias.

Macron tem usado a questão climática como centro da relação com o governo brasileiro. Nos últimos dois anos e meio, a relação entre Brasil e França viveu momentos de tensão e constrangimento. Antes mesmo de assumir a presidência, Jair Bolsonaro foi alvo de questionamentos por parte de Macron.

Em Buenos Aires, para um encontro no fim de 2018, o francês colocou em dúvida o compromisso do Brasil na questão ambiental e, desde então, a ideia da ratificação do tratado comercial entre UE e Mercosul foi suspensa.

A situação ganhou um capítulo dos mais incômodos quando Bolsonaro deixou de receber Jean-Yves Le Drian, ministro da Europa e dos Assuntos Estrangeiros da França, em uma visita ao Brasil. O encontro estava agendado e, poucos minutos antes, o presidente brasileiro decidiu anular a conversa. No lugar do encontro, fez uma live cortando o cabelo.

Naquela época, o jornal Le Monde —de centro-esquerda— indicou que fontes da diplomacia francesa disseram que o ministro esnobado por Bolsonaro manteve “a calma dos velhos de guerra”.

Outros episódios também marcaram a relação bilateral. Durante a cúpula do G7, em 2019, na França, Macron deixou o Brasil de fora e convidou o Chile como o interlocutor latino-americano.

Dias depois, o chefe de Estado em Paris foi alvo de ataques por parte de Bolsonaro, que sugeriu uma crítica à aparência da esposa do presidente francês. Macron, naquele mesmo evento, falou na internacionalização da Amazônia, ampliando as diferenças entre os dois países.

A crise, porém, ganhou novos patamares quando Macron passou a ser um dos principais opositores à ratificação do acordo comercial entre o Mercosul e a União Europeia, sob o argumento de que as políticas ambientais do país não atendiam os critérios europeus.

Mais recentemente, porém, Macron tem usado o Brasil de Bolsonaro como plataforma para sua campanha eleitoral —principalmente ao tentar demonstrar aos ecologistas que seu compromisso em defender o planeta é real. Para isso, vetou qualquer acordo comercial com o Mercosul e chegou a falar no crime de ecocídio.

Outro protagonista da tensão tem sido Luis Fernando Serra, embaixador do Brasil em Paris. Ele não compareceu à Assembleia Nacional francesa, para uma audiência na qual foi convidado para falar sobre o desmatamento no país. Em cartas, ele atacou o jornal Le Monde por sua cobertura sobre o Brasil e concedeu entrevistas polêmicas para os meios de imprensa na França.

Sua embaixada em Paris é alvo de repetidos protestos, inclusive com faixas com a palavra “genocida”. Na semana passada, a mesma embaixada acordou enfeitada com ossos, num protesto contra a fome no Brasil.

Fonte: UOL

Revista Cariri Recomenda

Moraes agradece a Lula e afirma que retirada de sanções dos EUA representa “vitória tripla” do Judiciário brasileiro
Política

Moraes agradece a Lula e afirma que retirada de sanções dos EUA representa “vitória tripla” do Judiciário brasileiro

12 de dezembro de 2025
Veículos com 20 anos ou mais estão isentos do pagamento de IPVA
Política

Veículos com 20 anos ou mais estão isentos do pagamento de IPVA

11 de dezembro de 2025
Confira os destaques do primeiro dia do julgamento no STF dos envolvidos na tentativa de golpe
Política

Moraes anula votação da Câmara e determina cassação imediata de Zambelli

11 de dezembro de 2025
PEC que propõe o fim da escala 6×1 segue parada na Câmara dos Deputados
Política

CCJ do Senado aprova fim da escala 6×1 e redução da jornada de trabalho

11 de dezembro de 2025
Próximos
Mortes por Covid-19 chegam a 177,3 mil e casos, a 6,62 milhões

Brasil tem 611.851 mortos por Covid-19 e 21.977.661 casos

Descubra como localizar uma pessoa pelo WhatsApp de um jeito fácil

Descubra como localizar uma pessoa pelo WhatsApp de um jeito fácil

Lei cancela guincho em blitz e dá 15 dias para motorista regularizar carro; entenda

Lei cancela guincho em blitz e dá 15 dias para motorista regularizar carro; entenda

Mais Lidas

  • Por 9 votos a 1, STF rejeita recurso de Bolsonaro e mantém Moraes relator de investigações

    EUA retiram Moraes e esposa da lista de sanções da Lei Magnitsky

  • Brasil registra primeiro tratamento CAR-T totalmente produzido no país, com resultados robustos contra cânceres avançados

  • Governo devolve mais de R$ 169 milhões a aposentados e pensionistas do Ceará por descontos indevidos no INSS

  • Servidores do Ceará terão segunda parcela do 13º salário antecipada, anuncia Elmano

  • Pedagoga é morta a tiros em frente a escola em Missão Velha; polícia investiga feminicídio

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Sem Resultado
Ver resultados

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Controle sua privacidade
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
WhatsApp chat