O prefeito de Potengi, Edson Veriato da Silva (PT), faleceu neste sábado (13), aos 38 anos, após uma batalha contra um câncer de estômago. Veriato foi o primeiro prefeito eleito pelo PSOL no estado, conquistando quase 59% dos votos no último pleito municipal. Sua trajetória chamou atenção, especialmente por ele ter comparecido à cerimônia de posse sem um paletó.
Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:
Facebook | X | Instagram | YouTube | Bluesky
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
Em janeiro de 2022, um ano após o início de seu mandato, Edson trocou de partido e se filiou ao Partido dos Trabalhadores (PT). Antes de entrar na política, ele era agricultor, radialista, ativista comunitário e, mais recentemente, estudante de Direito.
Edson completou 38 anos em maio deste ano e, na ocasião, refletiu sobre sua condição de saúde em uma postagem: “Enfrento uma batalha pessoal contra o câncer de estômago. Essa doença trouxe novas dificuldades, mas também reafirmou meu compromisso com a vida e com aqueles que amo. Cada dia é uma nova oportunidade de lutar, não apenas por mim, mas por minha família e por Potengi”. Nos últimos dois meses, Edson aparecia em postagens utilizando máscaras descartáveis e visivelmente mais magro.
Edson Veriato deixa sua esposa, Claudiana Veriato, e suas filhas, Sophia e Maria Elis.
O governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), prestou homenagem a Veriato em uma postagem: “Lamento profundamente a morte do amigo e prefeito de Potengi, Edson Veriato, do nosso Partido dos Trabalhadores. Ele deixa um legado de grandes realizações no município do Cariri. Meus sentimentos a todos os familiares, amigos e à população de Potengi”.
O Diretório Estadual do PT Ceará também expressou suas condolências: “Lamentamos profundamente a partida precoce do nosso companheiro aguerrido e prefeito do município de Potengi, Edson Veriato. Edson deixa seu legado de resistência, amor pelas pessoas e pela vida. Aos familiares, amigos e conterrâneos nossos sinceros votos de pesar”.
Por Aline Dantas