O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece na frente na disputa eleitoral para a Presidência da República e ampliou sua vantagem em todos os cenários de primeiro e segundo turno simulados, segundo pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quinta-feira (21).
Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:
Facebook | X | Instagram | YouTube | Bluesky
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
O levantamento também indica que 47% dos entrevistados afirmam ter mais medo do retorno do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) do que da reeleição de Lula, enquanto 39% dizem temer a permanência do atual presidente.
Primeiro turno
Nos cenários testados pela Quaest, Lula oscila entre 34% e 35% das intenções de voto. Jair Bolsonaro aparece em segundo lugar com 28%. Outros nomes ligados ao ex-presidente surgem mais atrás: Michelle Bolsonaro tem 21%, o governador de São Paulo Tarcísio de Freitas (Republicanos) aparece com 17%, enquanto Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e Flávio Bolsonaro (PL-RJ) registram 15% e 14%, respectivamente.
Na pesquisa espontânea — quando não são apresentados nomes aos entrevistados — Lula também lidera com 16%. Em julho, ele tinha 15%, e em maio, 11%. Bolsonaro aparece em segundo lugar com 9%, abaixo dos 11% registrados no mês anterior.
Segundo turno
Nos cenários de confronto direto, Lula ampliou a diferença em relação aos adversários. Contra Tarcísio de Freitas, o presidente soma 43%, ante 35% do governador paulista. Em julho, os dois apareciam em empate técnico dentro da margem de erro.
Em uma disputa com Jair Bolsonaro, que está inelegível por oito anos após decisões do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Lula venceria por 47% a 35%. O mesmo percentual de 47% é registrado contra Michelle Bolsonaro, que ficaria com 34%.
Apoio do bolsonarismo
Segundo a pesquisa, 16% dos eleitores acreditam que Michelle Bolsonaro deveria ser a candidata apoiada pelo ex-presidente — em julho, esse índice era de 13%. Outros 14% defendem Tarcísio de Freitas (15% em julho) e 10% preferem Ratinho Júnior (PSD-PR), que tinha 9%.
A maioria dos entrevistados, 65%, avalia que Jair Bolsonaro deveria “abrir mão da candidatura e apoiar outro nome”, enquanto 26% defendem que ele dispute novamente, mesmo inelegível.
Reeleição de Lula
Em relação ao futuro do atual presidente, 58% dos eleitores afirmam que Lula não deveria se candidatar à reeleição, enquanto 39% defendem que ele busque mais um mandato.
Metodologia
A pesquisa Genial/Quaest foi realizada entre os dias 13 e 17 de agosto de 2025, com 12.150 entrevistas presenciais em todo o país. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Por Bruno Rakowsky









